O perfume Biografia Masculino foi lançado em 1994 e se tornou, ao longo dos anos, um clássico da perfumaria nacional, ficando entre as dez fragrâncias mais vendidas por empresas brasileiras durante alguns anos seguidos.
Possui, em sua composição, notas de bergamota, limão Siciliano e verbena (Lúcia-Lima), na saída. O corpo da fragrância combina notas de lavanda, lírio do vale e noz-moscada, enquanto que a base carrega notas de sândalo, vetiver, musgo de carvalho e cedro.
É considerado amadeirado, mas se revela um belo perfume fougère-aromático, pelo menos em minha pele. Também já li inúmeros relatos de usuários que o descrevem como cítrico, de forma geral.
Quando borrifo Biografia Masculino em meu corpo, me sinto um verdadeiro torrão de ervas. A verbena, com suas nuances de limpeza, se junta à noz-moscada e ao cheiro das madeiras, me passando a impressão de uma fragrância carregada de tons herbais e aromáticos, como alecrim e menta, por exemplo. É refrescante, masculina e atemporal!
Infelizmente, alguma reformulação deve ter ocorrido desde o seu lançamento, pois a fragrância não possui a mesma durabilidade de antes. Me lembro da versão vintage (termo aplicável neste caso, já que a original possui mais de 20 anos) e percebo que a fragrância não mudou quase nada e ainda continua de muita qualidade. Mas a projeção dura, no máximo, uma hora e a durabilidade é mediana, não passando de cinco horas sobre a pele.
Em 2013, a Natura criou novas embalagens para a linha Biografia, incorporando uma identidade mais moderna. O frasco ficou mais bonito, traz um cinturão preto ao redor (que transmite a impressão de ser feito de metal) e a inscrição “assine a sua história” gravada na peça metálica do pescoço. Só acho que o borrifador poderia ser melhor, pois parece frágil, mas nada que comprometa a apresentação.
Biografia Masculino é um perfume de muita versatilidade e parece que foi pensado para o homem brasileiro, pois refresca e é elegante, ao mesmo tempo. Eis a razão de seu sucesso.
*imagem: reprodução / natura.com.br
Latest posts by Cassiano Silva (see all)
- Luxo Olfativo: a perfumaria fina de Tania Bulhões. - 02/08/2024
- ENCONTRO MARCADO, DE TANIA BULHÕES - 01/08/2024
- SEGREDO, DE TANIA BULHÕES - 01/08/2024
- FAVA SELVAGEM, DE TANIA BULHÕES - 31/07/2024
Caríssimo, estava a procurar biografia e eis o resultado. Fiquei encantado com a fragrância de seu texto. Obrigado pela dica. Aproveito a ocasião e posto no Facebook, com seus créditos. Outra vez, parabéns e obrigado.
Já usei muito no passado, éra mais encorpado, durava o dia todo, o cheiro ainda é muito bom, mas gostava mais dele antes das reformulações…
Parabéns por mais uma ótima resenha. Vc se destaca entre a maioria, justamente por ser totalmente desprovido de preconceitos e vaidades, se utilizando de total neutralidade, sinceridade e ótimo gosto e classe.
Grande abraço e até a próxima!
Poxa, muito obrigado. Esse é o tipo de feedback que me faz acreditar que vale a pena continuar com esse trabalho.
Disponha, meu querido Cassiano. Estarei sempre colaborando com seu trabalho. Quando puder, por gentileza, faça uma resenha do novo Givenchy Gentlemen Only Absolute. Experimentei e gostei mt. Grande abraço!
Opa! Tudo indica que irei receber um ainda este mês. Então, farei a resenha dele, juntamente, com as versões Parisian Break e Casual Chic.
Muito obrigado!
Durante muito tempo foi minha assinatura olfativa… Era “pau pra toda obra”, usava dia e noite e meus amigos lembravam de mim quando sentiam esse aroma. Com o tempo, fui conhecendo outras fragrâncias, mas o Biografia não perdeu espaço na minha coleção, tenho o tradicional e o Vol.2.