Bleu foi lançado em 2010 e virou um fenômeno de vendas mundial. Me lembro de tê-lo experimentado em lojas de aeroporto, logo após o seu lançamento, mas não achei nada demais. Somente em 2015, recebi um frasco desta versão Eau de Toilette para análise, pois é do conhecimento de todos que a Chanel não revende mais fora de suas lojas próprias, o que dificulta quem trabalha com resenhas, a não ser que comprem para uso pessoal.
E se por um lado é ótimo falar de lançamentos em primeira mão, por outro lado há uma grande vantagem em esperar um tempo a fim de tecer comentários sem o calor do momento e a pressão da mídia ou dos leitores, pois há maior liberdade em expressar opiniões sinceras, sem tanta preocupação com a formação de opinião.
Bleu de Chanel foi inspirado no homem independente que se libera de todos os códigos de conduta. É um aromático-amadeirado que veio para dividir opiniões, o famoso 8 ou 80: 50% das pessoas elogiam e os outros 50% criticam. Dentro dos que elogiam, estão aqueles que sentem a fragrância na pele de terceiros e os que defendem a marca, não importa o motivo. Afinal de contas, quem compra um Chanel não admite críticas, pois há um valor emocional atrelado à compra, que denota poder ou até mesmo ostentação. Já no outro grupo, há os que criticam a simplicidade da fragrância, justamente, porque a marca sempre foi sinônimo de sofisticação e elegância. E neste ponto, eu sempre vi mais coerência nos comentários de quem critica do que nos de quem elogia. Então, o que eu tento fazer nesta minha análise é dar o meu parecer honesto, sem parecer tendencioso e, ao mesmo tempo, sem ficar em cima do muro.
Na sua composição constam notas de toranja, limão, laranja doce, menta, noz-moscada, pimenta rosa, jasmim, gengibre, cedro, vetiver, ládano, olíbano, patchouli e sândalo da Nova Caledônia. E como todo aromático que se preze, este aqui parece que foi feito sob medida para o clima tropical do Brasil. Aliás, ao contrário do que se pensa, este também é um dos motivos pelo seu sucesso no exterior, pois enquanto os brasileiros vivem em busca de fragrâncias mais elaboradas e intensas (por isso a constante busca por nichos), os estrangeiros adoram perfumes mais leves e que transmitem frescor. Daí o sucesso das edições limitadas de primavera e verão, bem como das fragrâncias de estilo italiano.
Outro aspecto curioso em Bleu de Chanel é o fato de que a fragrância cresce na pele com o passar do tempo. Quando aplicada, parece sumir em cerca de 30 minutos. Porém, duas horas depois, ela ressurge com mais potência e maior evolução. A saída é levemente cítrica e sintética, o que explica as críticas e o descaso inicial. Quando evolui, fica realmente melhor. Eu sinto uma boa presença das notas de cedro e vetiver. A partir daí, não há muita mudança e o que se destaca é o sândalo, na base. Fiquei na expectativa de sentir algo mais terroso e incensado, mas não aconteceu.
Na minha opinião, Bleu de Chanel é um perfume para quem não quer errar. É fácil de agradar, como todo bom aromático, pois os homens brasileiros gostam e as mulheres adoram. Mas verdade seja dita, passou longe do conceito de elegância e sofisticação. Existem fragrâncias da perfumaria nacional que são melhores do que esta, custando 1/3 do preço cobrado.
O frasco é bonito, masculino e elegante, digno da grife Chanel. A projeção foi moderada e a fixação não foi das melhores, mesmo na minha pele que costuma reter fragrâncias consideradas fracas. Espero que a versão EDP (de 2014) seja mais rica e consistente.
Para encerrar, vou repetir uma frase que li em um fórum internacional e que achei perfeita para este perfume, esperando não ser mal interpretado como preconceituoso: “Bleu de Chanel foi feito para as massas”.
Latest posts by Cassiano Silva (see all)
- Luxo Olfativo: a perfumaria fina de Tania Bulhões. - 02/08/2024
- ENCONTRO MARCADO, DE TANIA BULHÕES - 01/08/2024
- SEGREDO, DE TANIA BULHÕES - 01/08/2024
- FAVA SELVAGEM, DE TANIA BULHÕES - 31/07/2024
Já fiz vários testes do Bleu de Chanel e para minha decepção ele não fixa e nem projeta. Um perfume OK. Acredito que a fama é 99% por ser Chanel e 1% pelo perfume e frasco. Uma pena. Com cheiro bem similar tem o Vodka Night da Paris Elisses. R$ 70,00..kkkkk
Eu estou dentro desses 50% que criticam. Eu tive uma surpresa ao borrifar o perfume… Quase não senti notas de entrada e o que ficou foi um cheiro fraco (e meio enjoativo) que com o passar do tempo que causou até nauseas, mas nao era enjoativo por ser forte e sim pelo cheiro em si. Definitivamente não foi o que eu esperava.
Bleu ou polo blue gold blend?
Não conheço as versões EDP e Parfum da Chanel, mas entre o EDT e o perfume da Ralph Lauren, prefiro o Polo Blue Gold Blend.
Olá Cassiano. Atualmente uso bastante o Versace pour Homme no trabalho, mas quero outro perfume pra ir revezando com ele. Você ainda continua com a mesma opinião sobre o Bleu de Chanel? Parece que ele não te animou muito rs.
No mercado nacional eu achei o Zaad tradicional um bom perfume para o dia a dia. Gostaria de saber a sua opinião sobre ele. procurei alguma resenha mas não achei.
Vinicius, não é uma questão de animação…mas de expectativa x realidade. Bleu não é um perfume ruim. Eu é que sou exigente!
Sobre o Zaad, eu acho que tenho uma das versões guardadas no acervo para resenhar (se não me engano, Vision). Qualquer dia eu vou carregar o que tenho da marca no blog.
Recentemente comprei um Bleu e foi uma decepção! Pelas resenhas que vi no YouTube, achei até que o meu era falsificado 😬 na minha pele não fixa e não projeta nada. O Invicto legend é infinitamente melhor.
Esse é um comentário recorrente de leitores meus que procuram por informações no youtube antes de virem ao blog.
Este perfume para mim é uma tremenda DECEPÇÃO.
Comprei um EDP e a fixação é péssima.
Não recebi nenhum elogio e paguei 500,00.
Vivem dizendo que ele é um perfume conceituado, elogiado, aclamado e excelente e não vi nada de mais: fragrância nada além de normal ou algo exorbitante. Jamais pagarei outro frasco deste perfume.
Ola Cassiano! na minha opinião o bleu de chanel não foi feito para as massas,porque a maioria das pessoas que amam perfumes não tem dinheiro pra comprar perfumes importados da casa Chanel,Guerlain,etx
Acho que a sua interpretação não condiz com a minha intenção.
Não se trata de uma questão de agradar aos bolsos, mas de agradar aos mais variados gostos. Até porque, se formos ver o ticket médio da população brasileira, até perfumes do O Boticário estão caros para as massas, dentro do que você entendeu.
Edt, ou Edp ? qual fixa mais ?
Não conheço a versão Eau de Parfum.
Olá Cassiano, o que me diz do Armani Code? Dizem que a projeção dele é muito fraca. Pra pessoa perceber tem q colocar o nariz na pele.
Oi Lucas! Basta clicar aqui para conferir o que eu acho do Armani.
Olá Cassiano! Bleu ou Sauvage? Sua resenha sobre o sauvage pareceu mais “elogiável”, deve-se por ser um chanel a honestidade, que adorei por sinal a resenha, uso perfumes não para receber elogios e sim para me sentir bem. Estou maluco ou o Dylan Blue da versace pode entrar na briga com esses que citei? Conheço os dois, mas sua opinião mais tecnica, qual é mais versátil. Grato
Rafael, particularmente, eu prefiro o Sauvage.
