Cada vez mais a perfumaria italiana me conquista, seja pela simpatia dos profissionais ou pela naturalidade de seus produtos. Durante décadas, a França ficou com a fama de que os melhores perfumes do mundo seriam os franceses. Acho que esta afirmação já não retrata mais o cenário mundial, com excelentes perfumes de origem árabe, italiana, brasileira, etc.
Patchouli Nobile faz parte da linha unissex (ao contrário do que é citado no site internacional Fragrantica.com), que tem como padrão de apresentação o rótulo metalizado, frascos de 100ml e uma caixa cuja estampa remete ao padrão geométrico de fachadas de pedra dos palácios históricos, igrejas e catedrais, como uma homenagem à Liguria, terra que adotou a empresa.
Suas notas de saída são: notas cítricas, pimenta branca e olíbano (frankincense); no coração foram adicionadas notas de madeira de Guáiaco, cistus – que é uma planta muito encontrada próximo ao Mediterrâneo – de onde se extrai o ládano, jasmim e o patchouli que, nesta composição, é a grande estrela. Na base, cedro marroquino, âmbar e, novamente, notas de patchouli.
O resultado é um aroma levemente incensado, que evolui na pele de forma esfumaçada (graças ao ládano e à madeira de guáiaco) e que traz um patchouli que não é muito terroso, tampouco, amargo. Acredito que a presença do âmbar, na base, ajude a fragrância a ficar mais cremosa e, por isso, algumas pessoas poderão sentir um teor parecido com chocolate.
A projeção não é absurda, mas também não é nada tímida. A fixação é muito boa, considerando-se um produto de teor natural e de elegância típica dos perfumes italianos. Para quem curte fragrâncias de patchouli, esta merece ser conhecida.


Latest posts by Cassiano Silva (see all)
- MISS FLORALE, DE EUDORA - 18/01/2021
- DIVA NUIT, DE EUDORA - 15/01/2021
- IMENSI, DE EUDORA - 14/01/2021
- LÚMIS, DE EUDORA - 14/01/2021