O perfume Cuir Vert foi lançado em 2017 e visa oferecer refinamento, através de uma fragrância cujo tema central é o couro.
Seu nome significa Couro Verde, em Português, e sua composição traz notas de limão, goiaba e yuzu, na saída, abrindo caminho para um corpo verde de cipreste, bétula doce, olíbano e oud, sobre uma base de musgo, açafrão, couro e madeira de lei.
Sinceramente, poucas fragrâncias me deixam tão perplexo a ponto de não saber por onde começar a análise. Decidi, então, começar com um elogio: incrível!
Cuir Vert é para amantes de perfumes com couro, muito couro. Mas não aquele cheiro de couro quente, que costuma vir junto com ládano, âmbar ou alguma outra nota de teor oriental, lembrando o toque de uma jaqueta. É para amantes de couro seco e nuances verdes, como aquelas dos clássicos de outrora, com um toque de modernidade que só a perfumaria independente consegue trazer, já que foge, totalmente, do padrão explorado pelo mercado na última década.
Cuir Vert surpreende em todos os quesitos e revela, mais uma vez, o lado clássico do perfumista Fábio Condé em suas criações. Desde o momento em que toca a pele, é de uma beleza implacável, com projeção monstruosa e duração acima de todas as expectativas. Como se diz por aí: “não é para os fracos”!
Quando tento traçar um raciocínio comparativo, penso que Cuir Vert foi feito para quem, no passado, se apaixonou pela fragrância de Habit Rouge (Guerlain) e sempre quis conhecer uma versão mais intensa, uma evolução mais forte, porém, com menos teor atalcado.
Na pele, Cuir Vert assusta os desavisados de olfato mais sensível. Não dá para estranhar comentários e adjetivos negativos que possam surgir com o passar do tempo e com o aumento das vendas. Até pensei em descrever a evolução, explicando as nuances de algumas notas, mas só consigo pensar em uma forma de descrever este perfume: uma floresta densa, cheia de arbustos, ciprestes e umidade. Algumas casas, com fumaça saindo pelas chaminés. Aquela paisagem branca e isolada do inverno, dando lugar à campos verdes, lagos gelados e árvores sendo cortadas por lenhadores. Um deles se embrenha no meio da mata e retorna para casa trazendo um largo chumaço de galhos envoltos por uma peça de couro. Ali estão galhos de limoeiros, de ciprestes e de vidoeiros. Da lenha, que queima no fogão e na lareira, um cheiro de madeira nobre. Da casa, um forte cheiro verde, mentolado e seco se espalha, conforme a fumaça alcança os céus.
Assim é Cuir Vert, que poderia se chamar Condé Pour Monsieur com tranquilidade, mas ganhou o nome perfeito para descrever fragrância tão peculiar. Não sei o que veio primeiro: a fragrância, o conceito ou o nome, mas foram feitos um para o outro.
Até o momento, não conheço nada na perfumaria nacional (ou feita por perfumistas brasileiros) que se pareça com este perfume. Minha única crítica seria o estilo extremamente masculino da fragrância, que diminui o leque de opções para as mulheres, em um momento de lançamento da coleção. Belo perfume!
Latest posts by Cassiano Silva (see all)
- Luxo Olfativo: a perfumaria fina de Tania Bulhões. - 02/08/2024
- ENCONTRO MARCADO, DE TANIA BULHÕES - 01/08/2024
- SEGREDO, DE TANIA BULHÕES - 01/08/2024
- FAVA SELVAGEM, DE TANIA BULHÕES - 31/07/2024
Só passando pra deixar breve comentário:
Como ler um livro eu me vi na floresta, em meio a casas de chaminés…
Você manda bem, Cassiano.
Sucesso, sempre.
Opa, muito obrigado. 😉
Excelente resenha, muito bom mesmo!
Sr. Cassiano! Pôde notar semelhança com o papiro de amberfig?
Eu já obtive os dois em tempos diferentes. Por está razão; obviamente não posso ser justo, e afirmar com veracidade que ambos possuem semelhanças, já que não pude fazer a comparação de “forma correta”, borrifando às mesma em diferentes partes do corpo. Para que eu possa sentencia ló de forma justa.
A diferença ao meu olfato é justamente a nota de couro. Caso eu não esteja enganado o Condé, apresentou um couro mais proeminente do que o amberfig. No geral não pude notar diferenças consideráveis.
Gostaria de saber sua opinião sobre o assunto. Também gostaria; que se possível você pudesse me indicar perfumes com a mesma proposta que estes apresentados, desde já grato!
(NÃO SOU ESPECIALISTA EM PERFUMARIA, SOU APENAS CONSUMIDOR ÁRDUO E APAIXONADO)