A Acqua di Parma começou em um pequeno laboratório de perfumaria no centro da cidade velha de Parma. A sua primeira fragrância, chamada Colonia, foi criada em 1916, quando mestres perfumistas conceberam uma fragrância excepcionalmente fresca e moderna em comparação com os perfumes de origem alemã, que eram tão populares na época. O mais impressionante era a sua pureza, produzida exclusivamente com ingredientes naturais. Até hoje, sua composição nunca foi alterada.
Era usada, inicialmente, para perfumar os lenços de bolso masculinos. Rapidamente, se tornou um símbolo de elegância italiana entre as celebridades americanas e europeias, na pré-guerra (anos 1930) e na pós-guerra (1950). Cary Grant, David Niven e Ava Gadner, além de Audrey Hepburn, estavam entre os admiradores apaixonados pela fragrância. Então, de uma pequena fábrica, Acqua di Parma passou para uma casa proeminente e passou a ter distribuição ampla. Na década de 1960, Acqua di Parma tornou-se uma casa de perfume exclusiva e de alta sociedade. Mas os anos de fortuna foram seguidos por anos de luta pela sobrevivência no mercado.
No início da década de 1990, três italianos influentes – Diego Della Valle, Luca Cordero Di Montezemolo (Ferrari) e Paolo Borgomanero (La Perla) – uniram suas forças em um impulso patriótico de preservar o clássico italiano: restaurar a Acqua di Parma.
Na busca por bons investimentos e posicionamento no mercado internacional, os três senhores assinaram um contrato com uma gigante de bens de luxo, a LVMH (Louis Vuitton Moët Hennessy) que, em 2001, veio a possuir a grife Acqua di Parma. Isso reforçou o apelo internacional da marca e levou a uma tradução de seus valores em novas linhas e produtos que expressam um conceito original de luxo contemporâneo. Foi introduzida uma nova coleção feminina (Le Nobili) e o mundo do Blu Mediterraneo aumentou a sua gama com uma linha de cuidados específicos, o Blu Mediterraneo Italian Resort.
O modelo de estilo italiano foi salvo e seu sucesso continuou com o seu desenvolvimento. Mais uma vez, Hollywood virou seu rosto para a pequena, mas orgulhosa Acqua di Parma, e o afeto de seus antecessores famosos foi transmitido a Kevin Costner, Woody Allen, Sharon Stone, entre outros.
Todas as linhas continuam a ser produzidas estritamente na Itália e são distribuídas em 36 países em todo o mundo. A empresa tem mais de 55 perfumes lançados no mercado e suas criações contam com a colaboração de perfumistas como Bertrand Duchaufour, Jean-Claude Ellena, Francois Demachy, Francoise Caron, Francis Kurkdjian, Antoine Maisondieu e Alberto Morillas.
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