shadow

MOLECULE 01, DE ESCENTRIC MOLECULES

Perfumart - resenha do perfume Escentric Molecules - Molecule 01

Molecule 01 foi a fragrância que deu origem a tudo dentro da Escentric Molecules (para saber mais, leia a história da marca clicando aqui). Se trata de uma fragrância sem qualquer pirâmide olfativa, trabalhada apenas com a molécula Iso E Super, patenteada pela IFF.

Mas antes de falar sobre a fragrância, vale a pena abordar um pouco sobre o Iso E Super, ainda desconhecido por muitos. Trata-se de um ingrediente criado em laboratório, cujo estudo começou antes dos anos 70, quando profissionais exploravam a estrutura da Ionona, substância que lembra o cheiro das violetas. Em 1973, John Hall e James Sanders (da IFF) descobriram um novo composto químico, que foi patenteado com o nome de Isocyclemone E. Nascia o Iso E Super, que só ganhou esse nome mais tarde, quando foi aprimorado.

O Iso E Super é conhecido por apresentar um cheiro sutil e sedoso com nuances de cedro. Essa característica aveludada, quando trabalhada com outros ingredientes, pode resultar em nuances de âmbar, de patchouli e até de flores. Hoje em dia, já se fala do uso dessa molécula em fragrâncias criadas há cerca de 40 anos atrás. Mas foi no perfume Fahrenheit (Dior), lançado em 1988, que o Iso E Super entrou para valer na composição. Na época, ninguém listava esse ingrediente em sua pirâmide olfativa, mas, atualmente, já é de conhecimento público que o perfumista utilizou cerca de 25% na composição daquele que se tornou um dos maiores sucessos da perfumaria masculina mundial.

Em Molecule 01, o perfumista Geza Schoen trabalhou este ingrediente de forma plena, com o objetivo de criar um produto que pudesse se revelar de acordo com a reação na pele de cada indivíduo. Mas, na minha opinião, há muito mais marketing envolvido no processo do que qualquer outra coisa. Digo isso porque há uma propaganda enorme construída sobre ele, prometendo ser um perfume atrativo, trabalhado como os feromônios, idolatrado por várias estrelas internacionais, etc. Mas quando você pesquisa a fundo, principalmente opiniões de outros usuários e alguns resenhistas (inclusive, os internacionais), a verdade é outra e o que ela revela não é totalmente positivo. Foi então que descobri que não estava sozinho na minha análise crítica.

Molecule 01 toca a pele com um cheiro muito forte de álcool. Imediatamente, você pensa ter sido enganado e estar fazendo papel de trouxa. Mas calma, porque o álcool é só o veículo utilizado pela molécula. Rapidamente, ele some e você fica com um cheiro maravilhoso de nada sobre a pele. Isso mesmo: NADA! Então, como se uma mágica acontecesse, você começa a sentir uma fragrância suave, que dança entre nuances adocicadas, secas, amadeiradas, etc. E o mais incrível é que esse cheiro fica indo e vindo, enlouquecendo o cérebro por mais de 12 horas seguidas, o que é um ponto a ser exaltado.

Foram vários testes realizados e a suavidade foi um ponto comum em todas as ocasiões. Se alguém disser que Molecule 01 é uma bomba de rastro, duvide, pois o Iso E Super é conhecido por sua suavidade. O que ele faz de melhor é realçar a beleza das demais notas em outros perfumes, portanto, só vai conseguir realçar o que a sua pele (e seu cheiro natural) quiser mostrar.

O que acho bacana nesta criação são as inúmeras possibilidades, pois ela funciona muito bem em layerings com outras fragrâncias mais voláteis, que costumam fixar por pouco tempo. E também dá uma exagerada em nuances amadeiradas, o que sempre cai bem em perfumes masculinos.

Para terminar, vale informar que algumas vezes você não irá sentir nada por um tempão, mas algumas pessoas que chegarem perto irão sentir. É estranho, mas acontece, e não tem qualquer relação com o bom e velho cansaço olfativo. É química e faz parte da reação da molécula.

Em poucas palavras, Molecule 01 é intrigante, mas nada de outro mundo e, na minha opinião, perde feio para Escentric 01, fragrância com o qual faz par.


 

The following two tabs change content below.
Publicitário, amante da comunicação, blogueiro, apaixonado por fragrâncias e cosméticos em geral. É colecionador de perfumes, crítico de fragrâncias nacionais e internacionais, consultor particular de estilo em perfumaria e dono de um grupo no Facebook voltado apenas para os homens. Criador e proprietário do Perfumart, portal especializado em perfumaria.

2 comments on “MOLECULE 01, DE ESCENTRIC MOLECULES

  1. Bruno Benedette Castilho

    Otimas resenhas… Tenho essa coleção mais pela curiosidade do molecule 1 q tanto ouvia falar. Achei decepcionante no 1 momento o molecule 1.. Nao tinha cheiro d nada, mas msm assim tinha cheiro d algo era estranho…. Rs… Mas com o tempo descobri ql era esse cheiro d nada. Com algo q eu conhecia… Em mim o molecule 1 tem cheiro de livro novo, cheiro d biblioteca.. E como gosto de livros aprendi a gostar do molecule1 😉😅👍

    • Muito obrigado pelo feedback Bruno!
      Melhor ainda em ver que sua percepção foi muito similar à minha.

Fique à vontade para deixar o seu comentário!

Translate »