Esta resenha foi feita após 3 tentativas distintas na pele, sendo que a 1ª vez que usei este perfume, ainda morava no RJ. Agora, como estou em SP, o clima é outro e, obviamente, a percepção é outra.
O óleo de patchouli foi muito utilizado nas décadas de 60 e 70 (principalmente, entre os “hippies”) e está presente em cerca de um terço dos perfumes produzidos atualmente sendo, a maioria, perfumes para homens.
Sobre o perfume, o que posso dizer é o seguinte: ele é bem difícil de ser usado. É muito ame ou odeie!
Aliás, como eu sempre cito nos perfumes da Cia. da Terra, são fragrâncias bem naturais, que eu chamaria de “nicho” da perfumaria nacional. E como acontece com muitos nichos, alguns são tão excêntricos que são odiados por muitos e amados por outros.
Neste caso, principalmente em climas mais quentes, ele pode assustar. Foi o que eu tive como 1ª impressão. Ainda assim, a saída dele é fortíssima, mesmo em climas mais amenos.
A impressão que eu tenho é a seguinte: da mesma forma que os especialistas em massas e pizzas dizem que o modo certo de aplicar o orégano é esfregando nas mãos para ativar o cheiro e o sabor, ao invés de, simplesmente, salpicá-lo por cima, assim ocorreu com as folhas de patchouli deste perfume. Me dá a ideia de que as folhas foram esfregadas nas mãos e depois amassadas (quase feita por índios para rituais de cura) deixando aquele aroma fortíssimo de planta viva, com forte odor. É um aroma herbal e terroso.
Depois de um bom tempo (como a maioria dos perfumes da casa, a evolução é lenta e a durabilidade é imensa), o aroma fica mais ameno e começa a surgir um patchouli mais “requintado” (esta é a palavra, já que “natural” ele é desde o início), com um tom de chocolate amargo.
Para muitas pessoas, este perfume é ou foi uma verdadeira “assinatura” durante anos. E a empresa ainda comercializa, além do perfume, o hidratante corporal e óleo essencial.
*imagem: reprodução
Latest posts by Cassiano Silva (see all)
- Parceria entre Coach e Interparfums segue até 2031. - 22/03/2025
- L’Oréal adquire participação na Amouage – O que vem por aí? - 02/03/2025
- PORTINARI ABSOLUTO, DE O BOTICÁRIO - 17/01/2025
- STYLETTO ELEGANCE, DE O BOTICÁRIO - 17/01/2025
Alguém conheceu um perfume vintage anos 70s, chamado 1001 Nights da Artimatic ? assinado pelo perfumista Arthur Matney ? Saberiam informar se tem algum semelhante no Brasil ?
Como faço para comprar com vcs?
Tereza, o blog fala de perfumaria, mas não vendo perfumes.
Tenta contato com eles pelo Instagram. https://www.instagram.com/companhia.da.terra
Foi td bem descrito, pena ter incluído “chocolate amargo” que foi terrível. Absolutamente nada a ver, ops, a sentir. Só se for chocolate com cânfora rsrs
Adoro esse perfume. Custei a achar. Sou de BH e compro na Essence. Pena que nem sempre encontro o produto. Parece que o fornecedor não é mto pontual com os revendedores. E a compra p loja virtual tem mtas reclamações.
Uma pena! Os perfumes da Companhia da Terra são maravilhosos. Recomendo mais comprometimento com os clientes.