O perfume Liz, lançado em 2020, trouxe um novo pilar para a perfumaria feminina de O Boticário. De acordo com a empresa, foram necessárias mais de três mil submissões e mais de 20 versões de fragrâncias até que se chegasse ao produto à venda.
A fragrância de Liz foi criada pela renomada perfumista Emilie Coppermann, é classificada como amadeirada-floral e trouxe a inovadora base de Laire Iris Nobre – uma fórmula secreta que traz a união da Íris Absoluta Francesa com o Vetiver de Madagascar.
As notas de topo incluem bergamota, açafrão e laranja; o coração carrega flor de laranjeira, rosa búlgara e a base de Laire Iris Nobre, citada acima, enquanto a base traz notas de baunilha, sândalo, vetiver, patchouli, fava tonka e a Mousse de Saxe de Laire.
Antes de comentar sobre a fragrância, vale explicar o que é essa Mousse de Saxe de Laire. O acorde “Mousse de Saxe” é composto por gerânio, alcaçuz, couro e Vanilina (baunilha sintetizada). Era usado desde a virada do século 20 e produzido pela empresa De Laire, sendo criado por Marie Thérèse de Laire. Seu perfil aromático apresenta facetas adocicadas, amadeiradas-pulverulentas, com toques verdes, frescos e um fundo de almíscar animálico, muito comum nos chipres musgosos de outrora. É fácil notar esse tipo de acorde em Cabochard (Grès) e Habanita (Molinard).
A fragrância toca a pele de forma deliciosamente frutada, com bastante teor de framboesas, ainda que tal ingrediente não esteja listado oficialmente. Não satisfeito, fui lá pesquisar um pouco mais e descobri que tem alfa-isometil ionona, um ingrediente de perfil amadeirado-floral, navegando entre lírios e violetas, que também é utilizado em fragrâncias com acordes de frutas vermelhas. Mistério resolvido!
É possível notar a flor de laranjeira, bem vibrante, e é evidente a presença da baunilha, pouco tempo depois que a fragrância foi aplicada sobre a pele. Eu poderia ficar aqui divagando sobre as nuances que exalam durante a evolução. Mas, simplificando, Liz parece um merengue de framboesas ácidas com toques cítricos e uma base de leite, para cortar o açúcar. É incrivelmente gustativa sem ser enjoativa! Na minha pele, projeta muito e tem ótima duração.
Como sempre acontece com qualquer perfume nacional, as pessoas ficam buscando quem foi a musa inspiradora para a fragrância. E ainda erram! Pensam no padre ao invés de olhar para o Papa. Aqui, muita comparação com Burberry Her, quando a inspiração vem mesmo do Baccarat Rouge 540, ambas de Francis Kurkdjian (que coisa, né?). E ainda assim, é uma versão mais feminina, focada na mulher brasileira e no nosso clima.
O frasco do Liz é inspirado na pérola e sua concha, simbolizando a mulher e seu crescimento, tornando-se mais bonita e confiante. Essa embalagem reflete a sofisticação e a elegância da fragrância.
Para mim, Liz é ideal para mulheres que buscam uma fragrância com personalidade jovial, potência e um toque de versatilidade.
Latest posts by Cassiano Silva (see all)
- Parceria entre Coach e Interparfums segue até 2031. - 22/03/2025
- L’Oréal adquire participação na Amouage – O que vem por aí? - 02/03/2025
- PORTINARI ABSOLUTO, DE O BOTICÁRIO - 17/01/2025
- STYLETTO ELEGANCE, DE O BOTICÁRIO - 17/01/2025