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Dica do dia no Perfumart.

Perfumart - testada DICA DO DIA

“Como é a projeção e a fixação?”

Nos últimos tempos, esta é a pergunta mais lida por mim, dentro dos grupos e fóruns de perfume dos quais participo. De cada 10 membros, pelo menos 8 se preocupam com este aspecto, acima de tudo. E a minha pergunta é: “E a fragrância?”

Será que a fragrância, resultado principal de meses de estudo e preparo não deveria ser o mais importante a se considerar? O perfume só é bom se projetar muito e durar mais de 12 horas na pele, mesmo que não seja inovador ou ninguém elogie quando você usa?

Você sabia que nem todo perfume foi criado para irradiar uma onda devastadora de cheiro, capaz de ser sentida a quadras de distância? E que alguns perfumes prezam pela elegância e, justamente por isso, são concebidos para que permaneçam rentes à pele? Pois saiba que isso é verdade! 

Por mais que o mundo esteja globalizado há alguns anos, os perfumes de massa (como chamamos a categoria das marcas mais famosas de grifes internacionais) nem sempre chegam aqui de forma imediata, o que acaba não coincidindo com a estação do ano para o qual foram concebidos. E o que isso significa?

Talvez você não saiba, mas muitos perfumes são lançados, levando-se em consideração as estações do ano (que são diferentes das nossas, lá fora). Por isso, no verão surgem inúmeras versões “Summer” ou “Sport”, enquanto na primavera, pipocam versões com sobrenome “Blossom” ou “Flower” e, no inverno, versões “Intense” ou “Dark”. Não é uma regra, mas costuma funcionar. Só que, como eu disse antes, eles nem sempre chegam por aqui no momento certo. E acabam sendo comercializados com outra estratégia.

Dentro deste conceito, é preciso entender que versões de verão costumam ser frescas, cítricas ou frutais e, por isso, possuem notas mais voláteis, que evoluem mais depressa e possuem menor durabilidade. E que os famosos perfumes “de balada” muito desejados por aqui, podem ter sido criados para o inverno lá de fora, o que combina muito bem com uma temperatura de 10 graus negativos, mas não fica bem em um dia de frio brasileiro, só porque está fazendo 15 graus positivos.Post - Dica do dia 05 projeção

Então, a Dica do dia no Perfumart é: procure aprender um pouco mais antes de julgar. Um perfume não é ruim só porque não é uma bomba de rastro e fixação. Muito pelo contrário, a qualidade de um perfume está muito mais ligada à valorização de suas notas (mais caras, mais naturais, mais raras, etc.) do que aos demais aspectos envolvidos. Um perfume que projeta pouco e dura menos do que o esperado, pode receber inúmeros prêmios, caso represente bem o seu conceito (natural, nicho, clássico ou elegante, etc). Por outro lado, os mais fortes, ricos em projeção e fixação, podem ser muito vendidos, mas são mal vistos pelo aspecto sintético que possuem e, nem sempre, agradam a todos.

É claro que todos nós esperamos que o perfume tenha ótima fragrância, além de excelente projeção e durabilidade. E cá pra nós, particularmente, eu também sou fã das bombas e perfumes mais fortes. Mas também admiro perfumes elegantes e suaves, para momentos em que estes são indispensáveis, como uma reunião de negócios, uma recepção de alguns amigos em casa, um velório, um jantar mais íntimo, etc. Não é à toa, que CK One (Calvin klein) ainda é um dos perfumes mais adorados em todo o mundo, por sua fragrância única e unissex. Mas é sabido que a sua maior qualidade não é a projeção, tampouco a sua durabilidade. Outro exemplo: o clássico da Casa Caron, Pour Un Homme de Caron, que possui elegância em todos os sentidos, mas não briga por espaço ou atenção.

Eu poderia ficar aqui, listando vários exemplos. Mas não é necessário! O importante é lembrar que por trás de toda fragrância existe um conceito de criação, que foi solicitado por alguém, interpretado por um perfumista e feito para um público-alvo. Portanto, antes de fazer afirmações do tipo: “este perfume é uma porcaria, não dura nada!” ou então, “se projetasse mais, eu compraria 1 frasco, com certeza”, tente compreender o seu perfil aromático, em primeiro lugar e, além disso, lembre-se que o tal perfume citado por ter sido feito, exatamente, para aquele fim. E ao contrário do que você pensa, ele é perfeito para o que se destina.

Para encerrar, lembre-se: perfume de boa projeção e longa duração requer confiança de quem usa e, sobretudo, bom senso. Do contrário, você corre o risco de chegar no seu trabalho e encontrar o Diretor da empresa, na porta, te olhando como esse cara aqui da foto ao lado!

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*Texto: Perfumart / Imagens: reprodução Pixabay (free)


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𝘽𝙤𝙧𝙧𝙞𝙛𝙖𝙣𝙙𝙤 𝙘𝙤𝙣𝙝𝙚𝙘𝙞𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤 𝙝𝙖́ 𝙖𝙣𝙤𝙨. Crítico de fragrâncias, jurado de premiações nacionais nas categorias de perfumaria fina e cosméticos masculinos, além de consultor particular de estilo em fragrâncias e criador do Perfumart, blog especializado no assunto.

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