Esta grife de perfumes de nicho foi completamente inspirada na arte da fotografia.
O fotógrafo desta obra foi Roger Steffens & The Family Acid e a imagem conceitual data de 1973 e mostra uma floresta de sequoias gigantes de Mendocino, onde ele viveu por muito tempo.
O perfumista foi Bertrand Duchaufour, que se estabeleceu há anos como perfumista independente e tem seu nome por trás de criações para The Different Company, Acqua di Parma, Penhaligon’s, Comme des Garçons, L’Artisan Parfumeur, entre outras.
A fragrância de Woody Mood é composta por notas de bergamota, gengibre, sálvia esclareia e açafrão, na saída; chá preto, incenso, acorde de sequoias e nardo do Himalaia (jatamansi), no coração; patchouli, estoraque, acorde de couro e cacau em pó, no fundo.
Em Língua Portuguesa, Woody Mood significa “Humor Amadeirado”, não no sentido de algo divertido, mas de senso de humor durante o dia, ou seja, estado de espírito.
Na minha pele, Woody Mood está mais para incenso e couro do que, propriamente, madeiras. Poderia escrever aqui inúmeras coisas bonitas, mas prefiro ser direto neste caso. É um perfume para quem gosta de açafrão, incenso e couro…o resto são apenas ingredientes de uma receita muito bem composta. Aliás, esse é o exemplo claro de uma fragrância feita por alguém que, nos últimos anos, vem criando perfumes com liberdade autoral, alimentando sua vertente criativa a cada novo lançamento.
Para quem só está acostumado com os perfumes voltados para o grande mercado de massa, Woody Mood é de outro mundo. Para quem já está inserido no universo da Alta Perfumaria (nicho, indie, artesanal, etc.), não é uma fragrância totalmente inovadora, mas conquista pela excelente qualidade.
Voltando ao que interessa, Woody Mood funciona, basicamente, da seguinte maneira: imaginem um incenso delicioso, feito com algumas lascas de madeiras, muito açafrão, fibras de couro e patchouli, uma base levemente adocicada e amarga de cacau e muitas resinas incensadas (estoraque). Então, como num processo de destilação a vapor, essa fumaça vira um óleo essencial que se funde ao cheiro de âmbar sensual desse nardo do Himalaia e é, então, engarrafado. Se você imaginou, então já sabe como é esta fragrância!
É um perfume para quem é viciado em aromas ricos em açafrão e incenso, assim como eu.
Antes de terminar, vale esclarecer uma informação para meus leitores fieis: o nardo do Himalaia é o Nardostachys Jatamansi, da família das Valerianas. Há quem confunda com a tuberosa, mas esta é a Polianthes Tuberosa, da família das Agavaceae.
Woody Mood: um espírito da floresta, que vem através da fumaça do incenso e não sai da pele nem com reza brava.
Latest posts by Cassiano Silva (see all)
- Em evento inédito, O Boticário reafirma a força da perfumaria nacional. - 05/11/2024
- Cartões olfativos podem influenciar na escolha de perfumes. - 23/10/2024
- Luxo Olfativo: a perfumaria fina de Tania Bulhões. - 02/08/2024
- ENCONTRO MARCADO, DE TANIA BULHÕES - 01/08/2024