Scuderia Ferrari Forte foi anunciado em junho deste ano e já chegou às principais lojas brasileiras, para alegria dos amantes da marca, em especial do famoso Scuderia Ferrari Black. Apesar de ter sido lançado em 1999 e relançado em 2013, já com novo nome e repackaging, este perfume ainda vende milhares de unidades por mês, de acordo com informações que recebi da própria gerente da marca no Brasil.
Esse tipo de informação ratifica que o mercado consumidor não se restringe ao que se vê por aí em fóruns e redes sociais. Apesar de muitos torcerem o nariz para as fragrâncias da marca, ainda há uma imensa parcela de usuários que se identificam com o prestígio da grife e com as suas fragrâncias. E não se deixem enganar, pois eu mesmo conheço pessoas com bom poder aquisitivo e que não abrem mão de um frasco da versão Black em suas coleções.
O novo Scuderia Ferrari Forte chega em um momento no qual a Ferrari já está reposicionada no mercado com as suas divisões bem estabelecidas: a Scuderia – que simboliza a presença dentro do mundo da Fórmula 1 – e a Cavallino – que explora a paixão pela elegância e luxo dos carros esportivos Ferrari, com fragrâncias inspiradas no estilo de vida Gran Turismo, e que ganhou reconhecimento através da Essence Collection.
A maior novidade desta vez, deve-se ao fato de ser o primeiro perfume da linha Scuderia em concentração Eau de Parfum, uma nova realidade que tem ganhado força, principalmente, no mercado da América Latina.
Scuderia Ferrari Forte tem um conceito amplo e a palavra Forte ganhou outras proporções na campanha publicitária, que foi filmada em Fortaleza, justamente pelo peso que o mercado brasileiro representa para a grife em volume de vendas. No filme para veiculação, os principais pontos turísticos da cidade serviram de locação para cada momento representado através do termo Forte, a saber: Free, Original, Real, Tenacious e Emotional.
A fragrância foi criada por Maurice Roucel, que dispensa comentários, e possui notas de maçã crocante, limão Italiano e abacaxi, na cabeça. Em seguida, canela do Ceilão, flor de laranjeira e ameixa compõem o corpo, que caminha para uma base de cedro, baunilha de Madagascar e patchouli caramelizado.
O resultado é um perfume de saída frutada e suculenta, que não se torna enjoativa graças à presença do limão. Por incrível que pareça, a maçã e o abacaxi estão perfeitamente balanceados e trazem um ar de modernidade. Conforme evolui, a ameixa cobre o teor efervescente da flor de laranjeira, como se fosse uma camada suave de veludo. Sem ela, provavelmente teríamos uma fragrância que caminharia rumo à mesma proposta de Silver Scent, por exemplo. Contudo, a nota de canela não ficou muito perceptível em mim. Por fim, a base demora para aparecer, mas quando surge traz um lado mais denso e encorpado, no qual percebo bem o cedro e o patchouli, não a baunilha. A propósito, me perguntaram se esse perfume tinha algo de caramelo, ou seja, a tal nota de patchouli caramelizado está surtindo efeito.
Scuderia Ferrari Forte não é, na minha opinião, uma espécie de flanker do Black, embora possa parecer. É uma nova fragrância, que segue o mercado atual de perfumes compartilháveis, frutados e adocicados, que fazem sucesso na noite, mas também podem ser usados durante o dia. E cá entre nós, em um mercado de variações completamente descabidas, além do fato de utilizar o mesmo frasco, eu não estranharia se viesse com o nome de Scuderia Ferrari Black Forte. Nesse aspecto, sou obrigado a elogiar a grife, mais uma vez, por não ter seguido a tendência de outras marcas.
Para encerrar esta análise, resta falar que a fragrância não possui uma projeção absurda, mesmo sendo Eau de Parfum. Ela ganhou força e sinto que exala bem, mas só em mim e para quem está perto, realmente perto. Não é um perfume que deixa rastro. Em contrapartida, perto das demais fragrâncias da linha Scuderia, a fixação melhorou muito, durando mais de nove horas na pele.
Latest posts by Cassiano Silva (see all)
- Parceria entre Coach e Interparfums segue até 2031. - 22/03/2025
- L’Oréal adquire participação na Amouage – O que vem por aí? - 02/03/2025
- PORTINARI ABSOLUTO, DE O BOTICÁRIO - 17/01/2025
- STYLETTO ELEGANCE, DE O BOTICÁRIO - 17/01/2025
Bem, por ter uma concentração edp o esperado é justamente que não tenha grande projeção e sim melhor fixação. A crítica perde um pouco do respaldo quando fala “não possui uma projeção absurda, mesmo sendo Eau de Parfum”.
Essa é a sua opinião e eu respeito. Da mesma forma, espero que você respeite a minha, colocada aqui por escrito.
Acho que você está enganado sobre a percepção do que é o esperado. Quanto maior a concentração, maiores costumam ser a sillage e o drydown, diretamente ligados à projeção e à fixação.
Há uma lenda de que perfume EDT exala mais do que EDP, mas não é algo oficial, até porque, como já dito, a concentração de óleos essenciais do primeiro é menor. É esperado, sim, que o perfume com maior concentração exale mais e dure mais. Por isso, escrevi o trecho que você citou acima, porque o público, de forma geral, espera que uma fragrância Eau de Parfum seja uma “bomba de projeção”. O resto, é uma questão de interpretação. Mesmo assim, agradeço a participação. É para isso que os comentários são permitidos e a discussão é válida.