Orient Express (Expresso do Oriente, em Português) foi lançado em 2019 e vai contra toda a expectativa que seu nome foi capaz de criar. Enquanto eu esperava por uma fragrância quente, árida e rica em especiarias, me deparei com uma criação frutal-floral e com nuances de madeiras.
Orient Express é mais um daqueles raros perfumes que são diferentes de tudo que já experimentei até hoje. Sua fragrância combina notas de cerejas e lichia, no topo; Alecrim e jasmim Sambac, no corpo; Patchouli, baunilha e cedro, na base. E, de imediato, eu posso garantir: é muito potente!
Ao tocar a pele, a lichia trava um belo duelo com as cerejas, embora estas tenham o costume de dominar qualquer acorde do qual façam parte. E o cheiro se confunde com a sensação, em um estado sinestésico, e o que sobra é um efeito de fruta com polpa carnuda (e levemente gosmenta), como a jaca, a pitomba, o rambutão e, neste caso, a própria lichia.
A saída não é fácil de agradar. Aliás, Orient Express não é um perfume criado para agradar às multidões, mas aqueles que curtem fragrâncias exóticas. Essa experiência frutada inicial se desdobra em algo que – de forma simplista – poderia ser tratado como um “cheiro de chiclete”. Mas o ponto é: de qual sabor?
Então, me peguei pensando que, nem sempre, simplificar é a melhor maneira para descrever uma fragrância. Às vezes, é preciso um vocabulário mais amplo sobre a perfumaria e, ainda assim, pode ser difícil explicar as sensações que surgem com a evolução.
No caso de Orient Express, a saída frutal caminha rumo a um corpo floral adocicado, mais feminino, e cremoso. E a baunilha, que está na base da pirâmide olfativa, emerge com bastante antecipação, se sobrepondo às demais notas. Na minha pele, o patchouli e o cedro só foram aparecer no dia seguinte, quando eu já nem esperava mais sentir a fragrância, que perdura por muito tempo.
Novamente, me pego tentando descrever a fragrância de Orient Express com maior clareza e os pensamentos ficam turvos. Então, depois de muito refletir, acho que encontrei uma maneira: pense em um frozen yogurt sabor lichia, que vai ser coberto for frutas vermelhas e calda de baunilha. Agora, tente imaginar seu sabor e como suas papilas gustativas o interpretam. Acho que é o mais próximo do que você poderá imaginar acerca desta composição.
No final das contas, esse Expresso do Oriente revela mais sobre a viagem e suas guloseimas, do que sobre as paisagens do lado de fora.
*imagem: reprodução / www.lesfleursdugolfe.com
Latest posts by Cassiano Silva (see all)
- Luxo Olfativo: a perfumaria fina de Tania Bulhões. - 02/08/2024
- ENCONTRO MARCADO, DE TANIA BULHÕES - 01/08/2024
- SEGREDO, DE TANIA BULHÕES - 01/08/2024
- FAVA SELVAGEM, DE TANIA BULHÕES - 31/07/2024