Em 1987, a marca Joop! (se lê “iôpe”) lançava Femme, sua primeira fragrância e um sucesso que permanece vivo até hoje, quase 3 décadas depois. O segredo desse sucesso se deve à característica atemporal deste perfume. É um floral-oriental de nuances amadeiradas e muita presença. Contém notas de néroli, bergamota, aldeídos e acordes frutais, na saída. Em seguida, notas de rosa da Bulgária, lírio do vale, coentro e flor de laranjeira se unem, formando o coração da fragrância. Por fim, almíscar, âmbar, baunilha, cedro, musgo de carvalho, patchouli e sândalo se fundem, formando a base. Originalmente, era utilizada a civeta, de origem animal, atualmente substituída por componentes sintéticos.
E o que falar deste perfume? Em primeiro lugar, Joop! Femme é muito bem construído, porque não possui nuances artificiais. Além disso, é uma Eau de Toilette com mais potência do que muita Eau de Parfum que existe por aí. Aliás, é preciso tomar cuidado com as borrifadas, porque ele é mais um daqueles exemplos em que “menos é mais”.
Quando toca a pele, não tem para onde correr. Você identifica, claramente, uma fragrância feminina. Neste momento, você pode estar se perguntando: “mas não é uma fragrância feminina?”. E a resposta é: sim! Porém, possui a fama de ser mais “masculina” do que a versão feita para os homens (Joop! Homme, de 1989), o que faz com que o público masculino se interesse, cada vez mais, por experimentá-la. E isso tem um fundamento!
Em Joop! Femme parece que as notas de saída sequer existem. De imediato, o que se percebe é o buquê floral, rico no cheiro da flor de laranjeira com o toque do jasmim. E sem muito alarde, as nuances amadeiradas surgem e proporcionam um conforto olfativo muito grande e unissex. Nesta fase da evolução, o sândalo é muito presente e possui alta qualidade. Me faz lembrar de varetas de incenso de boa marca, daquelas que demoram mais de uma hora para queimarem por completo. E a baunilha é bastante cremosa!
Deste momento em diante, a fragrância se mostra luxuosa, compartilhável e levemente atalcada. E quanto mais o tempo passa, mais gostosa ela vai ficando na pele. Conhecendo esta criação, fica muito claro o motivo de seu sucesso por tanto tempo. Méritos do grande perfumista Michel Almairac.
Latest posts by Cassiano Silva (see all)
- Cartões olfativos podem influenciar na escolha de perfumes. - 23/10/2024
- Luxo Olfativo: a perfumaria fina de Tania Bulhões. - 02/08/2024
- ENCONTRO MARCADO, DE TANIA BULHÕES - 01/08/2024
- SEGREDO, DE TANIA BULHÕES - 01/08/2024