shadow

MOLECULE 03, DE ESCENTRIC MOLECULES

Perfumart - resenha do perfume Escentric Molecules - Molecule 03

Molecule 03 compõe o terceiro par de fragrâncias criadas por Geza Schoen e que foram trabalhadas sobre uma determinada molécula sintética já utilizada na perfumaria. Para o duo lançado em 2010, o perfumista utilizou o Acetato de Vetiveryl, usado para conferir o cheiro do vetiver.

O óleo essencial do vetiver é obtido através da destilação a vapor de suas raízes, geralmente depois de secas ao sol. Por ser uma matéria-prima natural difícil de ser sintetizada, profissionais da indústria conseguiram criar bases que reproduzem o cheiro de seu óleo, como é o caso da Vetyrisia, criada pela Firmenich. Há, também, o chamado Vertofix, bem como o Acetato de Veticol.

No caso do Acetato de Vetiveryl, o perfumista explica que tal molécula pode ser descrita como híbrida. Seria uma fração do óleo de vetiver, destilada das raízes de uma grama indiana, posteriormente cruzada com ácido acético a fim de remover os aspectos amargos e coriáceos da raiz.

Na minha pele, Molecule 03 é a mais perceptível dentre as três fragrâncias homônimas, que trazem apenas as moléculas de forma pura. Enquanto as duas anteriores apresentavam um cheiro muito forte de álcool quando borrifadas, esta já traz. de imediato, as nuances do vetiver, ingrediente adorado por uns e odiado por outros. Seu cheiro mais reconhecido é aquele cheio de facetas amadeiradas e secas, que carregam traços verdes e musgosos em alguns casos, mas também leves e gramíneos, em outros poucos. Porém, no caso desta fragrância, o resultado é um pouco diferente, pois temos várias nuances amargas que insistem em ir e vir durante a evolução.

Molecule 03 é autossuficiente e embora possua o conceito de layering proposto pela grife, não requer coadjuvantes e funciona muito bem por conta própria. É um perfume para os fãs de vetiver e para quem busca desvendar sua evolução de forma desmembrada. Particularmente, não tenho do que reclamar, pois a fragrância exala por horas, sem agredir quem está ao redor, e a fixação é surpreendente, daquelas que você ainda sente no dia seguinte, mesmo após o banho.

Em termos de relação custo-benefício e, sobretudo, de cumprimento de expectativas, Molecule 03 é a mais completa, na minha opinião. E lá vou eu, rumo à sua variável, chamada de Escentric 03.


 

The following two tabs change content below.
Publicitário, amante da comunicação, blogueiro, apaixonado por fragrâncias e cosméticos em geral. É colecionador de perfumes, crítico de fragrâncias nacionais e internacionais, consultor particular de estilo em perfumaria e dono de um grupo no Facebook voltado apenas para os homens. Criador e proprietário do Perfumart, portal especializado em perfumaria.

Fique à vontade para deixar o seu comentário!

Translate »