Além de Heaven Fresh e Starry Starry Night, em 2016 Paul Kiler também lançou Cuir Moderne, trazendo de volta aquele seu toque de Midas no que diz respeito às fragrâncias mais intensas, principalmente, as que levam notas de couro. Só quem já experimentou suas outras fragrâncias criadas sob este tema – Red Leather e Gold Leather – irá entender minhas referências neste momento.
Em se tratando de inovação, que é uma das raizes da criação da marca PK Perfumes, Cuir Moderne é área de expertise de Paul Kiler. Estamos acostumados com perfumes que trazem notas de couro combinadas com âmbar ou com citrinos ou com alguma especiaria, de forma a reforçar um aspecto mais seco e um lado de virilidade na fragrância. Cuir Moderne é diferente, pois é uma fragrância de teor alcóolico e frutado, com o couro atuando como coadjuvante (daqueles que sempre acabam ganhando o Oscar no lugar do ator principal).
A fragrância conta com notas de brandy de damasco, flores frescas de osmanthus, íris, flor de laranjeira, jasmim, patchouli, tabaco, especiarias, madeiras, oud, âmbar, framboesa e couro.
Para criar Cuir Moderne, o perfumista conta que foi atrás de um licor artesanal, assim que ouviu falar do tal brandy feito com damascos. Ao experimentar a bebida, imediatamente soube que seria a abertura perfeita para esta fragrância. Para complementar, decidiu utilizar as pequenas flores dos raros arbustos de origem asiática, conhecidas como osmanthus, com seu cheiro exótico, quente e frutado, que lembra damascos com um toque de tabaco.
Na minha pele, Cuir Moderne se comporta de forma linear e exemplar. Parece uma geleia de damascos picante e canforada, preparada com um toque de aguardente e que traz o lado luminoso da flor de laranjeira misturado com o toque quente e aromático do tabaco. Para quem gosta de fragrâncias amadeiradas, também há bastante teor de madeiras. O couro não é seco, mas também não confere maciez em excesso. E a framboesa veio trazer uma nuance de modernidade, com seu cheiro frutado e azedo, contrastando com o peso da base.
Cuir Moderne é uma daquelas fragrâncias que carregam a assinatura de Paul Kiler e que merecem entrar no radar dos amantes de fragrâncias acouradas de estilo diferenciado. Sem dúvidas, é um perfume alcóolico frutal-couro de ótimo desempenho e baixa competitividade. Vale ter um frasco para chamar de seu.
*imagem: reprodução / pkperfumes.com
Latest posts by Cassiano Silva (see all)
- Cartões olfativos podem influenciar na escolha de perfumes. - 23/10/2024
- Luxo Olfativo: a perfumaria fina de Tania Bulhões. - 02/08/2024
- ENCONTRO MARCADO, DE TANIA BULHÕES - 01/08/2024
- SEGREDO, DE TANIA BULHÕES - 01/08/2024