shadow

STARRY STARRY NIGHT, DE PK PERFUMES

Perfumart - resenha do perfume PK Perfumes - Starry Starry Night

Em 2016, Paul Kiler lançou três fragrâncias. Foram elas: Heaven Fresh, Cuir Moderne e esta aqui, Starry Starry Night, que presta uma homenagem a Vincent Van Gogh e uma de suas mais famosas pinturas: The Starry Night (A Noite Estrelada, em Português), pintada em 1889, que retrata a vista da sua janela no asilo de Saint-Rémy-de-Provence. O nome da fragrância fica óbvio, quando lembramos da canção “Vincent”, de Don McLean e sua linha de abertura.

Na pintura, 10 estrelas em espiral são retratadas, juntamente com uma lua amarela, tendo ao fundo uma cidade iluminada, uma igreja com campanário alongado e, em primeiro plano, a silhueta de um longo cipreste.

Na fragrância, o perfumista tentou trazer essa percepção de luzes giratórias no céu, lareiras acesas dentro das casas, a rotina de uma vida que não para, enquanto um artista observa tudo pela janela. Para isso, combinou notas de ylang-ylang, pepino, absoluto de flor de laranjeira, absoluto de cravo-da-índia, limão Meyer, petitgrain, olíbano, madeira defumada de pinheiro, folhas e absoluto de cipreste, murta verde, cardamomo, sândalo australiano e do Mysore e choya loban (uma espécie de olíbano indiano).

Como descrever arte? Como traduzir, em palavras, a sua visão e sensibilidade ao ver uma pintura?

Essa sensação de interpretação livre e pessoal corresponde ao que sinto quando uso esta fragrância. Starry Starry Night é quase um ritual espiritual. Há muito vigor cítrico por trás do petitgrain e do absoluto de flores de laranjeira, mas, ao mesmo tempo, há uma melancolia, como numa tarde chuvosa, representada pela enorme quantidade de madeiras.

Mas a real beleza de Starry Starry Night está no acorde de fumaça, que foge do contexto de incenso a que estamos acostumados. Parece que botaram fogo em um laranjal e a fumaça está subindo aos céus, junto com labaredas quentes, que parecem tocar o céu. A fumaça não cessa; o cheiro não dissipa; o perfume se espalha pelo ar. Ele é cítrico e amadeirado com um fundo incensado. Que viagem! Que perfume!

*imagem: reprodução / pkperfumes.com


 

The following two tabs change content below.
Publicitário, amante da comunicação, blogueiro, apaixonado por fragrâncias e cosméticos em geral. É colecionador de perfumes, crítico de fragrâncias nacionais e internacionais, consultor particular de estilo em perfumaria e dono de um grupo no Facebook voltado apenas para os homens. Criador e proprietário do Perfumart, portal especializado em perfumaria.

Fique à vontade para deixar o seu comentário!

Translate »