shadow

PATCHOULI NOBILE, DE NOBILE 1942 

Perfumart - resenha do perfume Nobile 1942 - patchouli nobileCada vez mais a perfumaria italiana me conquista, seja pela simpatia dos profissionais ou pela naturalidade de seus produtos. Durante décadas, a França ficou com a fama de que os melhores perfumes do mundo seriam os franceses. Acho que esta afirmação já não retrata mais o cenário mundial, com excelentes perfumes de origem árabe, italiana, brasileira, etc.

Patchouli Nobile faz parte da linha unissex (ao contrário do que é citado no site internacional Fragrantica.com), que tem como padrão de apresentação o rótulo metalizado, frascos de 100ml e uma caixa cuja estampa remete ao padrão geométrico de fachadas de pedra dos palácios históricos, igrejas e catedrais, como uma homenagem à Liguria, terra que adotou a empresa.

Suas notas de saída são: notas cítricas, pimenta branca e olíbano (frankincense); no coração foram adicionadas notas de madeira de Guáiaco, cistus – que é uma planta muito encontrada próximo ao Mediterrâneo – de onde se extrai o ládano, jasmim e o patchouli que, nesta composição, é a grande estrela. Na base, cedro marroquino, âmbar e, novamente, notas de patchouli.

O resultado é um aroma levemente incensado, que evolui na pele de forma esfumaçada (graças ao ládano e à madeira de guáiaco) e que traz um patchouli que não é muito terroso, tampouco, amargo. Acredito que a presença do âmbar, na base, ajude a fragrância a ficar mais cremosa e, por isso, algumas pessoas poderão sentir um teor parecido com chocolate.

A projeção não é absurda, mas também não é nada tímida. A fixação é muito boa, considerando-se um produto de teor natural e de elegância típica dos perfumes italianos. Para quem curte fragrâncias de patchouli, esta merece ser conhecida.


The following two tabs change content below.
Crítico de fragrâncias, jurado de premiações nacionais nas categorias de perfumaria fina e cosméticos masculinos, além de consultor particular de estilo em fragrâncias e criador do Perfumart, blog especializado no assunto.

Fique à vontade para deixar o seu comentário!