shadow

L’EAU MAJEURE D’ISSEY, DE ISSEY MIYAKE

Perfumart - resenha do perfume Issey Miyake - L'Eau Majeure D'isseyL’Eau Majeure D’Issey é a mais nova fragrância masculina da grife Issey Miyake. Foi anunciada, mundialmente, em agosto de 2017 e a promessa de cobertura total no mercado brasileiro é para abril de 2018. A empresa não para de produzir, mas o último perfume a ser vendido no país foi L’Eau D’Issey Pour Homme Fraîche, que foi lançado em 2015 e chegou às lojas em fevereiro de 2016.

L’Eau Majeure D’Issey evoca o conceito da água em um acorde maior, símbolo de força e movimento como o princípio da criação. Sua composição foi pensada para retratar o vento que sopra um spray marinho com uma inovadora nota de madeira flutuante que, ao longo do tempo, se torna salgada em contato com a água do mar, além de trazer algumas nuances minerais.

Para tal, os perfumistas Fabrice Pellegrin e Aurélien Guichard criaram uma fragrância a partir de notas refrescantes de toranja e bergamota, conferindo uma saída luminosa, como se fosse o reflexo do sol sobre a água. No coração desse oceano, um acorde marinho com facetas minerais de ambergris. Por fim, uma base de madeiras e cashmeran, retratando uma madeira que flutua, com suavidade, sobre as ondas.

O frasco foi criado pelo designer Todd Bracher e seu vidro parece ter sido polido à perfeição, trazendo o metal escovado na tampa e reforçando a estética da grife. Ficou mais curvo e anatômico e se visto de lado, apresenta formato semelhante ao do perfume feminino (L’Eau D’Issey Pure), conforme mostro na imagem abaixo. O slogan da campanha reforça o conceito: “Designed by Water”.

Perfumart - resenha do perfume Issey Miyake - L'Eau Majeure 2

Vale esclarecer que as imagens que abundam na internet trazem dúvidas com relação à cor do produto. Na verdade, o líquido é levemente azulado. Entretanto, a base do frasco ganhou o que a grife chama de gota azul, causando uma refração da luz sobre o líquido, de acordo com a luminosidade e o fundo. E isso pode resultar em imagens nas quais o líquido fica violeta.

Com relação à fragrância, tenho algumas considerações a fazer: no quesito frescor, sempre enxerguei as fragrâncias de Issey (bem como as de Kenzo) como refrescantes e verdes, construídas com cítricos, ervas aromáticas e um toque de madeiras, em sua maioria. Por vezes, também temos gengibre, um toque de cardamomo e o bom e velho yuzu (que também aceita pronome feminino, conforme eu explico nesta resenha). Por outro lado, a maioria das grifes do mercado de massa sempre trouxe perfumes frescos e azuis, cheios de acordes marinhos, ozônicos e notas em comum, como melão, zimbro e menta. É como se houvesse uma divisão entre Oriente e Ocidente.

Obviamente, o nosso País é o lugar perfeito para apreciarmos esses tipos de fragrâncias. Ambos os tipos (verdes e azuis) já me conquistaram por motivos diversos. Mas confesso que quanto mais cítricas e aromáticas forem, para mim melhor. Não me dou bem, a longo prazo, com todas as fragrâncias de teor marinho-frutado que existem no mercado.

Dito isso, me parece que L’Eau Majeure D’Issey “pulou o muro” e abandonou as raízes dos clássicos da linha Pour Homme (tradicional, intenso e esportivo) e decidiu se encaixar no padrão dos perfumes oceânicos. Até mesmo a versão L’Eau Bleue D’Issey, cujo nome significa “A Água Azul de Issey” consegue ser mais verde. Foi lançada em 2004 e até hoje ainda segura o título de uma das criações mais originais das últimas décadas.

Mas isso significa que L’Eau Majeure D’Issey é ruim? De forma alguma! É um perfume delicioso, fresco e…azul. Não me parece sintético, tem boa projeção (embora esta dure pouco tempo, por causa da volatilidade das notas de saída) e possui ótima fixação, ainda que suave com o passar das horas. Minha maior crítica fica por conta da falta do aspecto de madeira salgada que, pelo visto, ficou no mar (e na fita olfativa)!

É incrível como o ambergris e a cashmeran conferem uma suavidade adocicada na minha pele, enquanto as nuances de madeira salgada ficam mais vivas na fitinha (cuidado ao testar na loja). E é por causa disso que algumas pessoas, incluindo um colega e seguidor do blog, já relataram que sentiram um cheiro semelhante ao do perfume Invictus, que também possui notas de toranja, acorde oceânico e ambergris. Particularmente, eu não senti tanta semelhança na minha pele, mas imagino que possa acontecer com outras pessoas.

O frasco é lindo, mas a inscrição Pour Homme não vem gravada, nem mesmo na caixa. Acredito ser um reflexo do momento atual da perfumaria, no qual as grifes estão tentando abandonar a segregação por gêneros.

Por fim, L’Eau Majeure D’Issey tem tudo para se tornar mais um sucesso de vendas, principalmente no Brasil, onde a maior parcela do público investe neste tipo de fragrância que agrada a todos. Porém, não posso deixar de lado a minha sinceridade imparcial de sempre e sou obrigado a dizer que este perfume me fez imaginar um mergulho no mar, mas me deixou com a sensação de um mergulho na piscina.


 

The following two tabs change content below.
BORRIFANDO CONHECIMENTO HÁ ANOS. Crítico de fragrâncias, avaliador olfativo, jurado de premiações nacionais nas categorias de perfumaria fina e cosméticos masculinos, além de consultor particular de estilo em fragrâncias e criador do Perfumart, maior blog especializado no assunto.

2 comments on “L’EAU MAJEURE D’ISSEY, DE ISSEY MIYAKE

  1. marcelo

    fala, cassiano. tudo bem contigo? cara, eu ando com uma vontade louca de praticar uma compra-cega com este aqui. mas, o que me desencoraja, são as semelhanças (minimizadas por você) entre este issey alguns aquáticos batidaços por aí. o seu comentário final, a respeito da sensação de não sair da piscina, é um sinal de que eu não vou gostar deste issey. procuro por criações singulares (algo quase impossível, eu sei), com um pé no mundo selvagem…dito isso, você diria,objetivamente, que este issey é mais um na multidão, uma tentativa da marca de explorar esse filão das bombas masculinas ou, de alguma forma, ele consegue manter o dna da marca, fazendo algo ligeiramente diferente dos demais?. abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *