Quem segue o Perfumart, através das nossas redes sociais, ficou sabendo que ontem, dia 11 de março de 2015, houve o lançamento da nova linha da Natura, chamada amis <3, que se escreve exatamente assim, com direito a emoticon formando coraçãozinho e nome “carinhoso”, como as meninas pré-adolescentes costumam se chamar, quando se referem às suas amigas. Mas há, ainda, uma segunda opção de nome, que traz um emoticon representando um gatinho, amis =^.^=. A diferença está, justamente, nas duas opções de fragrâncias disponíveis, das quais falarei mais à frente.
Inicialmente, é preciso destacar que a Natura sabe bem como realizar um evento. O local foi todo preparado para ambientar o universo das meninas, entre 12 a 14 anos, que é o público-alvo desta nova marca. Desde lindas mulheres à um ringue de patinação, passando por um espelho interativo e uma área de food trucks, que são aqueles caminhões que servem vários tipos de comida (mania comum no exterior, que já chegou ao Brasil e vem conquistando adeptos), o evento foi muito bem executado, em vários aspectos.
De cara, os convidados recebiam uma identificação rosa, que é a cor mais utilizada para referenciar este tipo de público teen. A princípio, parecia ser apenas uma forma de reconhecer quem eram os convidados e quem poderia transitar, livremente, pelas dependências do evento. Não tinha o nome da pessoa, tampouco do veículo que esta representava. Mas a surpresa veio mais tarde! Continue lendo o post.
Assim que as primeiras pessoas entraram no salão, havia uma área com um mini-palco e telas de led, denunciando que ali seria feita a apresentação do produto. Mas, por trás de algumas cortinas, algumas surpresas nos aguardavam. E a primeira ação foi convidar todos os jornalistas e blogueiros a conhecerem as fragrâncias e acessórios da linha. E quando eu falo em acessórios, me refiro aos outros produtos que podem ser comprados para incrementar a experiência, já que uma das intenções da Natura, ao lançar esta nova linha, foi oferecer às meninas uma espécie de “necessaire acoplável”, mediante o encaixe das peças. A palavra de ordem aqui é #conectar!
Abaixo, imagens dos totens demonstrativos, para interação dos convidados. Basta clicar nas imagens para ampliá-las.
E como a estratégia de marketing para o lançamento deste produto é voltada para a relação das meninas entre si e como elas enxergam o mundo, havia ainda, neste espaço, um espelho interativo, uma cabine que reproduz a capa das revistas da Natura (catálogo dos Ciclos), um painel imenso, com vários frascos dispostos em formato de coração, uma pista de patinação para as “amis” se divertirem, além de uma bancada interativa e telas virtuais que demonstram a navegação do site. Basta clicar nas imagens abaixo para ampliá-las.
Gostaria de deixar algumas considerações: o ringue de patinação foi uma ideia fantástica, diga-se de passagem. Já a cabine que reproduz a capa da revista, eu achei muito desproporcional. Na minha opinião, teria sido mais bacana se o espaço fosse menor, enquadrando as “amis” bem juntinhas, exatamente como na capa oficial do Ciclo 5, que pode ser conferida aqui. Desta forma, o resultado final teria sido mais realista e com aspecto de “selfie“, outro termo que não sai do vocabulário das meninas mais antenadas com as redes sociais.
Já o espelho foi uma surpresa à parte. Bastava o convidado se aproximar do mesmo e, então, uma mensagem personalizada aparecia, como que por milagre. Isso porque um sensor reconhecia a tag de identificação, que nos foi entregue logo na chegada do evento e, automaticamente, reproduzia uma mensagem com o nome da pessoa e um conteúdo pré-definido pela equipe da Natura.
Mas ninguém foi convidado para se divertir apenas, não é mesmo? Nós estávamos lá para conhecer o lançamento da nova linha e, portanto, chegou a hora da apresentação que foi, posteriormente, aberta para as perguntas dos convidados. Na foto abaixo, Bruna Vieira (blogueira convidada e criadora do blog Depois dos Quinze), Andrea Eboli (Diretora de Marketing da Natura) e Fábio Artoni (Gerente de Marketing de Inovação da Perfumaria Natura).
A apresentação explorou pontos da estratégia que será executada para esses novos produtos, que vai ser bem direcionada para o campo virtual, alcançando as meninas #descoladas e #conectadas, reforçando o ideal de #amizade e o apelo emocional para as jovens que ainda não são mulheres, mas também não se consideram mais menininhas. Um dos destaques foi citado pela Andrea, que fala de um concurso a ser realizado através de vídeos, no qual a(s) ganhadora(s) irá(irão) receber, de presente, um iPhone 6 novinho.
Por fim, vamos aos produtos: o conjunto amis<3 tem fragrância floral e vem com o balm de morango, já o conjunto amis =^.^= tem fragrância frutal e vem com o balm de laranja. Por fora, vendidos como acessórios, dois outros balms (caramelo e tutti-frutti) e um glitter iluminador, ajudando a realçar a beleza das suas usuárias, reforçando o cuidado da mulher com a própria imagem, desde cedo.
Como não havia fitas olfativas disponíveis, eu cheguei a testar na pele a versão frutal (=^.^=) e, particularmente, achei muito doce. Do ponto de vista de Consultor, é uma fragrância mais madura do que eu indicaria para as meninas desta idade. Eu diria que é um perfume semigourmand, de muita projeção e durabilidade muito boa. Mas confesso que esperava por algo mais “inocente”, por assim dizer. De toda forma, as fragrâncias serão analisadas com mais calma e devidamente resenhadas aqui no portal, em breve.
Encerrando o evento, todos foram convidados a se juntarem em uma área externa com comidas e bebidas transadas, como mini hot dogs, milk shakes, waffles, etc. Na saída, cada convidado recebeu um kit completo, que se transforma em uma bolsa de acrílico com acabamentos dourados. Para conferir, basta clicar nas imagens abaixo.
(clique nas imagens para ampliar)
Para terminar, gostaria de deixar umas “sugestões” para o conhecimento de todos os envolvidos. Primeiramente, é importante ampliar a gama de colaboradores do universo masculino. Temos muitos homens neste mercado especializado de blogs de moda, beleza e cosméticos, que adorariam estar presentes em um evento como este. Na minha opinião, me pareceu que o evento foi criado apenas para as blogueiras (mulheres).
Uma outra dica é: sempre que se tratar de um evento sobre perfumes, é de suma importância deixar à disposição de todos várias fitas olfativas (blotter). Embora a forma mais correta de se testar uma fragrância, antes da compra, seja na própria pele, em um evento como este, não cai bem exigir dos convidados que os mesmos borrifem as fragrâncias no próprio corpo, por uma série de motivos: misturar com o perfume que já está usando, risco de alergias ou outro desconforto durante o evento, não agradar ao sexo oposto, etc.
E por fim, uma dica para os colegas da área: quando vocês são convidados para um evento deste tipo, significa que a empresa se interessa pelo seu trabalho. Então, vale abrir espaço para o outro bater uma foto ou evitar pegar o produto, sem a menor cerimônia, no exato momento em que o colega tira a foto para publicar nas redes sociais. Lembrem-se: quem tem que aparecer é o produto, não você. Me parece que tem gente que esqueceu o conceito amis <3 !!!
Mais uma vez, agradeço à Natura por mais este convite, ratificando o prazer de participar de um evento deste porte, prestigiando uma empresa séria e conhecida por todos os brasileiros. Sucesso sempre!
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