shadow

O.U.i, a marca do Grupo Boticário com DNA francês.

Perfumart - post O.U.i - testadaA essa altura do campeonato, você já deve ter ouvido falar da marca O.U.i, que uniu a paixão dos brasileiros pela perfumaria com a expertise dos franceses no assunto. Foram dois anos de desenvolvimento, pesquisa e muito investimento para que a nova iniciativa digital do Grupo Boticário ganhasse vida. E isso tudo em meio à uma pandemia mundial!

E foi em março de 2021 que a O.U.i, termo francês cujo significado, em Língua Portuguesa, quer dizer “SIM” e que serviu de abreviatura para as palavras Original, Unique e Individuel, desembarcou em solo brasileiro.

Durante seu primeiro ano no nosso mercado, fiquei observando – bem de perto – o crescimento da marca e, consequentemente, o aumento da curiosidade por parte dos consumidores brasileiros. Agora, chegou a minha vez de explorar esse universo cheio do savoir-faire francês, que faz parte da cultura mundial – seja através da gastronomia, da arte ou da moda – e cuja perfumaria é respeitada por sua tradição e excelência.

 

 O universo O.U.i 

Inicialmente, a O.U.i lançou oito fragrâncias em concentração Eau de Parfum, que também podiam ser compradas em kits de descoberta (Discovery Sets) contendo três frações de 5ml cada.

Perfumart - post O.U.i - Kit masculino 1

Além da divisão de perfumaria fina, também foram lançados 20 produtos de cuidados para o corpo, com destaque para produtos como o Crème Riche (combinando perfeita hidratação e fragrância), o Huile Absolue Revitalisant (um óleo multifuncional de toque seco que nutre, repara e ilumina a pele) e os itens da linha Jardin de Grasse, que presta homenagem à história da perfumaria francesa e trouxe creme de mãos, sabonete líquido e até sabonete em barra.

(Clique sobre as imagens para ampliar)

 

Atualmente, a O.U.i já oferece dez Eaux de Parfum, além do desejado batom Rouge à Lèvres, dos esfoliantes corporais, das loções perfumadas e dos desodorantes em spray. E enquanto escrevo este artigo, a marca acaba de lançar os “Les Petits”, que são as fragrâncias em frascos de 30ml, ideais para carregar na bolsa/mochila ou levar na viagem.

Perfumart - post O.U.i - Petits

 

 “O.U.i”, nous avons de grands noms! 

(Sim, temos nomes de peso!)

Grasse é conhecida como o berço da perfumaria mundial e também é a cidade que serviu de ponto de partida para essa bela história dentro do Grupo Boticário.

Para entregar a qualidade da perfumaria francesa ao consumidor brasileiro, toda a parte conceitual e criativa foi feita na França, com perfumistas, direção olfativa e projeto de design liderado por experts franceses.

O processo contou com avaliadores olfativos, produtores de óleos essenciais de Grasse, ilustradores e fornecedores de grande porte, como a Firmenich. E à frente desse projeto está Pierre Aulas, perfumista e artista multifacetado, que já foi mencionado neste blog antes e já atuou com grifes como Mugler, Chloé, Azzaro, Balenciaga, entre outras.

Pierre coordenou uma equipe de perfumistas de renome internacional, como Olivier Cresp, Fabrice Pellegrin, Nathalie Lorson e Amandine Clerc-Marie, enquanto a identidade visual ficou nas mãos de Thierry de Baschmakoff, profissional responsável por frascos de inúmeras fragrâncias das principais marcas comerciais, como Cartier, Jaguar, Rochas, Bvlgari, Jimmy Choo, Guerlain, entre outras.

Perfumart - post O.U.i - reprodução
Foto: Reprodução – O.U.i

 

 Os códigos e compromissos da O.U.i 

A O.U.i nasceu como uma representação de dois importantes códigos da língua francesa: primeiramente, o savoir-faire, que significa o conhecimento, a expertise acerca de um determinado assunto. E os franceses dominam, como poucos, áreas como a moda, a arte e a perfumaria.

Em seguida, temos o savoir-vivre, que significa o estilo de viver, do qual os franceses são bastante conhecidos por sua leveza e aparente despreocupação, como se cada instante pudesse ser vivido sem culpa, aproveitando o seu tempo da maneira como você achar melhor.

É claro que esses códigos estão refletidos nos produtos da marca, que afirma ser 100% vegana, cruelty-free e sustentável. Na O.U.i, todos os produtos levam o “L’Essence de Grasse”, um óleo exclusivo composto a partir das cinco colheitas excepcionais de Grasse, no Sul da França: rosa, lavanda, mimosa, sálvia e folhas de violetas.

Além disso, alguns deles já contam com refis que reduzem a emissão de gases, pesam cerca de 91% do peso da embalagem em vidro e impactam, positivamente, as cadeias de produção e logística.

(Clique sobre as imagens para ampliar)

 

 As fragrâncias de O.U.i 

É nas ruas de Montmartre que se encontra o atelier O.U.i. Nesse bairro parisiense, a coleção de perfumes ganhou vida e, sobretudo, alma francesa. Pierre Aulas conta que o princípio de tudo foi criar fragrâncias de alto padrão, uma vez que a excelência dos franceses para a perfumaria está diretamente associada à qualidade dos produtos e das matérias-primas.

E foi muito importante para ele, durante o processo, reintroduzir a sabedoria e os elementos que pertencem à história de Grasse, uma vez que a cultura do lugar ainda se faz presente, em teoria, mas os novos clientes (leia-se marcas) não estão interessados em fragrâncias ou métodos de produção mais tradicionais.

Assim, houve um direcionamento para que as fragrâncias trouxessem um toque francês, que se afastasse dos lugares comuns, como o gourmand ou o fougère clássico. E isso veio com o acorde chipre, muito apreciado na França, segundo Pierre.

No Brasil, os produtos O.U.i estão à venda no e-commerce próprio e nos sites da Beleza na Web e da Beauty Box, além de algumas lojas da Sephora. Na Europa, a compra está disponível no site fr.ouiparis.com.

A partir daqui você confere as minhas avaliações para cada uma das fragrâncias do universo O.U.i. Bon Voyage!

Perfumart - resenha do perfume O.U.i - Hôtel De Ville 193
HÔTEL DE VILLE 193:

A composição lista notas de bergamota, cardamomo e toranja, no topo; Sálvia, gerânio e pimenta preta, no corpo; Cedro, vetiver do Haiti e Patchouli, na base. Mas Fabrice também usou pera, gengibre e musgo. E como resultado, mais do que um fougère, Hôtel de Ville 193 é aromático e cheio de frescor.

Clique aqui e leia a resenha completa.

ICONIQUE 001:

A fragrância de Iconique 001 preenche a lacuna dos orientais e traz notas de gengibre e cardamomo, na saída; Lavanda, café e açúcar mascavo, no corpo; Fava tonka, patchouli e sândalo, na base.

Clique aqui e leia a resenha completa.

Perfumart - resenha do perfume O.U.i - Iconique 001
Perfumart - resenha do perfume O.U.i - Jardin de Grasse
JARDIN DE GRASSE:

É a única fragrância comercializada como unissex. Uma verdadeira colônia francesa, produto emblemático da perfumaria mundial. Reúne notas de néroli e bergamota italiana, seguidas por um corpo de pimenta rosa, flor de laranjeira da Tunísia e petitgrain, sobre uma base de sândalo, almíscar e ládano.

Clique aqui e leia a resenha completa.

LA VILLETTE 470:

Uma fragrância de bastante refinamento com notas de mandarina, bergamota e framboesa, no topo. O corpo revela notas de jasmim Sambac, rosa e flor de laranjeira. Na base da pirâmide olfativa foram combinadas notas de patchouli da Indonésia, sândalo e acorde de pralinê.

Clique aqui e leia a resenha completa.

Perfumart - resenha do perfume O.U.i - La Villette 470
Perfumart - resenha do perfume O.U.i - L'Amour-Esse 142
L’AMOUR-ESSE 142:

Partiu da fama que os franceses têm de serem os melhores amantes do mundo e de como seria a fragrância da mulher que fica à espera de seu amor, na hora dos encontros. Classificada como floral-branca, reúne notas de pimenta rosa e frésia, no topo; Flor de laranjeira, ylang-ylang e heliotrópio, no corpo; Sândalo, baunilha e almíscar, na base.

Clique aqui e leia a resenha completa.

L’EXPÉRIENCE 706:

A intenção era criar um fougère – por ser um estilo tradicional no universo de fragrâncias masculinas – com uma evolução lenhosa. Para tal, a perfumista combinou notas de bergamota, gengibre e toranja, sobre um corpo de sálvia, folha de violeta e tomilho, que descansa sobre uma base amadeirada de musgo, patchouli, vetiver e sândalo.

Clique aqui e leia a resenha completa.

Perfumart - resenha do perfume O.U.i - L'expérience 706
Perfumart - resenha do perfume O.U.i - Madeleine 862
MADELEINE 862:

O conceito criativo aborda a tradição das casas de chá parisienses e, apesar de ter se tornado famosa pelos seus macarons, foi um chá de especiarias servido com madeleines que inspirou o perfumista a criar esta fragrância, que reúne notas de pimenta rosa e framboesa, no topo; Tuberosa e rum, no corpo; Sândalo, baunilha e almíscar branco, na base.

Clique aqui e leia a resenha completa.

PARADIS ROUGE:

Uma Edição Especial inspirada no maior ícone de Paris, a Torre Eiffel. É classificada como floral-especiada e vale lembrar que carrega um percentual do “L’Essence de Grasse”, que vem a ser um ingrediente presente em todas as criações da marca, explorando as colheitas de rosa, sálvia, lavanda, mimosa e folhas de violetas, nativas do sul da França, conhecidas como as Cinco Colheitas Excepcionais.

Clique aqui e leia a resenha completa.

Perfumart - resenha do perfume O.U.i - Paradis Rouge
Perfumart - resenha do perfume O.U.i - Rivière Bleue
RIVIÈRE BLEUE:

Uma Edição Especial inspirada no Rio Sena (La Seine), com seus quase 800km de extensão. Os ingredientes principais da fragrância são o cardamomo, na saída; as folhas de violetas, no coração; o cedro e o sândalo, ao fundo.

Clique aqui e leia a resenha completa.

SCAPIN 245:

Classificada como floral-oriental, traz notas de saída de bergamota e frésia, abrindo espaço para um buquê floral de jasmim Sambac e gardênia, sobre uma base de fava tonka e madeiras ambaradas. Um tributo ao Escapismo, com o savoir-vivre dos franceses.

Clique aqui e leia a resenha completa.

Perfumart - resenha do perfume O.U.i - Scapin 245

E aí, gostou? Então me conta quais são os seus produtos favoritos do universo O.U.i aqui nos comentários.

 

Textos: Perfumart / Imagens: reprodução – O.U.i e Perfumart.


The following two tabs change content below.
𝘽𝙤𝙧𝙧𝙞𝙛𝙖𝙣𝙙𝙤 𝙘𝙤𝙣𝙝𝙚𝙘𝙞𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤 𝙝𝙖́ 𝙖𝙣𝙤𝙨. Crítico de fragrâncias, jurado de premiações nacionais nas categorias de perfumaria fina e cosméticos masculinos, além de consultor particular de estilo em fragrâncias e criador do Perfumart, blog especializado no assunto.

4 comments on “O.U.i, a marca do Grupo Boticário com DNA francês.

  1. Lola Kassis

    Viajei com as resenhas feitas por você Cassiano e, pude praticamente sentir essas fragrâncias, novidade que a O.U.I. criou e disponibilizou, por intermédio de suas palavras. Obrigada!

  2. Fabiano Souza

    Perfumart, muito obrigado, foi através de você Cassiano, que pude conhecer e amar essas fragrâncias. Estou louco agora para avançar no universo O.U.I. e embarcar nos hidratantes, esfoliantes e sabonetes!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: