No final de 2015, a Natura lançou uma linha de cuidados masculinos, focando no prazer de barbear e nas propriedades calmantes da Copaíba. A linha trouxe sabonete em barra (para corpo e barba), óleo de barbear, bálsamo pós-barba e, é claro, a deo-colônia. Na época, recebi o kit e publiquei um post especial, que você pode conferir clicando aqui.
A Copaíba é uma árvore frondosa, que pode atingir mais de 30 metros de altura. Como mecanismo de defesa contra pragas, em seu interior é produzido um óleo incolor e fino que, quando em contato com o ar, acaba adquirindo consistência resinosa e coloração amarela. Possui fragrância rústica e com nuances amadeiradas.
Ekos Copaíba é feito com notas de bergamota, clementina, resina de elemi, toranja, limão, acorde especiado, cedro, vetiver (no corpo e na base), couro, ládano, copaíba e sândalo. Ouso dizer que é um dos melhores perfumes criados por Verônica Kato nos últimos tempos, pois não apresenta aquela saída típica de perfumes nacionais, que faz o consumidor pensar: “mais do mesmo”.
Na minha pele, a saída é suculenta, frutada e tem um cheiro azedinho-doce, que me fez lembrar cassis. A evolução é gradativa e a fragrância se torna mais densa, assim como a resina da árvore, quando exposta ao ar. Não sinto nada de couro, verdade seja dita. Mas há uma faceta oriental (do ládano, com certeza) que se mistura às nuances de cedro e sândalo, tornando este perfume algo muito prazeroso.
Ekos Copaíba é amadeirado, frutado, levemente aromático e muito versátil. Exala bem, mas por pouco tempo. Tende a ficar suave, mas consegue durar por cerca de seis horas. Para aqueles que querem manter o perfume o dia inteiro, sugiro reaplicar a cada quatro horas.
Por fim, embora haja a necessidade de fragrâncias mais comerciais para a sobrevivência do mercado, acho a linha Ekos a mais inovadora da Natura, em todos os sentidos. É lá que se encontram as fragrâncias mais diferenciadas, que exploram os óleos essenciais patenteados pela empresa e nunca vistos antes na perfumaria de peso, como a priprioca, o buriti, o açaí, a pitanga, a andiroba, etc.
É uma pena que Ekos Copaíba não tenha vindo para ficar fixo no portifólio da Natura. É delicioso!
Latest posts by Cassiano Silva (see all)
- Parceria entre Coach e Interparfums segue até 2031. - 22/03/2025
- L’Oréal adquire participação na Amouage – O que vem por aí? - 02/03/2025
- PORTINARI ABSOLUTO, DE O BOTICÁRIO - 17/01/2025
- STYLETTO ELEGANCE, DE O BOTICÁRIO - 17/01/2025
Primeiramente parabéns por mais uma belissima resenha. Somente esses dias tive o prazer de conhecer a fragrância, pena que tenha sido descontinuada, mas bom que ainda encontra-se acessível, eu já fiz um beckup de seis unidades, pois o aroma é muito bom, a qualidade e o desempenho são incríveis. Sei que daqui um tempo será um achado!
Obrigado Jean!