shadow

MADELEINE 862, DE O.U.i

Perfumart - resenha do perfume O.U.i - Madeleine 862

Madeleine 862 é de 2021 e faz parte das fragrâncias de O.U.i que visam alcançar o público feminino. O perfumista responsável pela sua fragrância foi Fabrice Pellegrin, que já criou para marcas como Agonist, Azzaro, Boucheron, By Kilian, Jean Paul Gaultier, Diptyque etc. e também está por trás das fragrâncias de L’Amour-Esse 142 e Paradis Rouge para a O.U.i.

O conceito criativo aborda a tradição das casas de chá parisienses, cuja história está diretamente ligada à família Ladurée, pois foi Louis Ernest Ladurée que abriu sua primeira padaria em Paris, localizada no número 16 da Rue Royale, em 1862. Apesar de ter se tornado famosa pelos seus macarons, foi um chá de especiarias servido com madeleines que inspirou o perfumista a criar esta fragrância, que reúne notas de pimenta rosa e framboesa, no topo; Tuberosa e rum, no corpo; Sândalo, baunilha e almíscar branco, na base.

Dito isso, fica mais fácil entender a razão de seu nome, que foi agregado à data de inauguração da famosa Ladurré Paris.

Madeleine 862 funciona como uma sobremesa parisiense, gourmand e viciante, que mistura o sabor alcóolico do Baba au Rhum (bolo embebido com rum e acompanhado por chantilly ou creme de confeiteiro) com a delicadeza narcótica da tuberosa. E o resultado, ainda que muito apetitoso, não combina com o nome e a inspiração do perfume. E isso é um ponto negativo, porque acaba gerando frustração em quem compra às cegas.

A explicação é simples: a madeleine tradicional tem cheiro e sabor cítrico, pois leva laranja e limão na receita. A fragrância de Madeleine 862, por sua vez, tem saída frutada e evolução doce, com bastante presença da framboesa e da baunilha, ao fundo, explodindo na pele como uma bala frutada de aspecto azedinho-doce e secando como um chantilly.

Na minha pele, a fragrância de Madeleine 862 se mostra desafiadora, especialmente, assim que é borrifada. A saída traz um lado doce e curioso, com nuances que lembram mel e acorde de frutas vermelhas secas. O insistente cheiro de calda flambada é delicioso e não é muito feminino.

O problema, para mim, é que a evolução perde muito desse lado inusitado e acaba revelando uma fragrância floral e enjoativa, que só funciona em dias de temperaturas baixas. Sem falar que se torna extremamente feminina, conforme seca, e desaponta quem acreditava no amor à primeira vista.

É verdade que se parece com o Liz, de O Boticário? Sim, lembra, mas só depois de algumas horas. Se usadas, lado a lado, ambas deixam claras as suas diferenças, sendo esta última bem mais leve, frutada e com evolução mais lenta. Já Madeleine 862 tem fragrância mais densa, cremosa e alcóolica. Porém, em dado momento, ambas parecem um chantilly de frutas vermelhas aplicado sobre uma cama de suspiros.

A performance é muito boa, a saída é inebriante, mas a história se perde na secagem. Começou com um “uau” 😲, mas terminou com um “humph” 😤.


The following two tabs change content below.
𝘽𝙤𝙧𝙧𝙞𝙛𝙖𝙣𝙙𝙤 𝙘𝙤𝙣𝙝𝙚𝙘𝙞𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤 𝙝𝙖́ 𝙖𝙣𝙤𝙨. Crítico de fragrâncias, jurado de premiações nacionais nas categorias de perfumaria fina e cosméticos masculinos, além de consultor particular de estilo em fragrâncias e criador do Perfumart, blog especializado no assunto.

5 comments on “MADELEINE 862, DE O.U.i

  1. Tô triste comprei o refil veio uma cor diferente veio numa cor amarela ,na vês passada veio na cor rosa e a cor amarela do Madeline 862 não está fixando

    • Já reclamou com o SAC? Acredito que eles irão proceder com a troca sem maiores problemas.

  2. Amanda Emanuely

    Acabei de comprar o meu é estou decepcionada. A perfume não tem cheiro de nada, é pior que uma água de cheiro das mais fracas que existe.
    Comprei o kit com hidratante corporal, creme para mãos e o perfume.
    Criei tantas expectativas, pois amo composições com baunilha e chantilly, mas esse perfume não tem nada de bom. Estou tão decepcionada 😭😭😭😭😭😭

    • Poxa, que chato! Em mim, como eu digo na avaliação, a performance foi muito boa.

  3. Sou extremamente enjoada para perfume e não gosto de perfume doce, mas esse me encantou muito.
    Ele não é aquele doce artificial,ele é suave mas ao mesmo tempo marcante.
    A fixação é surreal,ele fica por hooooooooras exalando o perfume,e quanto mais tempo passa,mais gostoso ele fica.
    É o segundo perfume q eu já comprei na vida pq nenhum me agrada,mas esse me deixou apaixonada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *