Dame de La Nuit tenta transmitir, através de uma combinação de acordes, o cheiro da flor conhecida como Dama-da-Noite. O problema é que, mesmo dentro do Brasil, o que as pessoas conhecem como Dama-da-Noite pode variar bastante, conforme explico abaixo.
A Dama-da-Noite que nós conhecemos com maior facilidade é a do tipo arbusto (Cestrum Nocturnum), que também é conhecida como Jasmim-da-Noite e tem o poder de perfumar uma rua inteira, quando está em época de florescimento. Uma outra flor chamada de Dama-da-Noite é a Ipomoea Alba, que eu nunca vi, mas também é famosa pelo seu perfume e nasce de uma trepadeira.
A Dama-da-Noite, tida como oficial, faz parte do gênero Selenicereus. Seu nome deriva de duas palavras gregas que significam: a deusa da lua + vela. Por isso, a referência à sua floração apenas noturna. Outra que também ganha o título de Dama-da-Noite (Queen of the Night) e é mais comum em países tropicais é a do tipo Epiphyllum, também chamada de Orquídea de cacto (quem me acompanha nas mídias sociais, já viu as minhas florescendo). Dito isso, vale explicar que a maioria dos óleos essenciais que são vendidos como sendo desta flor, são obtidos através do pequeno jasmim (Cestrum Nocturnum).
Dame de La Nuit possui notas de jasmim, néroli, Dama-da-Noite, amora, Mar & Mistral, na saída. No corpo, notas de magnólia, rosa e orquídea. No fundo, foi utilizada a flor de osmanthus. E antes que me perguntem, o acorde Mar & Mistral confere facetas frescas, frutadas e aromáticas, inspiradas no vento que sopra no sul da França, descendo as encostas.
Na pele, Dame de La Nuit é um floral branco e potente, perfeito para quem não tem medo de chamar atenção. Tem o cheiro da flor que eu possuo em casa? Não. Mas, durante a secagem, tem o cheiro que exala do Jasmim-da-noite, que acaba sendo o mais popular.
Aqui, o jasmim é o dono da festa, a orquídea é a convidada de honra e a flor de osmanthus, com seu cheiro exótico floral e frutado (que lembra damascos) é o DJ. E nessa festa, a gente dança ao som azedo e moderno da amora e, também, sob a melodia sedosa de algo que me faz lembrar o cheiro do ylang-ylang.
Dame de La Nuit tem um jeitão old school, em se tratando de fragrâncias femininas, mas que nunca sai de moda, quando falamos de mercado. É feito com óleos essenciais orgânicos, em concentração de Parfum, possui excelente durabilidade e exala bastante. E a relação custo-benefício (120ml) impressiona.
*imagem: reprodução / www.ateliersegallbarutti.com.br


Latest posts by Cassiano Silva (see all)
- DIVA NUIT, DE EUDORA - 15/01/2021
- IMENSI, DE EUDORA - 14/01/2021
- LÚMIS, DE EUDORA - 14/01/2021
- INSTANCE, DE EUDORA - 13/01/2021
Olá Cassiano, comprei há alguns dias o Dame de La Nuit por ter recebido uma amostra, mas principalmente, pelo seu texto, super bem escrito e tão instigante no que se refere a essências! Parabéns!
Inclusive, o Atellier fez um agradecimento a você pela resenha por este perfume. Falei com eles sobre seu comentário, quando comprei o Beso de Ylang e ele mencionou seu nome em agradecimento pelo comentário neste perfume Dame de La Nuit. Se quiser, fotografo e lhe envio. Parabéns mais uma vez! bacana;
Olá Carla, muito obrigado pelo feedback.
Não precisa se preocupar com a menção, pois sei que eles fazem mesmo.
Espero que você descubra aqui, no blog, um lugar confiável para buscar informações sobre a Perfumaria.
Olá! Agradecido pelas resenhas, já que sobre essa marca é difícil achar por aí. Acaso esse seria parecido com o ótimo perfume Black Iris da Shanghai Tang?
adorei sua resenha Cassiano! vou comprar graças à ela. Era tudo o que eu queria ouvir! muita sensibilidade para descrever uma fragrancia, tarefa que nao é facil! Admiro as pessoas que tem esse olfato tão apurado, pois isso é uma coisa cerebral, ser capaz de transmitir tanta informaçao vinda de uma fragrancia. Obrigada mesmo!
Opa, espero que vc goste. Me sinto muito responsável ao influenciar meus seguidores.
Quando eu vi o nome, vim voando! Amo o cheiro da Dama da noite e mal posso esperar para experimentar 😍 Obrigada pelo post. Bjo.
Obrigado pela confiança!