shadow

POR INSTINTO, DE TANIA BULHÕES

Perfumart - resenha do perfume Tânia Bulhões - Por Instinto

Lançado em 2019 com o nome de Fruta do Conde, este perfume foi mais um que ganhou novo nome devido ao reposicionamento da marca Tania Bulhões acerca do seu pilar de perfumaria fina, processo que ocorreu em 2023. A empresa diz que não houve reformulação da fragrância.

Por Instinto traz uma fragrância classificada como cítrica-almiscarada, com notas de bergamota e tomilho, na saída; gerânio e gardênia, no corpo; madeiras e almíscar, na base da pirâmide olfativa.

Na pele, a fragrância abre de forma bastante verde. O tomilho reforça o cheiro cítrico, parecido com o do limão, e deixa a impressão de estarmos colhendo os frutos no pé, como limoeiros ou laranjeiras. A diferença é um efeito amadeirado imediato, como das cascas dos galhos finos e quebradiços.

Da parte central, percebo bem a nota de gerânio e seu efeito de rosas mentoladas, mas não sinto a floralidade pontiaguda da gardênia que, nas fragrâncias femininas, sempre sobressai. E até aqui, a fragrância me parece muito mais aromática-fougère do que, propriamente, cítrica-almiscarada. Mas é como eu sempre digo: a classificação olfativa respeita composições; a forma como a fragrância se comporta na pele, não.

A evolução traz um pouco mais de madeiras e ajuda a definir o caminho olfativo desta fragrância que, na minha opinião, tem muito mais apelo masculino. Não gosto das comparações, como vocês já sabem, mas não tenho como fugir muito desta vez, pois, Por Instinto parece uma versão “Cologne” de Jaguar For Men, de 1988. Esta aqui, de Tania Bulhões, abandonou a base de musgo e couro, buscando a leveza necessária para atrair as mulheres. Até funciona, mas acho que faltou um toque de delicadeza para cumprir tal tarefa.

Posso estar enganado, mas a impressão que tenho é que as mulheres que compram este perfume, com base na abertura, acabam cedendo o frasco para seus maridos (ou pais, filhos) em algum momento, quando percebem como a fragrância se comporta e evolui na pele. A não ser aquelas que sempre tiveram preferências por fragrâncias masculinas, é claro.

A performance é muito boa, tanto em projeção, quanto em durabilidade. Esta é a quinta fragrância da marca que avalio e já deu para notar que não falta qualidade.

Por fim, fico muito feliz que tenham mudado o nome do produto, pois não há qualquer cheiro da fruta do conde, especialmente quando se pensa com a cabeça dos apaixonados pelo sabor e cheiro da polpa. Dessa forma, diminuem os riscos entre expectativa e realidade.

Vai por mim! Por Instinto é verde e tem alma aromática-fougère. Se você gosta desse estilo mais datado, mas aprecia as releituras que dão um toque de modernidade, este perfume é um acerto.


The following two tabs change content below.
BORRIFANDO CONHECIMENTO HÁ ANOS. Crítico de fragrâncias, jurado de premiações nacionais nas categorias de perfumaria fina e cosméticos masculinos, além de consultor particular de estilo em fragrâncias e criador do Perfumart, maior blog especializado no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *