É mais conhecido por Égoïste Platinum, mas no nome de batismo o Platinum vem na frente. Foi lançado em 1993, após o enorme sucesso da versão original (de 1990), seguida da versão Cologne Concentrée, de 1992.
O perfumista criador foi Jacques Polge, responsável pelas fragrâncias da grife durante 35 anos, quando deixou o cargo para seu filho e sucessor, Olivier Polge.
Platinum Égoïste também sofreu reformulações, assim como aconteceu com outras tantas criações da mesma época, por causa das restrições impostas pela indústria. Mas de acordo com colecionadores e usuários fiéis à fragrância até os dias de hoje, a Chanel soube trabalhar muito bem com as mudanças. Dizem que a pior reformulação ocorreu por volta de 2010, quando a fragrância teria ficado muito suave. Rapidamente, a empresa corrigiu o problema e novos lotes chegaram ao mercado, já em 2011, trazendo perfumes que voltaram a durar mais de dez horas na pele.
Platinum Égoïste possui notas de alecrim, petitgrain e lavanda, que abrem o peito para um coração de gálbano, gerânio e sálvia esclareia, sobre uma base de sândalo, vetiver, cedro, âmbar e musgo de árvores coníferas (como pinheiros e abetos).
Enquanto a versão tradicional teve o homem de personalidade forte e independente como inspiração, nesta versão o perfumista se inspirou no homem mais eloquente, que explora outras facetas do egoísmo, tais como o amor-próprio e o egocentrismo. Aqui, esse homem possui brilho próprio e o transmite, inclusive, através de seu perfume.
O resultado ficou moderno e elegante ao mesmo tempo. Muitos o definem como um amadeirado-floral repleto de nuances almiscaradas. A empresa o define como um fougère verde e aromático. E eu o defino como uma junção desses dois mundos, pois sinto que ele evolui como um fougère (por definição) que também é floral e aromático. E que perfume bom!
Na pele, a saída é cítrica e aromática. A essência de petitgrain é de boa qualidade e o alecrim ajuda na explosão inicial. Ao mesmo tempo, há um toque metalizado, que resulta da nota do gerânio, como algo entre o mentolado e o picante. A base, ainda que amadeirada, se apresenta mais verde do que lenhosa.
Platinum Égoïste é versátil, mas não tem qualquer ligação com a versão original, a não ser pelo conceito. Na teoria, não foi uma variação bem feita sobre o tema. Na prática, porém, parece que a Chanel estava prevendo o mercado atual dos flankers, com fragrâncias distintas dentro de uma mesma linha e, por muitas vezes, surpreendentes.
Freud diria que Platinum Égoïste é o alter ego de Égoïste.
Latest posts by Cassiano Silva (see all)
- PORTINARI ABSOLUTO, DE O BOTICÁRIO - 17/01/2025
- STYLETTO ELEGANCE, DE O BOTICÁRIO - 17/01/2025
- HORIZONTE, DE O BOTICÁRIO - 17/01/2025
- HER CODE TOUCH, DE O BOTICÁRIO - 16/01/2025
Boa tarde, o Egoiste Platinum não vem com o símbolo da Chanel no interior da tampa?
O meu não tem. O interior é um bloco de plástico preto com a trava embutida.
Estou muito curioso em relação a esse perfume, seria possível dar notas a ele, em termos de fragrância, desempenho e versatilidade Cassiano?
Para mim, fragrância e desempenho estão acima de 8 (de 1 a 10); a versatilidade é mais sensível neste caso, pois é o versátil de sua época, não de hoje em dia, quando o significado de versatilidade passou a ser atribuído à fragrâncias como Versace Pour Homme ou Bleu de Chanel. Considerando o mercado atual, eu daria nota 6 em versatilidade, porque tem uma elegância atrelada que não combina com “funk, churras ou academia”, na minha opinião, é claro.
Então pra mim a nota é 10 Cassiano, nada contra, mas não pretendo usá-lo no Funk, nem no churrasco, tampouco em uma academia, rsrs, obrigado mesmo pelo retorno.
😂😂😂😂😂
Tenho a impressão que os perfumes da Chanel tem pouquíssima fixação, tenho o Bleu parfum e quero comprar o Égoïste Platinum, porém estou desanimando por conta disto. Cassiano será que é impressão minha ou de fato a marca tem pouca fixação?
Não diria que é “impressão”, porque está me parecendo algo da sua pele. Tenho um Platinum aqui no acervo e o perfume é fantástico! O Bleu Parfum não conheci ainda, mas, de forma geral, a fixação dos perfumes da grife não costuma ser ruim.
Uso há mais de 10 anos… e marco onde passo!!! Nao vivo sem ele 😍😍😍😍
Gostaria de saber se o perfume Chanel Platinum egoiste tem dois tipos de fracos obrigado
Sim, já houve repackaging em ambas as linhas (Égoïste e Platinum Égoïste).
Olá, Cassiano, obrigado e parabéns pela resenha! Tenho uma dúvida, você sabe qual a diferença entre os frascos onde o “Platinum” vem na frente do “Egoiste” e vice-versa? Obrigado!
Os frascos que trazem o nome Égoïste Platinum ao invés de Platinum Égoïste são os mais antigos, de quando o perfume foi lançado.