shadow

ESCENTRIC 03, DE ESCENTRIC MOLECULES

Perfumart - resenha do perfume Escentric Molecules - Escentric 03

O perfume Escentric 03 foi lançado em 2010, juntamente com seu par (e fragrância tema) Molecule 03. Novamente, as fragrâncias foram trabalhadas sobre uma determinada molécula sintética já utilizada na perfumaria. Desta vez, foi utilizado o Acetato de Vetiveryl, que confere o cheiro do vetiver.

Na resenha do perfume Molecule 03, eu abordei um pouco mais o ingrediente. Nesta análise, vou manter o foco na fragrância, que foi construída para prestar homenagem às três raízes mais utilizadas na perfumaria comercial: o vetiver, o gengibre e a íris (orris root).

Escentric 03 possui notas de gengibre, pimenta verde e casca de limão Mexicano, no topo. Em seguida, o coração revela notas de jasmim Egípcio, íris e chá, que descansam sobre uma base densa e amadeirada de vetiver (retratada através da molécula tema), sândalo, cedro, almíscar e bálsamos.

Na pele, Escentric 03 não decepciona! É classificado como um chipre, por causa de seus contrastes frescos e quentes, luminosos e densos. Consegue unir um lado clássico de colônias mais antigas com o frescor floral de fragrâncias mais atuais. A saída é vibrante e agrada aos fãs de perfumes cítricos. O corpo se mostra mais neutro ou melhor, unissex, e traz um jasmim bem verde, com o toque leve e calmante do chá. É neste momento da evolução que a fragrância mostra seu estilo mais relaxante. Por fim, a base traz um lado mais rústico e levemente acourado (ou coriáceo, como alguns preferem chamar).

Escentric 03 parece um chá feito com as cascas do limão e algumas rodelas de gengibre fervidas na água e deixadas em infusão com lascas de couro e madeira em pó. Posso estar enganado, mas o responsável por esse cheiro de couro me parece vir do bálsamo de Tolu.

É uma fragrância inovadora? Não. É completa em todos os aspectos? Não. Particularmente, sinto falta da molécula tema de forma mais perceptível e essa sensação me obriga a fazer uso de um processo de layering com a fragrância de Molecule 03, todas as vezes que quero ter esse efeito de forma mais duradoura. Ainda assim, Escentric 03 me deixou com uma sensação satisfatória e cheia de contradição, ao trazer um perfume sintético, em teoria, mas capaz de transmitir nuances bastante naturais, na prática.

Para finalizar, repito o que já disse nas análises anteriores: se você não conhece as fragrâncias da grife e tem curiosidade, sugiro começar sempre pelas de nome Escentric.


 

The following two tabs change content below.
BORRIFANDO CONHECIMENTO HÁ ANOS. Crítico de fragrâncias, jurado de premiações nacionais nas categorias de perfumaria fina e cosméticos masculinos, além de consultor particular de estilo em fragrâncias e criador do Perfumart, maior blog especializado no assunto.

4 comments on “ESCENTRIC 03, DE ESCENTRIC MOLECULES

  1. Rosangela Marchese da Silva

    Soube que esse perfume é delicioso, mas procuro um que seja suave, cítrico. Não gosto de amadeirado! Pode sugerir o que devo comprar porque essa numeração me deixa confusa. 1,3,5 ???? Preciso de uma orientação. Obrigada!!!

    • Por mais que tenha uma saída cítrica, a secagem pode te incomodar, uma vez que você não gosta de amadeirados e o vetiver tem essa característica de madeiras.

  2. Bruno Monteiro

    teremos resenha da série 04? Já estou terceiro frasco de Escentric 04 … na pele achei que ficou levemente parecido com a combinação Mol 01+Escen 01 7 só que mais quente talvez … e, sem dúvidas, uma fragrância que chama a atenção de todos. Gostaram tanto do meu que roubaram do meu armário do trabalho hahahaha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *