shadow

SCAPIN 245, DE O.U.i

Perfumart - resenha do perfume O.U.i - Scapin 245

Scapin 245 é de 2021 e faz parte das fragrâncias de O.U.i que visam alcançar o público feminino. A perfumista responsável pela sua fragrância foi Nathalie Lorson, que já criou para marcas como Azzaro, Boucheron, Chopard, Giorgio Armani, Lalique, Parfums de Marly, etc. e também está por trás das fragrâncias de Iconique 001 e L’Expérience 706, para a O.U.i.

O conceito criativo gira ao redor de uma comédia de três atos, criada por Molière, chamada Les Fourberies de Scapin (As Artimanhas de Scapino, em nosso idioma). A peça foi encenada, pela primeira vez, em 24 de maio de 1671, no teatro do Palais Royal em Paris. Daí, o nome ao lado do numeral 245.

A inspiração, de acordo com Nathalie Lorson, foi a mulher francesa que exala confiança e elegância, e que assiste à um espetáculo no Palais Royal com um belo e confortável vestido de noite. A fragrância de Scapin 245 é classificada como floral-oriental e traz notas de saída de bergamota e frésia, abrindo espaço para um buquê floral de jasmim Sambac e gardênia, sobre uma base de fava tonka e madeiras ambaradas.

Por onde eu começo? Bem, muito comparado ao famoso Good Girl (Carolina Herrera), o Scapin 245 já foi até chamado de Scarpin (modelo clássico de sapato feminino) em vídeo. Por mais que erros aconteçam, a credibilidade vai para o ralo nessas horas. E então, aproveitando esse gancho, vi muitos comentários do tipo: “é idêntico ao Good Girl, só que…” mais floral, menos doce, sem o café etc. E eu me pergunto: até quando? Idêntico é uma coisa, parecido é outra! Não dá para generalizar, porque vivemos a era da influência digital.

Voltando ao que importa, Scapin 245 tem uma saída fresca, mas que não chega a ser exatamente cítrica. Aqui, a bergamota entra como nota de suporte para a frésia, que traz nuances florais picantes. E quase que de imediato, o jasmim invade o ambiente com seu teor indólico e sensual, que recebe uma dose maior de sofisticação, graças à presença da gardênia, flor que sempre deixa as fragrâncias mais requintadas.

Não demora muito para que o lado mais adocicado de Scapin 245 apareça. A fava tonka confere uma grande carga de dulçor amendoado e as madeiras ambaradas funcionam, na verdade, como uma mistura de sândalo com âmbar. Por isso, a secagem se mostra tão cremosa.

Acho válido contar sobre a minha experiência com o cheiro de lavanda que se revela na pele. E isso vem da mistura com o “L’Essence de Grasse”, que vem a ser um ingrediente presente em todas as criações da marca, explorando as colheitas de rosa, sálvia, lavanda, mimosa e folhas de violetas, nativas do sul da França.

Scapin 245 não é um perfume cuja fragrância inova, verdade seja dita. E possui, realmente, similaridade com o primo brasileiro Floratta Red (O Boticário), sendo que este último é mais frisante e cítrico, graças às notas de flor de laranjeira e laranja, que o tornam um pouco mais versátil e agradável para uso diurno.

Com relação à performance, Scapin 245 não desaponta. E por mais que seja mais do mesmo, para muitas mulheres, é o tipo de fragrância considerada como sensual, por grande parte do público masculino. Um tributo ao Escapismo, com o savoir-vivre dos franceses.


The following two tabs change content below.
𝘽𝙤𝙧𝙧𝙞𝙛𝙖𝙣𝙙𝙤 𝙘𝙤𝙣𝙝𝙚𝙘𝙞𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤 𝙝𝙖́ 𝙖𝙣𝙤𝙨. Crítico de fragrâncias, jurado de premiações nacionais nas categorias de perfumaria fina e cosméticos masculinos, além de consultor particular de estilo em fragrâncias e criador do Perfumart, blog especializado no assunto.

2 comments on “SCAPIN 245, DE O.U.i

  1. Claudinete

    Qual perfume é semelhante ao ambos fem?

  2. Vânia Silva catão

    Olá, então eu tenho o perfume o.u.i scarpin mais não vi nda de mais …não fixou bem a minha pele ,e gostoso, mais no boticario existe melhores q scarpin da o.u.i. q pena achei q fosse melhor q fixasse por mais tempo Na minha pele mais…não foi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *