shadow

GENTLEMEN ONLY ABSOLUTE, DE GIVENCHY

Perfumart - resenha do perfume Givenchy - Gentlemen Only Absolute

Gentlemen Only Absolute foi um flanker lançado no verão europeu de 2016, poucos meses depois da versão Parisian Break. Obviamente, a grife Givenchy quis aproveitar o sucesso desse pilar – Gentlemen Only –, que começou em 2013, com a versão EDT, a fim de prestar homenagem ao perfume Gentleman, clássico de 1974.

No entanto, Gentlemen Only Absolute foi o primeiro perfume desse pilar a ser produzido em concentração Eau de Parfum e foi inspirado pela divisão de Alta Costura da marca. O frasco ganhou uma pintura fosca na cor preta, com alguns detalhes vermelhos, a fim de representar um smoking feito sob medida para quem caminha no tapete vermelho, em noites de gala. Mas vale dizer que, se visto contra a luz, permite visualizar o volume de fragrância que ainda resta em seu interior.

A fragrância de Gentlemen Only Absolute é classificada como oriental-especiada e carrega notas de bergamota, no topo; Açafrão, canela e noz-moscada, no corpo; Baunilha e sândalo, no fundo. Que criação bonita!

De antemão, sou obrigado a confirmar as diversas comparações com fragrâncias como Spicebomb (2012) e até Bvlgari Man in Black (2014). No entanto, não concordo quando a comparam com 1 Million (2008), pois esta última tem mais suculência na saída, uma vez que traz mais de um citrino, e a nota de rosa dá um tom mais feminino e único durante a evolução.

Para mim, Gentlemen Only Absolute reuniu três das especiarias mais importantes na composição de um bom perfume especiado e sensual. O açafrão sempre confere elegância e força às fragrâncias, seja combinado com a rosa, bem como com outras especiarias. A canela confere nuances quentes e levemente adocicadas, ganhando efeito mais polvoroso quando combinada com outras especiarias de mesmo padrão. E a noz-moscada traz facetas mais ardidas e de aspecto diurno, com mais picância e teor aromático do que as anteriores. Um combo perfeito!

Ao tocar a pele, Gentlemen Only Absolute atropela os sentidos e deixa para trás qualquer vestígio da bergamota. De imediato, uma canela de alta qualidade acerta as narinas e traz um efeito atalcado que não era esperado tão cedo. Aqui, não tem aquele papo de “esperar a fragrância evoluir”, pois aqueles que pisam nos tapetes vermelhos precisam causar uma ótima impressão desde o momento em que a porta do carro se abre.

O açafrão desta criação, por sua vez, transmite um cheiro de couro macio, que ganha força em contato com a nota de sândalo, se comportando como o elo entre os estágios de corpo e base. E de forma muito sutil, a secagem perde um pouco do lado powdery e se revela mais cremosa e adocicada.

Preciso, então, falar da baunilha de Gentlemen Only Absolute. Fazia tempo que não sentia matérias-primas tão boas, em uma fragrância do segmento Designer, como a canela e a baunilha desta composição. Quando foi lançada, o mercado já estava repleto de fragrâncias com notas artificias de canela, que resultam em um cheiro de xarope. Da mesma forma, as que possuíam baunilha acabaram se revelando enjoativas e doces demais, sem o efeito cremoso e aconchegante de biscoitos sendo assados no forno, que é, exatamente, o que a baunilha desta fragrância entrega.

O perfume Gentlemen Only Absolute foi lançado, claramente, para tentar captar um pouco daquela fatia de mercado que havia se encantado pelas fragrâncias mencionadas no início desta análise. Não inventou a roda, mas a manteve girando, o que é sinal de inteligência. Na minha pele, não tem alta projeção, mas a durabilidade é muito boa. Não chega a ser intimista, mas também não deixa rastro. É viciante, sensual e perfeita para ocasiões mais especiais ou dias de temperaturas mais baixas (por isso, não entendo por que foi lançada no verão). E outra coisa: também não é exclusivamente masculina.

Boatos dizem que por volta de 2017 foi retirada do mercado e voltou reformulada e mais fraca, dentro de uma nova embalagem e frasco, agora com rótulos na cor preta. Como não conheço esta última versão, prefiro apenas acreditar que se tratou de um repackaging, uma vez que Gentlemen Only Absolute já não se encontra mais na página oficial da marca e só vende quem ainda tem frascos disponíveis em estoque.

Sou fã declarado da grife, mas não entendo por que algumas fragrâncias da linha Gentlemen Only foram descontinuadas tão rapidamente.


The following two tabs change content below.
𝘽𝙤𝙧𝙧𝙞𝙛𝙖𝙣𝙙𝙤 𝙘𝙤𝙣𝙝𝙚𝙘𝙞𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤 𝙝𝙖́ 𝙖𝙣𝙤𝙨. Crítico de fragrâncias, jurado de premiações nacionais nas categorias de perfumaria fina e cosméticos masculinos, além de consultor particular de estilo em fragrâncias e criador do Perfumart, blog especializado no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *