shadow

GENTLEMEN ONLY CASUAL CHIC, DE GIVENCHY

Perfumart - resenha do perfume Givenchy - Gentlemen Only Casual Chic

Gentlemen Only Casual Chic foi mais uma versão (conhecida como flanker) da linha Gentlemen Only, que começou em 2013, com a versão EDT, e prestou homenagem ao perfume Gentleman, clássico de 1974. Foi lançada no ano de 2015 e sua fragrância foi criada por Jean Jacques.

A inspiração foi o estilo casual e requintado do homem descontraído, porém cheio de bons modos, que se representa tanto pelo modo de vestir, como de agir. Para tal, a fragrância precisava conter elementos que resultassem em um produto versátil, ideal para ser usado a qualquer hora e em qualquer lugar.

Gentlemen Only Casual Chic traz notas de saída frescas de gengibre e zimbro, em contraste com a picância do cardamomo. Então, o corpo da fragrância ganha um acorde amadeirado de cedro e folha de bétula, ingrediente este que é capaz de conferir nuances coriáceas e um pouco esfumaçadas. Por fim, sândalo e ambroxan surgem na base da pirâmide olfativa, além de notas de cumarina e vetiver.

Gentlemen Only Casual Chic é um perfume classificado como amadeirado-especiado e chegou ao mercado trazendo um sopro de frescor para o pilar, ao abandonar a assinatura de folhas de violeta e incenso das duas versões que o antecedem. O DNA da família ainda vive através das notas de bétula, vetiver e cedro, mas Gentlemen Only Casual Chic é mais vibrante e aromático desde o momento em que é borrifado sobre a pele.

A sensação de uma saída mais verde e cítrica chega primeiro, mas uma faceta salgada fica muito evidente ao meu olfato e perdura por um longo tempo durante a evolução. Também há um cheiro de menta leve e nada adocicada durante a secagem, mas o mais perceptível – ao menos na minha pele – é uma sensação de ervas aromáticas ressecadas, como as que compramos para fins culinários, que evoluem para um fundo de madeiras leves e ambaradas, no qual o ambroxan tem mais peso do que o próprio sândalo, normalmente, mais suave e até cremoso, ou melhor, macio.

No final das contas, Gentlemen Only Casual Chic se mostra uma fragrância aromática e salgada (como o lado rascante de couro curtido), que carrega um aspecto implícito de elegância, sem perder a casualidade. Ou seja, é aquele tipo de fragrância perfeita para quem possui um cargo mais nobre na empresa em que trabalha, mas vai ao churrasco de final de ano de bermuda, camisa básica e tênis e não quer parecer profissional demais, tampouco casual em excesso.

Em 2018, já dava sinais de descontinuidade, mas ainda hoje aparece na página oficial da marca, o que pode indicar um possível caso de presença somente em alguns mercados específicos. O frasco e a caixa trouxeram detalhes na cor laranja, bem como o pescante, a fim de reforçar um estilo mais esportivo.

Gentlemen Only Casual Chic é excelente e entrega qualidade e boa performance. Um pecado ter sumido das lojas tão rápido!


The following two tabs change content below.
𝘽𝙤𝙧𝙧𝙞𝙛𝙖𝙣𝙙𝙤 𝙘𝙤𝙣𝙝𝙚𝙘𝙞𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤 𝙝𝙖́ 𝙖𝙣𝙤𝙨. Crítico de fragrâncias, jurado de premiações nacionais nas categorias de perfumaria fina e cosméticos masculinos, além de consultor particular de estilo em fragrâncias e criador do Perfumart, blog especializado no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *