shadow

DAME DE LA NUIT, DE ATELIER SEGALL & BARUTTI

Perfumart - resenha do perfume Segall&Barutti - Dame de La Nuit

Dame de La Nuit tenta transmitir, através de uma combinação de acordes, o cheiro da flor conhecida como Dama-da-Noite. O problema é que, mesmo dentro do Brasil, o que as pessoas conhecem como Dama-da-Noite pode variar bastante, conforme explico abaixo.

A Dama-da-Noite que nós conhecemos com maior facilidade é a do tipo arbusto (Cestrum Nocturnum), que também é conhecida como Jasmim-da-Noite e tem o poder de perfumar uma rua inteira, quando está em época de florescimento. Uma outra flor chamada de Dama-da-Noite é a Ipomoea Alba, que eu nunca vi, mas também é famosa pelo seu perfume e nasce de uma trepadeira.

A Dama-da-Noite, tida como oficial, faz parte do gênero Selenicereus. Seu nome deriva de duas palavras gregas que significam: a deusa da lua + vela. Por isso, a referência à sua floração apenas noturna. Outra que também ganha o título de Dama-da-Noite (Queen of the Night) e é mais comum em países tropicais é a do tipo Epiphyllum, também chamada de Orquídea de cacto (quem me acompanha nas mídias sociais, já viu as minhas florescendo). Dito isso, vale explicar que a maioria dos óleos essenciais que são vendidos como sendo desta flor, são obtidos através do pequeno jasmim (Cestrum Nocturnum).

Dame de La Nuit possui notas de jasmim, néroli, Dama-da-Noite, amora, Mar & Mistral, na saída. No corpo, notas de magnólia, rosa e orquídea. No fundo, foi utilizada a flor de osmanthus. E antes que me perguntem, o acorde Mar & Mistral confere facetas frescas, frutadas e aromáticas, inspiradas no vento que sopra no sul da França, descendo as encostas.

Na pele, Dame de La Nuit é um floral branco e potente, perfeito para quem não tem medo de chamar atenção. Tem o cheiro da flor que eu possuo em casa? Não. Mas, durante a secagem, tem o cheiro que exala do Jasmim-da-noite, que acaba sendo o mais popular.

Aqui, o jasmim é o dono da festa, a orquídea é a convidada de honra e a flor de osmanthus, com seu cheiro exótico floral e frutado (que lembra damascos) é o DJ. E nessa festa, a gente dança ao som azedo e moderno da amora e, também, sob a melodia sedosa de algo que me faz lembrar o cheiro do ylang-ylang.

Dame de La Nuit tem um jeitão old school, em se tratando de fragrâncias femininas, mas que nunca sai de moda, quando falamos de mercado. É feito com óleos essenciais orgânicos, em concentração de Parfum, possui excelente durabilidade e exala bastante. E a relação custo-benefício (120ml) impressiona.

*imagem: reprodução / www.ateliersegallbarutti.com.br


 

The following two tabs change content below.
Publicitário, amante da comunicação, blogueiro, apaixonado por fragrâncias e cosméticos em geral. É jurado e crítico de fragrâncias nacionais e internacionais, consultor particular de estilo em perfumaria e dono de um grupo no Facebook voltado apenas para os homens. Criador e proprietário do Perfumart, blog especializado em perfumaria.

7 comments on “DAME DE LA NUIT, DE ATELIER SEGALL & BARUTTI

  1. CARLA

    Olá Cassiano, comprei há alguns dias o Dame de La Nuit por ter recebido uma amostra, mas principalmente, pelo seu texto, super bem escrito e tão instigante no que se refere a essências! Parabéns!
    Inclusive, o Atellier fez um agradecimento a você pela resenha por este perfume. Falei com eles sobre seu comentário, quando comprei o Beso de Ylang e ele mencionou seu nome em agradecimento pelo comentário neste perfume Dame de La Nuit. Se quiser, fotografo e lhe envio. Parabéns mais uma vez! bacana;

    • Olá Carla, muito obrigado pelo feedback.
      Não precisa se preocupar com a menção, pois sei que eles fazem mesmo.
      Espero que você descubra aqui, no blog, um lugar confiável para buscar informações sobre a Perfumaria.

  2. ALEXANDRE

    Olá! Agradecido pelas resenhas, já que sobre essa marca é difícil achar por aí. Acaso esse seria parecido com o ótimo perfume Black Iris da Shanghai Tang?

  3. Rita Amorim

    adorei sua resenha Cassiano! vou comprar graças à ela. Era tudo o que eu queria ouvir! muita sensibilidade para descrever uma fragrancia, tarefa que nao é facil! Admiro as pessoas que tem esse olfato tão apurado, pois isso é uma coisa cerebral, ser capaz de transmitir tanta informaçao vinda de uma fragrancia. Obrigada mesmo!

    • Opa, espero que vc goste. Me sinto muito responsável ao influenciar meus seguidores.

  4. Fabricia Soeiro

    Quando eu vi o nome, vim voando! Amo o cheiro da Dama da noite e mal posso esperar para experimentar 😍 Obrigada pelo post. Bjo.

Fique à vontade para deixar o seu comentário!

Translate »