shadow

VENTOS DE LAVANDA, DE TANIA BULHÕES

Perfumart - resenha do perfume Tânia Bulhões - Ventos de Lavanda

Lançado em 2020 com o nome de Lavanda, este perfume ganhou novo nome juntamente com o reposicionamento da marca acerca do seu pilar de perfumaria fina, processo que ocorreu em 2023. A empresa diz que não houve reformulação.

A fragrância de Ventos de Lavanda é classificada como floral-aromática e carrega notas de lavanda francesa, na saída; lavanda inglesa, no corpo; lavandin e musk, no fundo. E é claro que o resultado não poderia ser nada diferente de um verdadeiro banho de lavanda sobre o corpo.

Ventos de Lavanda traz nuances adocicadas que, embora não sejam declaradas pela empresa, acredito que façam parte de notas como heliotrópio (levemente abaunilhado) e fava tonka. Ainda, é importante ressaltar que, em termos de aroma, a lavanda tem um cheiro mais refinado e doce, enquanto o lavandin tem um perfume mais bruto e canforado. E todas essas facetas podem ser percebidas nesta fragrância.

Ao tocar a pele, Ventos de Lavanda abre com um leve frescor de bergamota e um toque de alecrim. O tom aromático é mais forte nesta fase. Não demora muito para que a fragrância se acalme e traga uma sensação de conforto, que perdura por toda a secagem.

A propósito, o ponto alto de Ventos de Lavanda está na forma como a fragrância abraça, de forma elegante e adocicada, trazendo calma e relaxamento, sem abrir mão da qualidade. Só conheci, até hoje, uma fragrância com o mesmo tipo de dry down, que é Pour Un Homme de Caron, um clássico mundial.

E por falar em lavanda, vale registrar que essa nota é considerada, na perfumaria, como um ingrediente aromático. Todavia, o mix de lavandas de diferentes qualidades desta composição me traz a sensação clara de estar mergulhando o nariz em um buquê de lavandas floridas, envolto por um laço de cetim na mesma cor. O resultado acaba sendo muito floral e delicado, além de perfeitamente unissex.

Na minha pele, não tem muita projeção, mas durou por mais de nove horas e de forma consistente. Embora estejamos passando pelo inverno no Brasil, os dias estão mais parecidos com os de outono, quando as manhãs e noites são mais frias e a temperatura aumenta no meio do dia. E a fragrância não desanda, não incomoda e fica muito confortável, especialmente para trabalhar o dia inteiro junto com outras pessoas.

Ventos de Lavanda representa a união entre a perfumaria tradicional e o aconchego do lar, o abraço da avó, o cheiro pós-banho, o cuidado escondido sob os travesseiros, o sono tranquilo. Não tem segredo, é lavanda de qualidade!


The following two tabs change content below.
BORRIFANDO CONHECIMENTO HÁ ANOS. Crítico de fragrâncias, jurado de premiações nacionais nas categorias de perfumaria fina e cosméticos masculinos, além de consultor particular de estilo em fragrâncias e criador do Perfumart, maior blog especializado no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *