Jako é um perfume masculino, que foi lançado em concentração Eau de Toilette no ano de 1998. Seu nome presta homenagem à Villa Jako, localizada às margens do rio Elba e que foi residência de Karl Lagerfeld durante grande parte da década de 1990. A mansão no topo da colina, localizada em Hamburgo, é inspirada na arquitetura romana neoclássica. Foi lá que Lagerfeld fotografou a campanha publicitária desta fragrância.
A composição de Jako é do perfumista Michel Girard, que já criou para grifes como Dolce&Gabbana, Azzaro, Burberry, entre outras. Ela traz notas de bergamota da Calábria, toranja, mandarina e ameixa, na saída. Então, o coração pulsa com notas de gengibre, cardamomo verde e jacarandá brasileiro. Por fim, a base carrega notas de sândalo indiano, incenso árabe, almíscar, baunilha e couro.
Jako é classificado como um perfume amadeirado-especiado e acabou não se tornando muito conhecido. Sua fragrância não faz o estilo explosivo e traz uma saída frutada e madura, levemente adocicada, na qual a ameixa domina em conjunto com a toranja. Essa fase inicial não chega a ser artificial, mas também não denota muita qualidade. E esse, talvez, seja o motivo de não ter se tornado um hit no final dos anos 90, mesmo com o peso do nome Lagerfeld.
No mesmo ano, fragrâncias como Pi (Givenchy), Déclaration (Cartier), Boss Bottled (Hugo Boss) e Bvlgari Black (Bvlgari) trouxeram muito mais inovação e qualidade, motivos pelos quais se tornaram sucessos de venda no mundo inteiro, enquanto Jako é suave e inexpressivo demais, se comparado aos exemplos citados.
Na pele, a fragrância não se revela tão picante como o esperado e acaba seguindo um caminho mais oriental, com maior evidência das facetas cremosas do sândalo, além do dulçor proveniente da baunilha. Infelizmente, faltou a força do cardamomo, o frescor do gengibre e o esfumaçado do incenso. E o resultado acaba sendo uma fragrância ordinária, que só funciona em locais de trabalho onde não se quer incomodar quem está ao lado ou, ainda, em momentos de maior intimidade, como encontros românticos.
Jako possui projeção baixa e boa durabilidade, mas tende a cansar o olfato, ainda que conquiste o usuário com o passar do tempo e vezes de uso. É o tipo de fragrância que eu indicaria para um adolescente que começou a namorar e pede ajuda aos pais na hora de comprar um perfume.
Na minha opinião, o que este produto fez de melhor, foi dar destaque para a nota de ameixa de uma forma que foi aprimorada, com sucesso, alguns anos depois, quando a marca Lacoste lançou Pour Homme, que é um espetáculo. Fora isso, Jako não é nada memorável.