shadow

LAPIDUS POUR HOMME GOLD EXTREME, DE TED LAPIDUS

Perfumart - resenha do perfume Ted Lapidus - lapidus gold extremeLançado no início de 2015, Lapidus Pour Homme Gold Extreme chegou ao mercado para complementar a linha Lapidus, cuja fragrância original foi lançada em 1978 e ganhou sua primeira variação, em 2012, chamada Lapidus Pour Homme Black Extreme.

De acordo com o press release oficial, Lapidus foi inspirado em suas origens: a pedra (do latim lapideus). Desta vez, a inspiração é uma rocha ocre presente no sul da França, que brilha sob os raios do sol e oferece uma gama de tons brilhantes e quentes.

E como nós já sabemos, um dos maiores obstáculos que um novo produto pode enfrentar é a opinião do público. Contudo, em se tratando de perfumaria, a situação ganha uma proporção gigantesca, ainda mais com a internet ao alcance de todos.

Houve um tempo em que toda fragrância que tivesse o termo Black em seu nome era, automaticamente, comparada ao perfume Bvlgari Black. Esse processo se repetiu, após o enorme sucesso de 1 Million. Desde então, qualquer frasco pintado de dourado é, automaticamente, comparado ao perfume de Paco Rabanne. Obviamente, essas comparações simplistas e generalizadas possuem o seu lado positivo e o negativo.

Lapidus Pour Homme Gold Extreme traz notas de toranja rosa, pimenta rosa de Bourbon e cardamomo, na saída. Em seguida, combina notas de flor de laranjeira, cravo, noz-moscada, canela e madeira de ameixeira, no corpo. Na base da pirâmide olfativa, notas de vetiver, âmbar, baunilha e couro encerram a composição.

Na pele, o resultado é bem estranho! O lado suculento da toranja se funde ao lado picante do cardamomo e resulta em uma saída medicinal e, ao mesmo tempo, adstringente. Parece que você apertou um frasco de shampoo para sentir o cheiro e, acidentalmente, um pouco do conteúdo acertou a sua narina. Se muito aplicado, faz até espirrar.

Passados alguns minutos, quando o corpo da fragrância já deveria estar se mostrando, ainda fica difícil de identificar as especiarias quentes e, sobretudo, o cheiro da flor de laranjeira, normalmente adocicada e indólica. Ao meu olfato, se sobressaem as notas frutais da ameixeira e um pouco da canela, mas nada muito picante. Por fim, após uma longa e sutil evolução, percebo apenas o âmbar e uma nuance oriental.

De forma curiosa, na minha pele, esta versão me causou cansaço olfativo. Depois de um certo tempo, eu não consigo mais sentir o perfume, mas sei que ele continua exalando. Digo isso, porque recebi vários elogios durante as fases de teste e este é, talvez, o lado positivo que eu não consegui enxergar. Ou seja, projeta muito bem e, com relação à fixação, esta sim faz jus à tradição e ao nome da família Ted Lapidus.

Para mim, Lapidus Pour Homme Gold Extreme não possui semelhança com 1 Million, tampouco com os demais Lapidus, o que me decepcionou bastante (a não ser que a fragrância atual de Lapidus pour Homme esteja assim, depois de reformulada). Ficou claro que é apenas mais um flanker, seguindo a tendência do mercado em aproveitar nomes e identidades visuais, barateando custos.

Pode ser uma boa opção para a garotada que está partindo para as baladas, mas não para o homem que se identifica com o DNA da linha Lapidus. A versão Black Extreme ficou muito boa, na minha opinião, mas esta aqui deixou muito a desejar. Em se tratando de perfumes com assinatura medicinal e nuances quentes, prefiro o Bogart Story Red.

Sigo em frente, torcendo para que Lapidus Pour Homme Sport, anunciado em novembro de 2015, seja melhor.


 

The following two tabs change content below.
BORRIFANDO CONHECIMENTO HÁ ANOS. Crítico de fragrâncias, jurado de premiações nacionais nas categorias de perfumaria fina e cosméticos masculinos, além de consultor particular de estilo em fragrâncias e criador do Perfumart, maior blog especializado no assunto.

2 comments on “LAPIDUS POUR HOMME GOLD EXTREME, DE TED LAPIDUS

  1. Maria Santos

    Cassiano,bom dia. O aroma de canela se sobressai ?Qual perfume unissex com canela bem proeminente vc poderia me indicar ??

    • Perfume unissex com canela marcante é difícil, porque é uma nota muito mais presente em fragrâncias masculinas do que femininas. Se isso não é problema para vc, tudo bem.
      Jaipur é canela pura, de alta qualidade. Spicebomb tb tem uma bela canela!
      Algumas fragrâncias de nicho tb trazem canela mais marcante, porque não se prendem a gêneros. É o caso de Serge Noire, Féminité du Bois, Close Up, etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *