shadow

PAPILIO, DE PUREDISTANCE

Perfumart - resenha do perfume Puredistance - Papilio

Papilio, o novo perfume da Puredistance Master Perfumes, foi lançado em 15 de setembro de 2023. O meu Press Kit foi enviado em agosto e o fundador da marca me informou que o frasco havia sido preenchido no final de julho, para que eu tivesse a oportunidade de experimentar a fragrância ainda fresca.

Papilio substitui Antonia dentro da Magnificent XII Collection, que vem a ser a principal coleção de perfumes da Puredistance, mantendo sempre uma seleção de 12 perfumes. Antonia agora passa a fazer parte da Private Collection (Coleção Privada).

A fragrância de Papilio foi criada pela perfumista Nathalie Feisthauer e o projeto teve início em 2020, quando Jan, sentado em sua casa em Ameland e cercado pela natureza, observou borboletas dançando no ar. Imediatamente, se pegou pensando em todo o processo de metamorfose – do ovo à lagarta, à crisálida, à borboleta – e sentiu que PAPILIO (latim para borboleta) deveria ser um novo perfume para a Puredistance Master Perfumes.

Seguindo o padrão de qualidade da Casa, sempre em concentração de Pure Parfum Extrait, Papilio contém 25% de extrato. A pirâmide olfativa lista bergamota, no topo; Magnólia, néroli, sementes de cenoura, íris, lírio do vale, hediona e heliotropo, no coração; Cedro, vetiver, amyris, ambroxan, opoponax, benjoim, baunilha, pêssego, sementes de ambrette, cashmere e Muscenone, no fundo.

E a fragrância foi pensada para ser assim mesmo: complexa, nada minimalista. A intenção da perfumista foi adicionar camadas, pensando nas inúmeras combinações de cores das borboletas, representando as diversas formas de beleza, com o objetivo de abraçar a sua real natureza.

Na pele, Papilio é multifacetada e se desdobra entre flores, madeiras e couro. A fragrância abre com uma delicada bruma floral-verde de efeito levemente terroso, onde o brilho do néroli é abafado por nuances esfumaçadas.

Não se trata de uma fragrância explosiva, com muita projeção. Há uma delicadeza em revelar pequenas facetas de magnólia e pêssego, que parecem estar represadas por uma redoma de madeira construída por artesãos. É fácil perceber a presença do cedro e das resinas, como se estas formassem um verniz brilhoso e de tons castanhos, como um caramelo.

Todavia, em minha pele se destacam tons de tabaco e couro que podem ser obtidos das sementes de ambrette, conhecidas por gerarem um almíscar vegetal de ótima qualidade. Mas não se trata de um cheiro cru ou animálico, até porque a molécula de cashmere confere uma sedosidade durante a secagem.

Por fim, sinto muito teor balsâmico da nota de amyris e um resultado elaborado e envelopado por uma camada fina de baunilha, aqui nada doce. Aliás, Papilio é bastante surpreendente, de certa forma. Digo isso, pois as cores trabalhadas na embalagem e no material de lançamento revelam uma feminilidade natural, normalmente atribuída à borboleta. Mas a fragrância é perfeitamente unissex!

Gostei bastante do resultado, a fragrância exala refinamento e dura por mais de oito horas na pele. Traz muito do DNA proposto pela marca e merece ser reconhecida e testada por todos os apaixonados pelo segmento de nicho.

Papilio é mesmo como uma borboleta: quanto mais você observa, mais você vê.

*imagem: reprodução / www.puredistance.com


The following two tabs change content below.
BORRIFANDO CONHECIMENTO HÁ ANOS. Crítico de fragrâncias, jurado de premiações nacionais nas categorias de perfumaria fina e cosméticos masculinos, além de consultor particular de estilo em fragrâncias e criador do Perfumart, maior blog especializado no assunto.

1 comments on “PAPILIO, DE PUREDISTANCE

  1. Luiz

    “Flores, madeiras e couro.” Impossível não ficar ansioso para conhecer e experimentar esse que deve ser uma obra de arte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *