A tradicional grife italiana foi fundada na cidade de Milão, em 1913, por Mario Prada (um experiente artesão de bolsas) e seu irmão Martino, com o nome de Prada Brothers (em italiano, Fratelli Prada). Começou a sua atividade comercial através do design e fabricação de acessórios de luxo, como malas de viagem, bolsas e acessórios em couro especiais e diferenciados, tais como couro de leão marinho e outros de elevada qualidade. Ganhou notoriedade por seus produtos de luxo. Já em 1919, a loja localizada na Galleria Vittorio Emanuele II se transformou no local favorito da Realeza Italiana e da aristocracia europeia, que buscava produtos elegantes e sofisticados, fazendo com que a marca ganhasse mais prestígio.
Apesar do forte machismo dos irmãos, que não admitiam que as mulheres da família se envolvessem nos negócios, ironicamente, foi a filha de Mario, Luisa Prada, quem administrou a loja por quase 20 anos.
Em 1970, a filha de Luisa, Miuccia Prada, se juntou à companhia. Pouco tempo depois, em 1978, juntamente com seu futuro marido (Patrizio Bertelli), assumiu o controle da empresa. Neste mesmo ano, Miuccia lançou produtos em um tipo de nylon que se parece com seda e garantiu uma grande retomada da empresa ao mercado de moda. Nesta época, ingressou com seus produtos em grandes e badaladas lojas de departamento.
A ascensão da Prada como marca de luxo se deu somente no início da década de 1980, com o lançamento de uma bolsa preta de linhas básicas. O acessório tornou-se febre entre atrizes e celebridades, levando o nome da marca a um público maior e cheio de glamour. Pouco depois, em 1983, a empresa inaugurou uma segunda loja também na cidade de Milão, em plena Via della Spiga, um dos pontos europeus de referência para produtos de luxo.
Em 1986, a Prada inaugurava mais duas grandes lojas: uma em Nova Iorque e outra em Madri. Em 1989, novas lojas foram abertas, dessa vez em Londres, Paris e Tóquio.
A editora da revista Vogue, Anna Wintour, chegou a declarar: “Prada é o único motivo para alguém assistir à temporada de moda em Milão“. Rapidamente, os críticos começaram a comparar a Prada com a Gucci.
Os anos 90 trouxeram a criação da marca Miu Miu (mais precisamente, em 1993), uma espécie de segunda linha da marca italiana batizada com o apelido de Miuccia. A nova marca, mais acessível, foi rapidamente adotada pela juventude cosmopolita, conferindo-lhe o status de ícone da moda mundial.
Quase ao mesmo tempo, a empresa lançou a sua primeira coleção masculina. Nos anos seguintes vieram uma linha esportiva (Prada Sport Luna Rossa, criada por Bertelli por causa de seu envolvimento com competições de barcos), além de relógios, roupas íntimas, cosméticos, perfumes e uma sofisticada linha de decoração para casa. Em 1998, a marca inaugurou sua primeira loja dedicada ao público masculino, em Los Angeles. Foi neste ano, ainda, que Patrizio Bertelli vendeu suas ações para o grupo LVMH.
Em 2000, foi a vez da coleção de óculos de sol e armações da marca italiana. Daí em diante, nós já sabemos que o sucesso nunca mais parou e a Prada já conta com lojas nos principais mercados mundiais, incluindo Brasil, México, Ucrânia e Marrocos.
Com relação aos perfumes, um conjunto de fragrâncias exclusivas era oferecido pela Prada em suas lojas próprias e em algumas lojas de departamentos. Cada perfume focava em uma única nota: íris, flor de laranjeira, tuberose, violeta, etc. Em 2004, Prada Eau de Parfum (conhecido como Prada Amber) chegou ao mercado. Mas já se sabe que a primeira fragrância de Prada foi lançada em 1990, com o nome de Prada by Prada.
Atualmente, as fragrâncias são produzidas e licenciadas pelo grupo Puig. Ao todo, já são mais de 70 perfumes produzidos em colaboração com perfumistas como Carlos Benaim, Max Gavarry, Clemente Gavarry e Daniela (Roche) Andrier, que é a criadora da maioria das fragrâncias da marca.
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