Do ponto de vista mercadológico, existem vários tipos de usuários de perfumes: os que pouco entendem (ou entendem apenas o básico), buscando apenas um bom perfume, e os viciados por fragrâncias, estudiosos da arte, que querem conhecer a história por trás de cada criação. Fazendo uma comparação, de uma maneira mais simplista, eu diria que é o mesmo que acontece com os consumidores que compram um produto pelo preço ou marca e os que dão preferência a produtos ecológicos, orgânicos, etc.
Dentro deste contexto, antes de falar sobre a fragrância em si, com suas notas e impressões, é importante falar do conceito e da ação de marketing que existe por trás deste lançamento. Até porque, desde o lançamento de Ultraviolet for Men (1999) – com seu estilo mais arrojado – e do sucesso de vendas de Black XS (2005), a marca atingiu um público masculino totalmente diferente do que era costume até então, com os fiéis usuários do clássico Paco Rabanne for Men (1973). Como resultado, a marca passou a ser vislumbrada por homens mais jovens, ávidos por perfumes mais modernos, noturnos e diferenciados. E os lançamentos mais recentes comprovam isto: 1 Million, 1 Million Intense, Black XS L’Excès, além de toda a gama de perfumes femininos, que seguiu a mesma tendência.
Invictus chega ao mercado para realizar mais do que uma satisfação pessoal. Vem com a responsabilidade de apoiar projetos pessoais de esportistas do mundo inteiro, envolvendo os internautas, em seu Invictus Award. Basicamente, trata-se de uma competição na qual foram reunidos sete atletas, de sete nacionalidades distintas, praticantes de modalidades esportivas diferentes, para vivenciarem desafios e convencerem internautas a votarem neles, em busca do prêmio de 50 mil dólares, a ser revertido na realização do seu projeto social. O vencedor da 1ª temporada (sim, vai ter uma 2ª temporada!) foi o brasileiro Ricardo Carpentieri, instrutor de jiu-jitsu que, há anos, mora em Milão.
Depois de entender a história que existe por trás deste lançamento, fica mais fácil compreender a criação da campanha publicitária que trouxe, como representante deste conceito de “invencibilidade”, o esportista Australiano Nick Youngquest que durante toda a competição, ajudou a guiar os candidatos, foi seu mentor, transmitiu os valores do esporte, etc.
Agora, vamos à fragrância: esqueça qualquer tentativa de comparação com o 1 Million! Invictus é um perfume de aspecto fresco e sensual. Eu o classifico como um perfume frutal-amadeirado, que é composto por notas de casca de toranja, acorde marinho e folhas de louro, balanceadas por notas de patchouli, ambergris e madeira de guáiaco.
Em tempo: alguns sites especializados no assunto listam mais notas, como: mandarina (na saída), jasmim (no coração) e musgo de carvalho (na base). Entretanto, esta informação não existe no site oficial e, portanto, não julgo ser procedente.
O cheiro da casca de toranja e das folhas de louro é muito rico nos primeiros minutos, enquanto o acorde marinho confere um certo frescor, que permeia durante toda a evolução. Após uns 20 minutos, o tom frutal dá lugar ao brilhantismo adocicado do ambergris, aliado ao esfumaçado cremoso da madeira de guáiaco. Vale ressaltar que o tom adocicado do ambergris se mostrou bastante sintético, até mesmo porque, este vem sendo reproduzido em laboratório nos últimos anos. De toda forma, a fragrância consegue ser bastante versátil, graças ao seu teor marinho.
Por fim, não poderia deixar de falar sobre o frasco. Embora me pareça que há um movimento de simplificar os frascos de hoje em dia, ficando tudo muito reto, cilíndrico e/ou sem cor, Paco Rabanne ainda acredita na lenda (pra lá de verdadeira) de que grande parte das vendas mundiais de perfumes se deve à beleza e criatividade dos seus frascos, em conjunto com o que a fragrância representa. E neste caso, o frasco tem tudo a ver com o tema, além de ser muito mais bonito em mãos do que nas fotos da mídia.
Projetando de forma mediana e fixando muito bem, Invictus é belo por dentro e por fora, o que o torna um verdadeiro troféu para a sua coleção.
Como abrir a tampa do perfume invictus, ou veio com defeito?
Luciana, desconheço Invictus com tampa. Os frascos que possuo trazem o spray embutido.
Invictos é um dos meus perfumes preferidos, ao ponto que ao comprar outro, tento entender se consegue me trazer a mesma sensação. Acho que por morar próximo a mar, por ser atleta e trabalhar com fitness, o Invictus trás esse conceito. Mas e agora. Como achar o mesmo conceito em outra fragancia? Sou fã dos perfumes frescos, amadeirados e que lembram o mar ou a “vida de praia”.
Parabéns pelo POST. Fez eu me aproximar ainda mais dessa fragancia.
Você tem indicação de fragrâncias que trazem esse conceito? Mar, madeira, esportivo.
L’Eau Super Majeure D’Issey / Acqua di Gio Absolu