shadow

CUIR BELUGA FOR MEN AND WOMEN, DE GUERLAIN

Perfumart - resenha do perfume Guerlain - cuir belugaIntegrando a coleção exclusiva “L’Art et la Matière” (arte e material) da Guerlain, esta fragrância vem interpretar a luminosidade e o toque do couro branco na pele. Para quem não sabe, “Cuir” significa couro e “Beluga” vem do russo byeluga, ou seja, “branco”.

A fragrância de Cuir Beluga é composta por notas de cabeça de mandarina e aldeídos (compostos químicos e sintéticos que, de uma forma simplista, servem para dar força e brilho aos perfumes). No coração, notas de patchouli e Immortelle, ou como chamamos por aqui, sempre-vivas. Por fim, na base, notas de baunilha, âmbar, heliotrópio (alguns chamam de flor-de-baunilha, por causa do seu olor) e camurça branca.

Mas onde está o couro? Pois é, muita gente se esquece que a camurça é um tipo de couro sem acabamento, normalmente extraída do lado de baixo da pele de cordeiros, cabras, entre outros. Por ser mais maleável e ter os poros mais abertos, tende a absorver mais líquido. E foi este toque sedoso e delicado que serviu de inspiração para esta fragrância.

O resultado é um perfume cremoso, no qual a mandarina é quase imperceptível, sendo notada, apenas, por instantes efêmeros ao recostar sobre a pele. Quase que imediatamente, as nuances de baunilha gritam, por causa do tom extraído das sempre-vivas, que podem apresentar um lado mais caramelizado, bem como um mais especiarado (ou especiado, como alguns preferem chamar). Adicione a cremosidade da própria fava da baunilha e mais ainda, o aroma do heliotrópio. Temos, então, diversas nuances do mesmo gênero dançando, em forma de cheiro, sobre a pele. O tom de patchouli usado não é o terroso, mas o amargo. Agora pegue tudo isso e envolva com um aconchegante toque de camurça branca e âmbar.

Já deu pra imaginar a cremosidade, quase licorosa, desta criação?

Achei a projeção contida, mas a fixação deste perfume é excelente. E no clima frio, Cuir Beluga fica perfeito!


The following two tabs change content below.
𝘽𝙤𝙧𝙧𝙞𝙛𝙖𝙣𝙙𝙤 𝙘𝙤𝙣𝙝𝙚𝙘𝙞𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤 𝙝𝙖́ 𝙖𝙣𝙤𝙨. Crítico de fragrâncias, jurado de premiações nacionais nas categorias de perfumaria fina e cosméticos masculinos, além de consultor particular de estilo em fragrâncias e criador do Perfumart, blog especializado no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: