shadow

MEIA-NOITE, DE TANIA BULHÕES

Perfumart - resenha do perfume Tânia Bulhões - Meia Noite

Meia-noite é o novo nome dado pela Tania Bulhões ao seu perfume de 2020, antes conhecido como Sândalo. Isso é resultado do reposicionamento da marca para seu pilar de perfumaria fina, processo que ocorreu em 2023. A empresa afirma que não houve reformulação da fragrância.

Meia-noite traz uma fragrância classificada como amadeirada-almiscarada, com notas de pimenta preta, na saída; Frésia e cardamomo, no corpo; Sândalo e almíscar, na base da pirâmide olfativa.

Embora o novo nome sugira uma fragrância noturna, eu acho que vale a pena esclarecer alguns pontos. O brasileiro, cada vez mais, entende fragrâncias “noturnas” por fragrâncias “baladeiras”. E isso precisa ser desmistificado, até porque eventos noturnos podem ser chiques, românticos, culturais etc., sem precisarem ser, necessariamente, em locais lotados e fechados, nos quais o seu perfume precisa se destacar em meio a um oceano de cheiros diferentes, como cigarros, vaping, suor e dezenas de outras fragrâncias.

Dito isso, Meia-noite nem é um perfume noturno, pelo menos para mim. É um perfume de aconchego, que combina com o outono e o inverno, que tem cheiro de chá refinado, preparado com ervas e especiarias e, mais importante, é saboroso e aquece a alma.

Aqui, também é preciso abandonar o que nós, brasileiros, conhecemos por chá. Infelizmente, por muitos anos, fomos apresentados apenas às infusões feitas com saquinhos de ervas como cidreira, mate, camomila ou hortelã. Faz pouco tempo que empresas especializadas no segmento começaram a ganhar espaço com misturas naturais de pimentas, cacau, açafrão, raspas de coco, gengibre, anis estrelado etc. E é sobre esse tipo de chá que me refiro no parágrafo anterior.

Esta fragrância revela muito mais do efeito do sândalo (como era chamada antes), do que da ideia noturna. Até porque, Meia-noite não é, de forma alguma, um perfume misterioso ou sensual. Começa picante e fresco, com uma abertura ardente, um leve toque cítrico de bergamota e bastante cardamomo, desde o momento em que toca a pele. A frésia traz nuances verdes e frescas, cheias de facetas cítricas e amadeiradas, enquanto o sândalo – conhecido por ser uma madeira rica em nuances leitosas – transmite cremosidade à fragrância. Também sinto uma secagem mais densa e penso que a base deve ter um pouco de âmbar e patchouli, ainda que não revelados oficialmente.

Adoro a forma como Meia-noite evolui e gosto da sensação de conforto que me proporciona. É o tipo de fragrância que me transporta para minha cama, em um dia frio e chuvoso, vestindo apenas um pijama de flanela e meias nos pés, tomando um chá gourmet e assistindo televisão, mesmo quando estou de roupa social, com um suéter quentinho, sentado à mesa do escritório e ouvindo as buzinas do trânsito caótico da cidade.

Podia ser meia-noite, mas ainda são quatro da tarde e chove lá fora.


The following two tabs change content below.
BORRIFANDO CONHECIMENTO HÁ ANOS. Crítico de fragrâncias, jurado de premiações nacionais nas categorias de perfumaria fina e cosméticos masculinos, além de consultor particular de estilo em fragrâncias e criador do Perfumart, maior blog especializado no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *