A Escentric Molecules (o nome brinca com o termo “scent” e significa, de forma não literal, Moléculas Excêntricas) foi criada e lançada, em 2006, na Harvey Nichols (em Londres). Tim Blanks, crítico de moda, editor da Style.com e colaborador de publicações de peso, como Vogue, GQ, Financial Times, etc. se uniu a seu companheiro, Jeff Lounds, com quem está junto há mais de 25 anos, para lançar uma linha de fragrâncias completamente diferente do movimento presente naquela época.
Enquanto perfumarias independentes surgiam a olhos vistos e a perfumaria natural ganhava mais força e novos usuários, criar uma marca que explorava moléculas e compostos sintéticos parecia loucura. Mas essa loucura deu certo! A linha foi a mais vendida em toda a história da loja londrina, sendo que Molecule 01 teve mais de 600 nomes na lista de espera e foi o perfume mais procurado da loja por 5 anos. Quando chegou à Austrália, todo o estoque foi vendido em cerca de 48 horas.
Para criar as fragrâncias, a dupla se uniu ao perfumista alemão Geza Schoen, que vinha se destacando no mercado internacional de perfumes de nicho, após um período de desilusão com a indústria de fragrâncias, que o fez abrir mão de um trabalho em Paris e se mudar para Londres, por volta do ano 2001. Alguns anos mais tarde, ele retornou para Berlim.
De acordo com a empresa, quando Geza Schoen sentiu, pela primeira vez, o cheiro do Iso E Super, de forma isolada, ele notou que este ingrediente era o denominador comum em todas as fragrâncias que gostava. Então, passou a criar fragrâncias com proporções inéditas contendo tal nota. Num belo dia, ele e um amigo estavam saindo para beber, quando decidiu que não iria fazer uso de suas composições, mas apenas do Iso E Super. Então, borrifaram sobre a pele e, segundo o próprio perfumista, o resultado foi surpreendente. Assim que se sentaram no bar, uma mulher se aproximou para perguntar sobre a fragrância.
A partir desse dia, Geza Schoen percebeu que havia algo a ser experimentado. Criou duas fragrâncias em homenagem a esse enigmático composto. Uma delas continha 65% da molécula e o resto da fórmula consistiria de ingredientes projetados para ressaltar suas demais facetas (escentric 01). Já a outra foi feita para fugir dos padrões de criação até então existentes, pois traria apenas o Iso E Super. A intenção era ver como cada pele reagiria em contato com a molécula (molecule 01).
Desde o seu lançamento, em 2006, a marca Escentric Molecules se tornou um fenômeno de vendas e se estabeleceu no mercado de fragrâncias. Depois do primeiro duo, vieram outros seguindo a mesma linha de pensamento. O de número 02 focou no Ambroxan e o de número 03 focou no Acetato de Vetiveryl.
Em 2009, ele iniciou uma linha paralela chamada The Beautiful Mind, trabalhando com mulheres de destaque em diferentes áreas criativas, criando fragrâncias dedicadas ao poder da mente feminina. Em 2017, foi a vez de um novo duo (número 04), cujo ingrediente principal tinha foco no Javanol.
A linguagem visual da grife Escentric Molecules reforça o conceito da arte aliada à química, como ciência. Os duos são explorados como pares binários e as embalagens possuem acabamentos metálicos e cores vibrantes. No Brasil, os perfumes são licenciados pela Espirito Bird, empresa certificada pelo fabricante.
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