Na semana passada, em um evento realizado em Nova York, O Boticário – maior rede de cosméticos do País – apresentou as primeiras fragrâncias do mundo criadas com a ajuda da Inteligência Artificial. Esse projeto foi desenvolvido junto com duas gigantes globais: a Symrise (uma das mais renomadas casas de fragrância do mundo) e a IBM Research.
O fruto inicial desse projeto gerou duas combinações inusitadas de fragrâncias, que trazem um pouco de cheiro de frutas, flores, doces, especiarias, madeiras e até pepino. Eu recebi, em primeira mão, as amostras das duas versões, que só serão comercializadas pela empresa em meados de 2019, e resolvi explicar um pouco mais do assunto para vocês neste post.
Entenda um pouco mais sobre o processo
Para uma marca, ter uma fragrância de impacto é um dos pontos mais importantes para o consumidor na hora de avaliar aqueles produtos de uso diário, tanto de higiene (xampu, sabonete, perfumes, etc.) como de limpeza (sabão em pó, detergente de louça, etc.). Foi pensando nisso e tentando agilizar, bem como potencializar o processo, que a IBM Research e a Symrise criaram um sistema de inteligência artificial (IA) que pode aprender sobre fórmulas, dados, matérias-primas, além de outros parâmetros: o Phylira.
A partir de insumos dados à Symrise, ao utilizar o Phylira, o sistema é capaz de usar avançados algoritmos de aprendizado automático (machine learning) para examinar milhões de fórmulas e milhares de ingredientes, a fim de identificar padrões e novas combinações. Ao contrário do ser humano, o sistema não é capaz de avaliar a fragrância, mas consegue aprender e criar fórmulas únicas, alinhadas às preferências e padrões pessoais ou de mercado, conforme os dados forem sendo lançados.
⇒ Explicando em miúdos, funciona mais ou menos da seguinte maneira: o sistema consegue combinar todos os filtros do solicitante, como público-alvo, preço da matéria-prima, época do lançamento e, consequentemente, a estação do ano, tendências de mercado, etc. A partir daí, cruza informações e cria diversas fórmulas que possam atender às demandas e que serão refinadas pelos perfumistas.
Otimização da produção
Com a integração entre IA e processo humano, ocorre um ganho bastante significativo no tempo de produção de um novo perfume, conforme afirma o gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário, Tiago Martinello:
“O conhecimento sobre as preferências do consumidor e a sensibilidade dos perfumistas foram essenciais para a assertividade do Philyra e isso nos abre um novo caminho para a inovação na perfumaria. A inteligência artificial certamente vai otimizar muito o nosso tempo de desenvolvimento – que inclui centenas de submissões em um intervalo de até três anos – e permitir que o time de Marketing e de Pesquisa e Desenvolvimento na indústria se dediquem muito mais às combinações finais, concluindo a fragrância que chegará para o consumidor”.
⇒ Vale lembrar que com a chegada do Philyra, os perfumistas terão ao seu lado uma espécie de “aprendiz” que é capaz de analisar milhares de fórmulas e dados, além de criar novas combinações, acelerando o processo e gerando fórmulas nunca pensadas, mantendo o mercado no mesmo ritmo e trazendo de volta a boa e velha inovação, que nos últimos anos só vem sendo explorada pelas marcas que estão fora do mercado de massa.
"Essa revolução ainda é a força motriz por trás da maioria dos grandes perfumes de hoje. A Inteligência Artificial é a próxima fronteira de inovação e descoberta da perfumaria. Observar isso e ajudar a direcioná-la é um privilégio e o marco mais significativo da minha carreira”. – David Apel, perfumista da Symrise
*Fontes: Ass. de Com. O Boticário – Burson Marsteller / Fotos: Perfumart / Textos editados: Perfumart.
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Bom.eu espero que tenhamos boas surpresas nos quesitos de fragrâncias inéditas e com um custo/benefício compatível, ja que penso que o grande problema disso será a perda de postos de trabalho de seres humanos para as máquinas
Não acho que seja o caso aqui. Enxergo como uma forma de o perfumista ter mais fórmulas à disposição, sem precisar ficar seguindo o que já está no mercado como parâmetro criativo.
Uau! Sensacional esse novo caminho. Minha grande expectativa é podermos sair da mesmice e encontrar novidades olfativas no mercado. Mesmo que num primeiro momento haja ajustes a fazer! Meu nariz “brilhou” com essa notícia.
Olá, Cassiano! Aguardando ansioso sua análise das novas fragrâncias … Ao contrário do que tenho lido nos grupos, continuo gostando muito dos perfumes do Boticário, não tenho notado tanta perda de qualidade como muitos têm falado. Abraços!!!
Vou comentar algo sobre as amostras em breve, pois não há como publicar resenhas oficiais sem ter o nome e as embalagens definidas, já que só farão isso em 2019.