No ambiente competitivo – característico do mercado de cosméticos e de perfumaria –, as indústrias buscam fortalecer as suas marcas, cada vez mais, através de estratégias específicas, de acordo com os valores da empresa e o perfil do consumidor, garantindo os padrões da qualidade para a criação de um produto, não restritos apenas à sua concepção, mas abrangentes a todos os setores corporativos envolvidos, buscando a fidelização da marca junto ao cliente.
Os desafios para fortalecer uma marca e alcançar a representatividade no mercado almejado são inúmeros e estão relacionados a: identificação do produto, sua diferença face àqueles produzidos pela concorrência, propaganda e publicidade.
As marcas trazem consigo um histórico, a identificação da empresa em sua origem e são divulgadas por meio das ações de marketing. No entanto, o marketing é muito mais do que uma função isolada – é uma filosofia que orienta toda a organização, satisfazendo o cliente de forma lucrativa.
O MERCADO
Segundo a ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, em 2015 o setor sofreu uma queda real de 8% em relação ao ano anterior, alterando a sua colocação no ranking do consumo do mercado mundial (de terceira para quarta posição), assumindo um faturamento líquido de impostos sobre vendas de R$ 42,6 bilhões, permanecendo atrás do Estados Unidos, China e Japão, representando 7,1% no consumo mundial.
No ano anterior, em 2014, a perfumaria havia movimentado R$ 15,9 bilhões no país, um crescimento de quase 9,8% em valor. Cerca de 90% desse faturamento veio da perfumaria comercializada no mercado popular (ou de massa) com maior potencial de venda, cujo preço de custo é menor, originando, consequentemente, um preço de venda mais baixo, com maiores margens de lucro. O restante é complementado pelo mercado de perfumaria premium. De acordo com Euromonitor, o mercado de fragrâncias continua em escala crescente, partindo de US$ 7 bilhões em 2013 para US$ 9,1 bilhões em 2018.
Atualmente, as categorias de perfumes, desodorantes e proteção solar perderam a primeira posição no ranking global. Essa queda de consumo está associada aos seguintes fatores: medidas consecutivas de aumento de taxas e tributos, desvalorização cambial, redução do emprego direto, impacto nos custos de insumos, reajustes de energia elétrica, mudanças na tributação, entre outras dificuldades do país no período.
HÁBITOS DO CONSUMIDOR BRASILEIRO
Estudando o fator da necessidade de compra (até que ponto ela é realmente importante), foi verificado que, frequentemente, se compra mais devido ao hábito de consumo do que pela necessidade do produto, propriamente dita.
As fragrâncias ainda contribuem para os melhores resultados de aceitação dos perfumes, cosméticos e produtos de higiene. O consumidor brasileiro é bastante exigente e elege o seu perfume e produtos de cuidado pessoal, em sua maioria, de acordo com a qualidade e com as próprias experiências sensoriais que as fragrâncias lhe remetem. Nesse aspecto, a escolha está muito mais associada ao “poder de agradar” do que às emoções, humor, qualidade de vida (autoestima), etc. que as fragrâncias exercem. Para complicar um pouco mais, esse consumo também está relacionado com a personalidade do(a) usuário(a), seus hábitos, estilos de vida, ocasião de uso e ambiente, entre outros fatores.
Os cheiros agem de forma muito peculiar no organismo humano. Ao serem inalados, suas moléculas transitam até os receptores olfativos, que conduzem as informações sensoriais para o cérebro, onde sentimentos, memórias, reações aprendidas e emoções são arquivadas. Essas sensações podem ser agradáveis ou não, dependendo da experiência sensorial específica que determina o grau de aceitação pelo público-alvo. Por fim, ainda existem outros fatores determinantes para a compra, como: preço, canais de venda, embalagem, design, etc.
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*Imagem: reprodução Pixabay (free)
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Excelente! Texto ótimo e super didático.