shadow

ZEGNA INTENSO, DE ERMENEGILDO ZEGNA 

Perfumart - resenha do perfume Ermenegildo Zegna - Zegna intensoEm 2007, a casa italiana Ermenegildo Zegna resolveu lançar a sua 3ª fragrância, cheia de contrastes entre notas luminosas e nuances obscuras, cuja técnica recebeu o nome “chiaroscuro”, ou seja, claro e escuro. Inclusive, isto se reflete no próprio frasco do perfume, que faz uma alusão a um ambiente com cortinas, na qual a luz e a sombra são escolhas suas.

Trata-se de uma fragrância oriental e especiarada, com nuances amadeiradas e muita elegância. É composta por notas de mandarina (ainda verde) e limão italiano, além de pimenta rosa e cardamomo, logo na saída. No coração, íris, vetiver e muito cedro. Na base, o toque cremoso da baunilha e da fava tonka, aliadas a notas de sândalo e almíscar.

O resultado não chega a ser inovador, já que possui muita similaridade com outro perfume, lançado em 2004, e que já estava consagrado no mercado: Armani Code. Entretanto, possuem caracterísitcas distintas e, se comparadas de perto, se mostram diferentes. Mais uma vez, defendo o uso do termo “similar” ao invés de dizer que “é igual”, erro clássico cometido por muitos especialistas e usuários de perfumes.

Enquanto o de 2004 projeta mais e suas notas de anis, tabaco e couro são evidentes, nesta criação de 2007, a projeção não é o forte, porque os italianos são conhecidos por sua elegância e refinamento. Portanto, no meu ponto de vista, é uma fragrância mais aberta ao uso diurno, com suas notas frescas e radiantes de saída, além de maior preocupação com os aspectos de refinamento e maturidade e, sobretudo, com muito boa fixação.


The following two tabs change content below.
BORRIFANDO CONHECIMENTO HÁ ANOS. Crítico de fragrâncias, avaliador olfativo, jurado de premiações nacionais nas categorias de perfumaria fina e cosméticos masculinos, além de consultor particular de estilo em fragrâncias e criador do Perfumart, maior blog especializado no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *