A fragrância de Magnolia Night Ode To Gobi foi criada, para ambos os sexos, em 2017. Apesar do nome, ela não faz parte da coleção chamada Ecosystems – Gobi (Spiritual), mas da Ecosystems – Silk Road Garden e retrata um conto, no qual uma árvore de magnólias ofereceria suas flores às estrelas, em meio às areias do Deserto de Gobi.
O conceito criativo trabalhou essa imagem de liberdade e solidão; o sentimento de alguém que está sozinho nas horas mais sombrias e rompe o silêncio através desta fragrância mágica.
A fragrância de Magnolia Night Ode To Gobi possui notas de Magnólia Chinesa, lavanda Búlgara, murta da Austrália, gerânio do Egito, resina de copal do Brasil, mel de lavandas polenizadas, madeiras nobres, resina de Omumgorwa, Palo Santo do Peru, especiarias do Camboja (pimenta vermelha e cravo-da-índia), lichia, folha de violeta, Choya Nakh e óleo de Ximenia.
Aqui vão algumas explicações para ajudar no entendimento de como o perfume se comporta na pele: a perfumista utilizou o óleo extraído das folhas da Michelia Alba, que é considerada um híbrido de dois tipos de magnólias. Seu cheiro lembra madeiras e, por isso, é conhecida também como sândalo branco ou Champaca branca. É diferente daquela mais comum na perfumaria, que é a Magnolia Grandiflora; a murta da Austrália gera um óleo com cheiro de rosas, bem suave; o Copal brasileiro é aquilo que nós conhecemos como Breu Branco. É uma resina muito utilizada pelos xamãs da Amazônia para rituais de purificação. Além de funcionar como um agente fixador natural, quando queimado como incenso, lembra o âmbar; a Omumgorwa é uma resina obtida na Namíbia com cheiro de tâmaras maduras; o Choya Nakh é um bálsamo obtido após um processo de destilação das conchas secas e assadas, com nuances oceânicas e esfumaçadas e tons musgosos; a Ximenia é conhecida como ameixa azeda africana e seu óleo tem consistência de mel, que ajuda a prolongar a duração do perfume sobre a pele.
Na pele, a fragrância de Magnolia Night Ode To Gobi não é tão noturna quanto seu nome sugere. É floral, seca e um pouco salgada. Tem textura de um incenso árabe, cuja base parece uma pasta cremosa que carrega a viscosidade das resinas misturadas com madeiras e um leve âmbar. É levemente floral, tem versatilidade e não desanda nos dias quentes de verão que temos vivenciado no Brasil. A projeção não é muito alta, a fragrância tem comportamento suave e rente à pele, mas possui boa duração.
Magnolia Night Ode To Gobi também me mostrou um outro lado criativo da perfumista, quando comparo o estilo das fragrâncias unissex criadas anteriormente, com esta, mais recente. Bela evolução!
*imagem: reprodução / nadiaz.ch