shadow

TINTURA SPIRITOSA (A CUCCHIAINI), DE PECCATO ORIGINALE

Perfumart - resenha do perfume Peccato Originale - Tintura SpiritosaTintura Spiritosa foi lançado em 2014 e seu nome significa, em Português, “Tintura Divertida”. Aqui, o termo tintura não tem a ver com a ação de tingir, mas com a função de alguns medicamentos, conforme o conceito criativo da empresa.

A inspiração foram os tônicos anti-neurastênicos. Neurastenia é o termo usado para indicar a fraqueza do cérebro (neuro = cérebro, astenia= fraqueza, fadiga).

O perfume Tintura Spiritosa foi feito para fazer cócegas sobre a pele, ativando o sistema nervoso central, através de sua fragrância com notas iniciais de groselha, pimenta preta, hedione e noz-moscada, que abrem caminho para um corpo de rosa Damascena e essência de mate, acalmando sobre uma base cremosa de baunilha, ládano, âmbar, almíscar e Karanal (composto sintético da Givaudan, que confere um cheiro amadeirado e ambarado).

Na pele, porém, a fragrância não é tão estimulante. E dentre todas as criações da casa Peccato Originale testadas até o momento, esta é a única que eu não considero unissex de forma plena. Ela soa feminina e se comporta como uma fragrância feminina, principalmente nas horas iniciais. É floral e oriental, adocicada e evolui com facetas gourmands. Se mantém de forma linear e na minha pele não passou de um belo perfume de rosas e baunilha, com alguns toques sutis de âmbar. Que pena que as nuances mais especiaradas (ou especiadas, como alguns preferem dizer) de noz-moscada e pimenta não se manifestaram com mais potência.

Em seu nome, impresso no rótulo do frasco, há um termo (entre parênteses) que diz: a cucchiaini, do Italiano. A tradução significa colheres de chá, que acredito ter relação com o método de dosagem dos tônicos, quando ministrados em crianças e enfermos.

Tintura Spiritosa possui alta projeção e ótima fixação, mas não indico seu uso em dias quentes, porque pode se tornar muito enjoativo para quem usa e para quem estiver ao redor.


The following two tabs change content below.
𝘽𝙤𝙧𝙧𝙞𝙛𝙖𝙣𝙙𝙤 𝙘𝙤𝙣𝙝𝙚𝙘𝙞𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤 𝙝𝙖́ 𝙖𝙣𝙤𝙨. Crítico de fragrâncias, jurado de premiações nacionais nas categorias de perfumaria fina e cosméticos masculinos, além de consultor particular de estilo em fragrâncias e criador do Perfumart, blog especializado no assunto.

2 comments on “TINTURA SPIRITOSA (A CUCCHIAINI), DE PECCATO ORIGINALE

  1. Ótima resenha, interessante a proposta desta “empresa” e como você conseguiu perceber e expor isso em seu texto. Show!

    Grande abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: