O BOTICÁRIO

Perfumart - O Boticário LogoA empresa O Boticário é uma rede brasileira de franquias de cosméticos e perfumes, com sede no Paraná. Seus principais produtos são fragrâncias, cremes e maquiagens. Mas seu nome nos faz lembrar, imediatamente, de fragrâncias que fizeram história no mercado brasileiro e faz alusão ao termo Botica, onde os farmacêuticos trabalhavam manipulando fórmulas e medicamentos de forma artesanal.

A empresa nasceu através das mãos de Miguel Gellert Krigsner, bioquímico boliviano que se formou na Universidade Federal do Paraná e abriu a sua própria farmácia de manipulação com o nome que, anos mais tarde, se tornou conhecido no mundo inteiro. O negócio foi aberto em 1977 (mais precisamente, em 22 de março), em São José dos Pinhais, no Paraná.

Com uma ideia inovadora, o atendimento não era feito por assistentes, mas pelos próprios farmacêuticos e proprietários, transmitindo uma imagem de seriedade e credibilidade. Mas era preciso expandir e foi com a criação de cremes faciais, construídos com fórmulas cheias de colágeno e outras matérias-primas de origem natural, que O Boticário começou a ganhar novos terrenos. Em pouco tempo, surgiram produtos para os cabelos.

Em 1979, a empresa inaugurou uma loja no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais (PR). A partir daí, o O Boticário se tornou nacionalmente conhecido. Foi nesse ano, ainda, que a primeira fragrância – Acqua Fresca – foi lançada e se tornou um marco da perfumaria brasileira. Foi também com ela que uma outra história se tornou famosa no mercado, pois os frascos em forma de ânfora (vasos antigos de origem grega) foram adquiridos junto ao empresário Silvio Santos, que tinha a intenção de lançar uma linha de perfumes com a marca Chanson, quando conseguiu a oportunidade de ter sua própria emissora de televisão.

Em 1980, surgiu a primeira franquia em Brasília (DF). Em 1986, já com mais de 500 lojas espalhadas pelo território nacional, a empresa atravessou fronteiras e abriu sua primeira loja fora do Brasil, em Lisboa (Portugal).

No final dos anos 80, a empresa deu outro salto comercial ao criar a área de relacionamento com o cliente. Em 1992, visando crescimento padronizado entre unidades próprias e franquias, criou seu Manual Interno de Operações, com orientações necessárias para a abertura de um novo estabelecimento, layout das lojas, uniformes, etc.

Desde 2002, a empresa vende seus produtos de forma online. Em 2008, inaugurou o Laboratório de Biologia Molecular (Labim), atual Núcleo de Estudos Biológicos e Métodos Alternativos (NEBMA). Em 2010, foi a vez do Centro de Distribuição de Registro (SP) e a criação do Grupo Boticário, holding presidida por Artur Grynbaum.

Em 2011, confirmou a sua primeira fábrica fora do Paraná, em Camaçari, Bahia. Nesse mesmo ano, lançou a primeira marca após a formação do Grupo Boticário: a Eudora. Em 2012, lançou mais duas marcas para a frente de negócios: a The Beauty Box, que trabalha com as principais grifes importadas voltadas para o mercado de massa, e a Quem Disse Berenice?. Em 2013, reassumiu a liderança no mercado brasileiro de perfumaria e hoje conta com mais de 3 mil lojas em mais de 1.700 municípios do País.

Em 2015, o Grupo Boticário completou cinco anos na atuação em multinegócios. Nesse mesmo ano, lançou uma campanha intitulada “Toda Forma de Amor”, feita para o Dia dos Namorados. Nela, apresentou casais heterossexuais e homossexuais se abraçando e trocando presentes da marca. O vídeo gerou grande repercussão, principalmente nas redes sociais, abrindo discussões sobre homofobia e comparações com campanhas, já realizadas por diversas empresas internacionais, que apoiam movimentos da causa LGBT. Em março de 2018, a empresa anunciou a compra da Vult Cosméticos.

Com relação às fragrâncias, a marca O Boticário está presente na memória de quase todo cidadão brasileiro. Passando por clássicos como Styletto, Dimitry, Eros, Annete, Quasar, Carpe Diem e Thaty, em 2004 o perfume Malbec foi lançado e se tornou o maior sucesso de vendas do Brasil. Foi produzido com álcool vínico, em um processo de fabricação semelhante ao do vinho.

Em 2006, a empresa lançou o perfume Lily Essence, seu primeiro Eau de Parfum. Até o presente momento, a marca já conta com mais de 270 fragrâncias catalogadas e criadas em colaboração com perfumistas como Sonia Constant, Christophe Raynaud, Yves Cassar, Marie Salamagne, Adilson Rato, Rafael Marano, Thierry Bessard, Harry Fremont, Alberto Morillas, Olivier Polge, Cláudio de Deus, Fabrice Pellegrin, entre outros.

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