Play Sport For Men foi lançado em fevereiro de 2012, dando seguimento ao pilar Play, que surgiu em 2008 e, rapidamente, conquistou o mercado. As fragrâncias masculinas traziam notas de café e madeira de Amyris, conferindo um toque de inovação para a época.
O ano de 2012 era favorável para o lançamento, pois o mundo inteiro estava preparado para as Olimpíadas de Londres. E embora exista uma certa competição nas opiniões dos fãs da grife Giorgio Armani contra os da Givenchy, por causa da fragrância Armani Code Sport Athlete, há uma questão pouco comentada e que vale ser lembrada: em 2010, a Givenchy já havia lançado um flanker masculino de Play, chamado Play Summer Vibrations, contendo a mesma estrutura olfativa desta versão de 2012, que sofreu apenas pequenos ajustes.
Além disso, uma tendência comercial começava a ganhar peso na indústria, com o uso de acordes gelados, combinando notas de menta e gengibre. E Play Sport For Men não ficou atrás!
A fragrância possui notas de bergamota, limão, gengibre e menta, no topo, criando uma explosão cítrica e de efeito gelado, que revela um corpo balsâmico com notas de madeira de Amyris, petitgrain e pimenta preta. Na base, o almíscar foi introduzido para tentar melhorar os problemas de durabilidade da fragrância de Summer Vibrations.
Revisitando esta fragrância hoje, 10 anos após o seu lançamento, posso afirmar que somos muito exigentes com aquilo que nos é apresentado a cada lançamento. Pena que só nos damos conta anos mais tarde!
Play Sport For Men toca a pele com um suco cítrico e azedo, que tem algumas nuances um pouco artificiais (especialmente, se comparadas às da fragrância do concorrente), mas nada que seja incômodo ou desagradável. Então, rapidamente, um dulçor avança e o teor azedo perde força, deixando a composição ainda mais agradável e suculenta. Daqui em diante, nada mais acontece e o DNA da linha se perde um pouco. Por fim, resta apenas uma boa dose de almíscar, que prolonga a sensação de frescor cítrico.
Antes de finalizar, vale falar sobre a identidade visual, cujo frasco desenhado por Serge Mansau remete a um MP3 player (desta vez, com acabamento fosco) e o garoto propaganda, durante anos seguidos, foi ninguém menos do que Justin Timberlake.
No final das contas, Play Sport For Men foi mais uma versão esportiva lançada para atrair um público masculino focado em bater ponto nas academias, e que sofre do mesmo mal de tantas outras do gênero: baixa durabilidade aliada ao conceito de atividades físicas de curta/média duração, algo que nós não podemos custear no Brasil, com os preços que pagamos em importados desse nível. Mesmo assim, não acho que merece as críticas que sofreu na época de seu lançamento.
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