shadow

ESCENTRIC 03, DE ESCENTRIC MOLECULES

Perfumart - resenha do perfume Escentric Molecules - Escentric 03

O perfume Escentric 03 foi lançado em 2010, juntamente com seu par (e fragrância tema) Molecule 03. Novamente, as fragrâncias foram trabalhadas sobre uma determinada molécula sintética já utilizada na perfumaria. Desta vez, foi utilizado o Acetato de Vetiveryl, que confere o cheiro do vetiver.

Na resenha do perfume Molecule 03, eu abordei um pouco mais o ingrediente. Nesta análise, vou manter o foco na fragrância, que foi construída para prestar homenagem às três raízes mais utilizadas na perfumaria comercial: o vetiver, o gengibre e a íris (orris root).

Escentric 03 possui notas de gengibre, pimenta verde e casca de limão Mexicano, no topo. Em seguida, o coração revela notas de jasmim Egípcio, íris e chá, que descansam sobre uma base densa e amadeirada de vetiver (retratada através da molécula tema), sândalo, cedro, almíscar e bálsamos.

Na pele, Escentric 03 não decepciona! É classificado como um chipre, por causa de seus contrastes frescos e quentes, luminosos e densos. Consegue unir um lado clássico de colônias mais antigas com o frescor floral de fragrâncias mais atuais. A saída é vibrante e agrada aos fãs de perfumes cítricos. O corpo se mostra mais neutro ou melhor, unissex, e traz um jasmim bem verde, com o toque leve e calmante do chá. É neste momento da evolução que a fragrância mostra seu estilo mais relaxante. Por fim, a base traz um lado mais rústico e levemente acourado (ou coriáceo, como alguns preferem chamar).

Escentric 03 parece um chá feito com as cascas do limão e algumas rodelas de gengibre fervidas na água e deixadas em infusão com lascas de couro e madeira em pó. Posso estar enganado, mas o responsável por esse cheiro de couro me parece vir do bálsamo de Tolu.

É uma fragrância inovadora? Não. É completa em todos os aspectos? Não. Particularmente, sinto falta da molécula tema de forma mais perceptível e essa sensação me obriga a fazer uso de um processo de layering com a fragrância de Molecule 03, todas as vezes que quero ter esse efeito de forma mais duradoura. Ainda assim, Escentric 03 me deixou com uma sensação satisfatória e cheia de contradição, ao trazer um perfume sintético, em teoria, mas capaz de transmitir nuances bastante naturais, na prática.

Para finalizar, repito o que já disse nas análises anteriores: se você não conhece as fragrâncias da grife e tem curiosidade, sugiro começar sempre pelas de nome Escentric.


 

The following two tabs change content below.
Publicitário, amante da comunicação, blogueiro, apaixonado por fragrâncias e cosméticos em geral. É colecionador de perfumes, crítico de fragrâncias nacionais e internacionais, consultor particular de estilo em perfumaria e dono de um grupo no Facebook voltado apenas para os homens. Criador e proprietário do Perfumart, portal especializado em perfumaria.

Fique à vontade para deixar o seu comentário!

Translate »