shadow

PRIMERO MAROCAINE, DE ARTE OLFATTO NICHE LAB

Perfumart - resenha do perfume Arte Olfatto - Primero Marocaine

O perfume Primero Marocaine foi lançado em 2021 e seu conceito fala sobre uma viagem por terras áridas e ricas em cheiros. Te lembra algum lugar? Sim, o Marrocos.

Mas esta criação trouxe um ingrediente central, que não é uma especiaria famosa ou uma flor carnal. Aqui, o haxixe marroquino ganha destaque e seu nome vem estampado no frasco do perfume.

Para quem não sabe, o haxixe (ou hash) é uma resina extraída da planta da maconha e o Marrocos é o seu maior exportador. Os árabes que são seguidores do islamismo consideram a cannabis uma erva sagrada, assim como outras. Há diferentes tipos de haxixe marroquino, tais como o Caramelo, o Honey Blonde, o Polm e o Primero, considerado um tipo mais raro, cuja cor predominante é um castanho com tons esverdeados em seu interior (devido ao cultivo curto da planta) e seu cheiro é forte, com nuances doces.

Primero Marocaine lista notas de tabaco, canela, noz-moscada, açafrão e hashish marroquino, na saída. O corpo da fragrância carrega notas de patchouli, cedro e vetiver, enquanto a base traz notas de sândalo, madeira de guáiaco, fava tonka, couro, âmbar, baunilha e almíscar.

E quando eu ainda vejo pessoas reclamando que a perfumaria já não está trazendo inovação, me deparo com uma fragrância que já tem dois anos no mercado de nicho europeu e que prova que há muita inovação a ser apresentada ao público.

Primero Marocaine é uma obra-prima! Sua fragrância é amadeirada, ambarada, opulenta, semigourmand, especiada, árida e, como era de se esperar, inebriante. Ao tocar a pele, um tabaco denso e cheio de facetas de mel exala com primor, salpicado por doses generosas de canela e açafrão vermelho. Se vende nos primeiros segundos, tamanha qualidade e poder de sedução.

A evolução é sutil e lenta, então não é fácil notar muito das notas de vetiver e cedro, para ser sincero. Mas o patchouli é perceptível e tem nuances de chocolate amargo. E o ato de levar o nariz ao meu braço, onde borrifei a fragrância, se torna repetitivo e prazeroso.

Muito tempo depois, um cheiro mais amendoado emerge e o teor âmbar fica mais evidente, com muita fava tonka e baunilha. O sândalo é belo, mas é a nota de couro que faz sucesso na minha pele, porque dá um corte no dulçor e traz o aspecto árabe retratado pelos cavalos do deserto e as peças de montaria.

Primero Marocaine é ouro líquido, que se funde ao dourado do sol sobre as areias do Marrocos, e dura por mais de dez horas na minha pele. Fascinante e diferente de tudo o que possuo no meu acervo até o momento.

No final das contas, você não precisa fumar haxixe para sentir uma onda de prazer. Basta borrifar Primero Marocaine!


The following two tabs change content below.
𝘽𝙤𝙧𝙧𝙞𝙛𝙖𝙣𝙙𝙤 𝙘𝙤𝙣𝙝𝙚𝙘𝙞𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤 𝙝𝙖́ 𝙖𝙣𝙤𝙨. Crítico de fragrâncias, jurado de premiações nacionais nas categorias de perfumaria fina e cosméticos masculinos, além de consultor particular de estilo em fragrâncias e criador do Perfumart, blog especializado no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *