shadow

TAMA N TUBEROSE (TNT), DE PK PERFUMES

Perfumart - resenha do perfume PK Perfumes - TNT

Em 2014, o perfumista Paul Kiler realizou um projeto que unia o lançamento de uma fragrância com uma ação social. Ao mesmo tempo em que preparava o lançamento de TNT – Tama N Tuberose, ele fez a doação da maior parte obtida com a pré-venda para ajudar nas despesas médicas do tratamento de câncer da artista Tama Blough, cujo projeto de arrecadação, chamado Give Forward, vinha sendo divulgado nas mídias sociais. Infelizmente, Tama faleceu em janeiro de 2015, pouco tempo depois.

O perfumista decidiu não mudar o nome, tampouco a imagem vinculada em sua página da internet, que traz a foto da artista, além de parte de uma colcha feita por ela (um de seus passatempos) e seu inseparável gato Buster, como forma de prestar uma homenagem.

A paixão de Paul Kiler pela tuberosa nasceu em 1987, durante uma viagem pela Índia. Com o passar dos anos, ele fez uso da mesma em algumas de suas criações, mas sempre manteve o desejo de criar um perfume único, que realçasse a beleza singular dessa flor. Ele sabia que precisava de matérias-primas corretas a fim de obter a sua visão perfeita das flores frescas, que é bem diferente daquilo que normalmente se obtém com um absoluto.

Então, ao contrário dos florais mais opulentos do mercado, que trazem a nota de tuberosa aliada ao jasmim ou ao ylang-ylang, criando um acorde branco e indólico, ele usou notas de almíscar e âmbar cinzento junto com a tuberosa. E o resultado é completamente inesperado, pois Tama N Tuberose tem alma floral, mas corpo de cera. Parece que alguém acabou de lhe entregar um tubérculo com flores frescas, recém-cortado, e aquela textura aveludada das pétalas foi transferida para dentro da fragrância.

A brincadeira com o nome também é legal, pois TNT é a sigla para o Trinitrotolueno, que é uma substância explosiva e tem tudo a ver com a fragrância, composta em concentração de Pure Parfum e extremamente rica, em todos os sentidos.

Tama N Tuberose não é um perfume fácil de entender, mesmo para aqueles que adoram perfumes ricos em tuberosa, assim como eu. O aspecto vegetal (que lembra cera) é muito forte, principalmente no início, e pode incomodar. Ao mesmo tempo, é uma delícia sentir a faceta floral se revelando aos poucos, sem contar o prazer em descobrir que há muito mais a ser desvendado no campo da perfumaria.

Paul Kiler deu vida a um soliflore digno de uma flor que é multifacetada e carnal, mas nada casual.

*imagem: reprodução / pkperfumes.com


 

The following two tabs change content below.
Publicitário, amante da comunicação, blogueiro, apaixonado por fragrâncias e cosméticos em geral. É colecionador de perfumes, crítico de fragrâncias nacionais e internacionais, consultor particular de estilo em perfumaria e dono de um grupo no Facebook voltado apenas para os homens. Criador e proprietário do Perfumart, portal especializado em perfumaria.

2 comments on “TAMA N TUBEROSE (TNT), DE PK PERFUMES

  1. Felipe

    Nem Haddad nem bolsonaro, meu voto vai pro cassiano .

Fique à vontade para deixar o seu comentário!

Translate »