O Bleu, na sua “simplicidade” é versátil e fácil de agradar. Mas o Sauvage também possui uma “simplicidade”, que resultou em um perfume mais agradável e bem feito, ao meu olfato e gosto pessoal.
O Dylan Blue entrou nesse meio sim. Ainda não tenho um frasco para analisar a fundo, mas conheci a fragrância quando chegou nas lojas e também identifiquei a vibe.
Resenha mais sincera que já li sobre o Bleu, e sem medo de causar polêmica, porque os consumidores dessa fragrância são bem chatinhos. Bleu é um perfume eficiente, gosto e tenho, mas não posso negar que é o “patinho feio” da Chanel.
Só me resta agradecer pelo feedback: obrigado. 🙂
Olá Cassiano!!
Gostaria que me indicasse 4 perfumes importados. Não tão caros, com boa fixação para se usar em dias quentes de verão. Obrigado!!
Oi Marcos! Não costumo “indicar perfumes”, pois é algo muito ligado ao gosto pessoal e isso é um assunto delicado. Por isso, trabalho com consultoria personalizada. Mas vou te ajudar. 😉
Tenta conhecer Joop! Splash, Animale for Men, alguns Kenzos (costumam aparecer em promoção) e o Dior Sauvage Very Cool Spray, que está em promoção em uma loja parceira do blog. Clica aqui e aplica o cupom PERFUMART15 no carrinho.
Boa tarde Cassiano, quais os perfumes importados masculinos que mais conquista o publico feminino?
Cite alguns por Favor, obrigado!
Normalmente, os mais aromáticos. Mas muitas mulheres também gostam de homens com fragrâncias orientais, mais encorpadas. Você pode pesquisar nas TAGS, aqui mesmo no blog.
Finalmente eu encontrei gente séria na área. Parabéns. Fui importador de óleos essenciais para casas de fragrância como Robert e Fierminich. Estava a muito tempo procurando algum blog serio sobre o tema ” perfumaria “.
Obrigado.
Só pelo fato de não ficar bajulando e rasgando seda para o bleu, como vários resenhistas fazem, já tem o meu respeito! Comprei baseado em resenhas e não dá pra acreditar como enchem a bola desse perfume “comum” chega ser estranho…
Obrigado Flávio.
Infelizmente, por mais que eu acredite que muitos colegas escrevem o que realmente sentem, sei que existe um ou outro que se deixa influenciar pela marca ou pelo preço, deixando de lado a imparcialidade. Que bom que a minha se destaca, né?
Agradeço a resposta. E partindo para seu gosto pessoal, qual o seu Top 3 de perfumes masculinos e um Top 3 “custo beneficio”? Parabéns pelo incrível blog, ótimo conteúdo.
Top 3 masculinos? Não consigo! 🙂
Top 3 “custo x benefício”: Blue Jeans, Animale for Men e Animale Animale for Men (para eventos mais noturnos, baladas e dias frios).
Dica extra: em termos de preço bom e fragrâncias potentes, duas marcas competentes: Joop! e Jacques Bogart.
Aaahhh! Mas quais perfumes de primeira linha vc indicaria de olhos fechados? Alías obrigado pelas excelentes indicações no… conheço o Animale e realmente surpreende.
Olá Cassiano
Quais fragrâncias da perfumaria nacional ou internacional vc indicaria melhor do que esta?
Abraço
Olá Fabio! Esta sua pergunta é muito ampla, pois o sentido de comparação é tão pessoal quanto o gosto.
Eu, por exemplo, prefiro o Essencial (tradicional ou versão Estilo) do que o Bleu, citando a perfumaria nacional. Já na perfumaria internacional, existem inúmeros perfumes que eu acho que são superiores em elegância e qualidade. Nâo tenho como publicar uma lista aqui para você.
E levando-se em consideração o custo x benefício e o fato de que um frasco de 100ml está custando R$710 (hoje), com certeza existem opções mais eficientes de marcas como Givenchy, Guerlain e até nichos, pelo menos, para o meu gosto pessoal.