shadow

ACQUA DI GIÒ PROFUMO, DE GIORGIO ARMANI

Perfumart - resenha do perfume Giorgio Armani - Acqua di Gio Profumo

Acqua di Giò Profumo entrou na lista de lançamentos de fevereiro de 2015, aqui no blog, e começou a ser vendido nas lojas brasileiras por volta de outubro do mesmo ano, quando escrevi um post falando do assunto.

Trata-se de um flanker do icônico Acqua di Giò, criado por Alberto Morillas quase duas décadas mais cedo, mais precisamente em 1996, e um ano após o lançamento da versão feminina, quando a grife estabeleceu mais um marco no mercado mundial de fragrâncias. 

Embora a maioria das pessoas só tenha conhecimento da existência da versão Eau de Toilette, seguida pela versão Essenza, em 2012, outras variações já haviam sido lançadas em 2011 e 2014. Mas esta versão Profumo chegou ao mercado com um apelo diferencial, através de um acorde novo, chamado de acorde mineral. A concorrência tremeu!

Acqua di Giò Profumo trouxe, como conceito criativo, a colisão das ondas do mar com as rochas vulcânicas. E para conseguir esse resultado, foram utilizadas notas de bergamota, acorde marinho, sálvia, alecrim, gerânio, patchouli e frankincense, também conhecido como olíbano. O frasco manteve o padrão visual, mas ganhou pintura preta, retratando uma rocha carbonizada, como acontece com a lava vulcânica quando escorre e cai no oceano. Se posto contra a luz, se mostra translúcido e dá para ver o conteúdo em seu interior. A tampa é magnética e o resultado final é muito atraente.

Uma dúvida paira no ar: é Parfum ou Eau de Parfum? A caixa e o frasco trazem a inscrição Parfum; a campanha publicitária traz o slogan: “A nova intensidade”; várias lojas internacionais o vendem como Parfum Spray, mas aqui no Brasil é vendido como Eau de Parfum. Ruídos na comunicação fazem isso…e atrapalham!

Na pele, a fragrância é extremamente prazerosa e fácil de conquistar. Isso porque une boas matérias-primas, um cheiro aromático e refrescante que agrada a quase todos e uma base incensada que confere um ar de virilidade mais moderna, até então, normalmente retratada com notas musgosas ou amadeiradas.

As nuances de bergamota e alecrim perduram por bastante tempo sobre a pele. O acorde marinho transmite um aspecto mais salgado do que oceânico e o incenso, em contraste com o gerânio metalizado, traz a sensação mineral, como se fosse o cheiro de pedra quente quando é molhada em dias de chuvas de verão.

Acqua di Giò Profumo (cuja vogal tônica aberta é no O, não no I) é o tipo de perfume que parece simples, mas que preenche vários requisitos, como alta versatilidade, refrescância, elegância, boa duração, etc. Por esta razão, é um forte candidato para aqueles que buscam, incessantemente, por uma assinatura.

Acqua di Giò Profumo é assim: depois que você começa a usar em diversas ocasiões, fica fácil entender o motivo da concorrência ter se abalado tanto com seu lançamento. Vale conhecer!


 

The following two tabs change content below.
BORRIFANDO CONHECIMENTO HÁ ANOS. Crítico de fragrâncias, jurado de premiações nacionais nas categorias de perfumaria fina e cosméticos masculinos, além de consultor particular de estilo em fragrâncias e criador do Perfumart, maior blog especializado no assunto.

4 comments on “ACQUA DI GIÒ PROFUMO, DE GIORGIO ARMANI

  1. Igor

    Excelente resenha!
    Peço sua ajuda com uma dúvida. Eu gosto muito de perfumes clássicos, old school, e recentemente decidi adotar uma postura minimalista com meus perfumes. Adotei o Azzaro clássico como assinatura, e queria uma alternativa para um segundo perfume (isso mesmo, quero ter apenas dois na coleção). Estou pensando em adquirir o Acqua di Gio Profumo ou o Paco Rabanne pour homme. Qual sua opinião?
    Abraço!

    • Se você já está com o Azzaro Pour Homme, acho que o AdG Profumo vai te trazer para um momento mais atual. Do contrário, você vai ficar com 2 clássicos mais “datados”.

  2. RUBENS VIEIRA BARBOSA

    Dados importantes, vitais -, uma aula!
    Parabéns, Sr. Cassiano Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *