shadow

WARSZAWA, DE PUREDISTANCE

Perfumart - resenha do perfume Puredistance - WarszawaEste Pure Parfum Extrait, vendido em concentração de 25% Perfume Oil, foi lançado em dezembro de 2016, mas sua venda mundial está prevista para novembro de 2017. Isso ocorreu porque a fragrância, que levou cerca de dois anos para ser desenvolvida, foi trabalhada em colaboração exclusiva com a Perfumaria Quality Missala, uma das mais importantes perfumarias da Europa e distribuidora de grifes do mercado de nicho, na Polônia. Por conta dessa parceria, a empresa ganhou o direito de comercializar a fragrância, com exclusividade, um ano antes dos demais mercados.

O nome Warszawa presta homenagem à Varsóvia (em Língua Inglesa, Warsaw) e a fragrância foi inspirada pela classe e elegância das mulheres polacas e pela rica história de Varsóvia, relembrando o glamour de uma época, na qual roupas, joias e perfumes faziam da mulher um objeto de desejo e admiração (sem sexismo implícito).

Warszawa possui notas de gálbano, toranja, folhas de violetas, absoluto de jasmim, absoluto de giesta, manteiga de íris, patchouli, vetiver e estoraque.

Ao tocar a pele, Warszawa nos transporta para uma outra época, na qual casacos de pele, brincos de pérolas e luvas mostravam poder e posição social. Por mais incorreto que nos pareça hoje, algumas imagens e ações foram importantes para o mercado e para o comércio, de forma geral. Por exemplo, o simples ato de fumar um cigarro já foi visto como algo refinado e glamoroso. Por esta razão, os ditos “filmes de época” ainda fazem sucesso e mexem com o imaginário de muitas pessoas.

A fragrância de Warszawa vai ao encontro desse lugar – escondido na fantasia de muitas mulheres –, recuperando a sensualidade e a feminilidade adormecida, em meio a tantos lançamentos sem graça, sem brilho e sem cor, que a perfumaria moderna continua nos apresentando. Temos, aqui, um potente chipre floral e frutado, no qual o absoluto de jasmim exala, de forma impiedosa, entre nuances frutadas (toranja) e verdes (gálbano e vetiver). Contudo, na minha opinião, o grande segredo desta composição vem da giesta (Spartium Junceum), com suas facetas luminosas e florais, que lembram flor de laranjeira em um instante, e mel, logo em seguida.

O perfumista por trás de Warszawa é Antoine Lie, também responsável pelas fragrâncias de Puredistance Black e Puredistance White. Ele teve, como pano de fundo, os acordes de Nocturne Nº. 20 (de Chopin) e conseguiu criar uma fragrância mutante e de elegância atemporal, que parece exalar de formas diferentes em cada ponto de aplicação. Por vezes, evolui para um cheiro de sabonete luxuoso; em instantes, ganha nuances cremosas e atalcadas, que exalam por horas sobre a pele.

Warszawa corresponde ao gosto de mulheres que carregam paixão por chipres-florais dos anos 80 e 90, como Amarige (Givenchy) ou Yvresse (YSL). Aqui, a sofisticação tem forma de vestido de veludo, cabelos presos, maquiagem discreta e entrada triunfal pelos salões. Um perfume especial para mulheres mais exigentes!


 

The following two tabs change content below.
BORRIFANDO CONHECIMENTO HÁ ANOS. Crítico de fragrâncias, jurado de premiações nacionais nas categorias de perfumaria fina e cosméticos masculinos, além de consultor particular de estilo em fragrâncias e criador do Perfumart, maior blog especializado no assunto.

2 comments on “WARSZAWA, DE PUREDISTANCE

  1. Jonas Belo

    Bela resenha para um super perfume. A vontade de tê-lo é imediata,rsrs. Você acha compartilhável? Parabéns!! Abs.

    • Oi Jonas!
      Sinceramente, não acho. Como sabemos, perfume não tem gênero, mas este aqui é um exemplo claro de fragrância feminina. É claro que pode ser usada por homens, assim como Amarige ou qualquer outro floral. Mas acho que Opardu, por exemplo, é muito mais compartilhável. Procuro usar o termo “compartilhável” nas minhas resenhas, quando não enxergo qualquer barreira de gênero. Neste caso, pode até não ser comercializada como “unissex”, que eu informo mesmo assim. É preciso ter uma atenção constante com a informação que transmito, independente do meu gosto pessoal para perfumes. Espero ter ajudado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *