Sinfonia é o novo nome dado pela Tania Bulhões ao seu perfume de 2010, antes conhecido como Figo. Isso é resultado do reposicionamento da marca para seu pilar de perfumaria fina, processo que ocorreu em 2023. A empresa afirma que não houve reformulação da fragrância.
Sinfonia traz uma fragrância classificada como cítrica-floral, cuja inspiração fala de uma orquestra olfativa, na qual as notas se organizam em harmonia. Na pirâmide olfativa declarada pela marca, temos folhas de figo, no topo; figo no corpo e musk, na base. Mas é claro que temos citrinos na saída, como a mandarina e a toranja; uma nota mais lactônica no corpo (para trazer o efeito da polpa do figo), que pode ser o próprio sândalo ou alguma amêndoa; e madeiras ao fundo, como sândalo e cedro.
Sinfonia é um deleite para quem é fã de fragrâncias de figo! E como a empresária Tania Bulhões sempre buscou trazer, para o seu portfólio, fragrâncias da Alta Perfumaria, com certeza iremos encontrar semelhanças com fragrâncias de perfumes que, até os anos 2000, eram pouco conhecidos no Brasil, como Premier Figuier (L’Artisan Parfumeur), de 1994, e Philosykos (Diptyque), de 1996.
Semelhanças à parte, Sinfonia (antes Figo) já era avant-garde naquela época, mesmo antes de grifes tradicionais, como Roger&Gallet, lançarem suas versões focadas na nota de figo. E isso já é motivo suficiente para reconhecimento da indústria, da crítica e do público.
Mas Sinfonia é mais do que um estudo de caso; é um perfume cuja fragrância traz sofisticação e delicadeza, unindo o verde das folhas, a suculência da polpa e a crocância dos galhos. A saída é revigorante, natural e fresca, como o cheiro da colheita na figueira. O corpo é cremoso e levemente adocicado, sem parecer uma geleia ou compota de figos, mas uma mordida com casca e tudo. A base é calma, mas persistente. Nela, perde-se um pouco do dulçor e ganha-se em facetas secas de madeiras mais leves, como secas sob o sol.
Talvez você não saiba, mas o figo não é considerado um fruto, mas uma infrutescência, que vem de uma flor invertida, polinizada por pequenas vespas. Mesmo assim, a fragrância de Sinfonia está longe de ser cítrica-floral para mim, mas frutal-amadeirada com facetas cítricas.
E se você, que está lendo esta análise agora, ainda não conhece fragrâncias com a nota de figo em evidência, então vale listar alguns pontos positivos desse tipo de composições: são sempre apreciadas pelos homens, são sofisticadas ao extremo, são completamente compartilháveis, além de versáteis, e seduzem com requinte.
Sinfonia não é, como diz o ditado, música para os ouvidos, mas para as narinas. Vale experimentar!
Latest posts by Cassiano Silva (see all)
- Luxo Olfativo: a perfumaria fina de Tania Bulhões. - 02/08/2024
- ENCONTRO MARCADO, DE TANIA BULHÕES - 01/08/2024
- SEGREDO, DE TANIA BULHÕES - 01/08/2024
- FAVA SELVAGEM, DE TANIA BULHÕES - 31/07/2024