Féminité du Bois significa, em Português, “Feminilidade da Madeira” e sua fragrância foi concebida por Serge Lutens tendo o cedro como tema central, na qual o ingrediente foi responsável por cerca de 60% da composição, de acordo com a página oficial da marca. Em suas palavras: “expressa o lado masculino da feminilidade e vice-versa”.
A versão resenhada é a atual, lançada em 2009. Porém, este perfume foi lançado em 1992, para as mulheres, quando Serge ainda atuava como Diretor Criativo da Shiseido (para ler a sua história, clique aqui). Dizem que, na época, Serge arrastou a equipe envolvida para Marrakech, a fim de mostrar sua real intenção, que era transmitir a essência do Cedro do Atlas (a cidade de Marrakech fica situada perto da cordilheira do Alto Atlas).
Quem teve acesso à versão vintage, afirma que era muito mais forte na nuance amadeirada, além de que a fragrância ganhava projeção conforme evoluía, enquanto a atual fica rente à pele e não assusta mais, quando aplicada.
A empresa também já admitiu que a composição sofreu reformulações para se adequar às normas impostas pela indústria. A versão original trazia notas de cedro, flor de laranjeira, ameixa, rosas, violeta, mel, cera de abelhas, cravo, cardamomo, baunilha e canela. Na versão atual, a composição traz notas de laranja Marroquina, rosa Turca, cedro do Atlas, violetas, cera de abelha, mel, pêssego, cardamomo, canela, cravo, sândalo e almíscar.
Ainda assim, mesmo com a reformulação, Féminité du Bois é um belo perfume. Porém, não é nada feminino, se é que algum dia ele realmente foi. Quando atinge a pele é amadeirado e denso. Sua primeira fase evolutiva é masculina e intensa. Carrega o estilo dos bons perfumes de nicho criados com matérias-primas de alta qualidade. Depois de uns 30 minutos, aproximadamente, começa a evoluir para um corpo mais floral, no qual o forte cheiro de madeira e especiarias dá lugar à uma fragrância de madeira e violetas. Respirando sobre o local aplicado, dá para sentir um toque de laranja, a leve presença da rosa e um adocicado sutil. Neste estágio, a fragrância se mostra mais unissex e para de exalar. Depois de cerca de duas horas, surge uma nuance apimentada e quase salgada, que eu acredito vir da canela.
Na minha opinião, não é um perfume feminino que pode ser compartilhado. É um perfume unissex, que possui excelente fragrância, mas péssima projeção com duração moderada. Para os homens, talvez decepcione. Para as mulheres que gostam de fragrâncias fortes e masculinas, mas não abrem mão da suavidade, é uma ótima opção.
Latest posts by Cassiano Silva (see all)
- Parceria entre Coach e Interparfums segue até 2031. - 22/03/2025
- L’Oréal adquire participação na Amouage – O que vem por aí? - 02/03/2025
- PORTINARI ABSOLUTO, DE O BOTICÁRIO - 17/01/2025
- STYLETTO ELEGANCE, DE O BOTICÁRIO - 17/01/2025
Embora a Natura tenha se inspirado no feminité du bois para criar o Shiraz, a Natura conseguiu superar a inspiração, porque o Shiraz é o perfume de 1992 que nem a Natura sabia ser uma obra prima da perfumaria, perfume sensual, que gruda no osso, de fixação intensa, perfume para conquistar, afrodisíaco, pena que a Natura descontinuou o Shiraz e depois a versão de 2020 não chega nem nas especiarias da versão antiga.
Olá !!! Sou apaixonado pelo o shiraz de Natura… Perfume que conheci na minha adolescência, e desde então, jamais esqueci!!! A pouco tempo ele voltou em uma edição limitada… Como nunca tive acesso a ele quando foi lançado, fiz um estoque dessa vez! Vinte frascos para uso como perfume assinatura… Sim, três já acabaram…rsrs… Eu nunca imaginei que ele um dia sairia de linha , que seria reformulado com o tempo… E hj como colecionador , estudante e pesquisador tenho todo esse conhecimento… Fiquei decepcionado, frustrado e muito triste e desanimado 😔 por não poder obter aquela explosão que arrasava quarteirões por onde passava… Como era ele na época dos anos 90 !!! A nova legislação e regras da Anvisa tanto aqui como em todo o mundo, fez com que tudo mudasse para que pudéssemos respeitar o meio ambiente e suas matérias primas … Enfim … Conheci através das pesquisas o feminité Du bois de Serge lutans na Shiseido e agora com o próprio … Pronto e decidido em adquirir o perfume , confesso que mais uma vez me frustrei … Por saber que posso pagar um alto valor pra um perfume que pode ter a performance intimista… Complicado!!! Enfim… Vou adquirir o decant e experimentar… Afinal foi esse o perfume que serviu de inspiração para minha grande paixão , o shiraz!!! Detalhe : Serge Lutans tbm é do signo de peixes assim como eu sou o que me deixa claro que temos muito em comum sobre a perfumaria !!! Abc! Gratidão pela resenha!!!
Eu agradeço pelo belo relato!
Esse é o inspirado do Shiraz da Natura! Finalmente o encontrei! ❤
Usei o feminite du bois da shiseido e ainda hoje é o meu perfume favorito. Vou experimentar o Serge Lutens. Adriana
Esse não me conquistou e não absolutamente nada feminino.